Conheça o Programa FLEX do Curso de Francês Online do Grupo IFESP!

23 de junho de 2020
Por  Alexandrine

Apresentação

O Curso de Francês Online reconhece que um dos principais atrativos de uma escola online é justamente sua flexibilidade

Dessa forma, foi pensando em tornar tal característica do EAD ainda mais presente na vida dos nossos estudantes que o CFOL criou o Programa FLEX.

Portanto, a grande vantagem deste programa reside na sua capacidade de adequação às demandas individuais de cada aluno, conferindo ao estudante a possibilidade de ele mesmo montar o curso de francês online que funcione não só onde e quando ele quiser, mas também da forma como ele precisa que o curso esteja configurado para si.

Em outras palavras, o FLEX permite que o aluno escolha um plano de lingua (básico, intermediário ou avançado, cada qual composto por três níveis do idioma, todos seguindo, evidentemente, o Quadro Europeu Comum de Referências para as Línguas) e complemente os seus estudos com um curso temático do seu interesse. Além disso, é possível escolher entre cinco opções: Francês para Negócios, Francês para Viagem, Francês para Estudos Universitários, Francês para Relações Internacionais-Itamaraty e Destination Québec.

 

Mais sobre a Metodologia do Curso de Francês Online

Todos os nossos cursos são 100% online e contam com tutores nativos. Dessa forma, com o apoio de ferramentas de análise de pronúncia por meio de inteligência artificial, de atividades interativas e de fixação do conteúdo, aprender aspectos linguísticos e culturais da língua francesa nunca foi tão simples! 

Ensinamos os objetivos de comunicação em contexto sempre (nada de palavras soltas e frases sem sentido ou aplicabilidade!). Em outras palavras, a ideia é aprender coisas que você vai conseguir usar de verdade.

Entendemos que o melhor jeito de aprender um idioma é proporcionando uma verdadeira imersão no mesmo. Por isso, oferecemos uma curadoria de conteúdos diários pelo Whatsapp, para o aluno manter-se em contato com o idioma todos os dias. Temos também playlist de músicas no Spotify e recomendações de livros,  séries e filmes que permitem ao aluno mergulhar no idioma também em seus momentos de lazer.

Acreditamos igualmente na possibilidade de aprender se divertindo. Portanto, ao longo da jornada do aluno, inserimos vários jogos e atividades interativas e lúdicas, de modo a tornar a aprendizagem diferente e inovadora.

Trabalhamos com conteúdos próprios e autênticos. É muito interessante, do ponto de vista do aluno, ter contato com um conteúdo que foi criado para pessoas que já falam o idioma, porque isso torna a experiência ainda mais real e próxima daquilo que ele há de encontrar em suas vivências com nativos.

Importa dizer também que, a cada nível do curso que o aluno completa, do A1 até o C2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, ele recebe o certificado IFESP.

 

Conteúdos temáticos à escolha

O aluno FLEX tem direito a escolher um curso temático para complementar sua formação no idioma. Portanto, conheça cada uma das opções de cursos disponíveis a seguir: 

  • Francês para Viagem

Adquira os elementos linguísticos básicos da língua e a confiança para comunicar-se em francês durante sua viagem, através de situações reais e cotidianas. Além disso, daiba mais sobre a França, suas regiões, seus hábitos, sua história e particularidades culturais.

  • Francês para Negócios

Conheça as práticas profissionais comuns na França e desempenhe uma comunicação eficaz em francês para entrevistas de emprego, reuniões, apresentações comerciais e management intercultural. Dessa forma, você pode aplicar o vocabulário profissional estudado em atividades diversas, em situações reais.

  • Francês para Estudos Universitários

Descubra a cultura do ensino “à francesa”, as modalidades de curso, as técnicas e as metodologias universitárias. Desenvolva as competências e os conhecimentos necessários para você entrar no ritmo acadêmico francês e ter sucesso em seu ingresso na universidade.

  • Francês para Gastronomia

Adquira os elementos linguísticos básicos da língua e a confiança para comunicar-se com foco em situações profissionais da área da Gastronomia, através de situações reais e cotidianas. Aprenda o vocabulário da cozinha e culinária francesa.

  • Relations Internationales

Curso destinado a todos que se interessam pela evolução política da França, desde a Revolução Francesa até os dias de hoje. Do interior de suas fronteiras até o seu papel internacional e sua influência em instituições com a ONU e a OTAN.

  • Destination Québec

Um curso imersivo na cultura do Québec: Cultura, Civilização, Gastronomia, Viagem, como Estudar, Trabalhar e Emigrar para o Canadá.

Conteúdo programático dos planos de língua francesa

Cada um dos nossos planos é formado por três níveis do idioma, que seguem, em seu conteúdo programático, as diretrizes do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. 

Conheça o que é ensinado em cada um dos nossos planos de língua a seguir:

Plano Básico = Compreende os níveis  Básico 1 (A1), Básico 2 (A2) e Básico 3 (A2+).

  • Básico 1 (A1)

Aprenda como se apresentar em francês, saiba como contar as horas no idioma, conheça seu alfabeto, os principais verbos e preposições da língua. Conheça também as nacionalidades e profissões em língua francesa, aprenda sobre hábitos alimentares franceses, lugares turísticos da França e muito mais.

  • Básico 2 (A2)

Aprenda a utilizar diferentes tempos verbais (futuro, presente e passado) em francês, e passe a exprimir vontades, possibilidades, noções de dever, além de construir hipóteses e condições na língua. Fale sobre sua rotina no idioma, conheça sobre os meios de transporte, e descubra algumas curiosidades sobre a sociedade francesa, como a laicidade nas escolas e o voto na França.

  • Básico 3 (A2+)

Neste módulo, o aluno sai dominando completamente as negações, os pronomes demonstrativos e interrogativos em francês. Ele refina ainda as suas noções dos tempos verbais na língua francesa, aprendendo o imperativo, o futuro simples e o imperfeito. São introduzidos também os falsos cognatos em língua francesa.

Plano intermediário Compreende os níveis Básico 3 (A2+), Intermediário 1 (B1) e Intermediário 2 (B2).

  • Básico 3 (A2+)

Neste módulo, o aluno sai dominando completamente as negações, os pronomes demonstrativos e interrogativos em francês. Ele refina ainda as suas noções dos tempos verbais na língua francesa, aprendendo o imperativo, o futuro simples e o imperfeito. São introduzidos também os falsos cognatos em língua francesa.

  • Intermediário 1 (B1)

No nível intermediário, os alunos aperfeiçoam e dominam seus processos linguísticos. Assim, são revistos os usos do presente do indicativos, dos dois passados aprendidos até aqui, do futuro simples, do condicional presente, etc. E novos conteúdos lhes são apresentados, tais como o mais-que-perfeito, o subjuntivo e o infinitivo passado. Aprende-se também a utilizar o discurso indireto no presente. Do ponto de vista cultural, aprende-se mais sobre os artistas franceses de grande sucessos no exterior.

  • Intermediário 2 (B2)

No intermediário 2, o processo de aperfeiçoamento dos mecanismos da língua continuam. Assim, são revistos alguns conteúdos, como o futuro simples, a negação e o mais-que-perfeito, enquanto outras noções são refinadas, como por exemplo o domínio da oposição, da a concessão, de quando se deve usar subjuntivo ou o indicativo, e etc. O aluno aprende também como gerenciar conflitos em língua francesa e aprende mais sobre como estudar na França.

Plano Avançado = Compreende os níveis Intermediário 2 (B2), Avançado 1 (C1) e Avançado 2 (C2).

  • Intermediário 2 (B2)

No intermediário 2, o processo de aperfeiçoamento dos mecanismos da língua continuam. Assim, são revistos alguns conteúdos, como o futuro simples, a negação e o mais-que-perfeito, enquanto outras noções são refinadas, como por exemplo o domínio da oposição, da a concessão, de quando se deve usar subjuntivo ou o indicativo, e etc. O aluno aprende também como gerenciar conflitos em língua francesa e aprende mais sobre como estudar na França.

  • Avançado 1 (C1)

Neste módulo, o aluno passa a dominar as relações lógicas, e começa a utilizar com eficiência a oposição, a concessão e suas ferramentas gramaticais. Consegue dominar igualmente as expressões de tempo, o particípio presente e o gerúndio. O “factif” lhe é apresentado pela primeira vez. O aluno começa a aprender também sobre política francesa e a falar de política, claro, em francês. 

  • Avançado 2 (C2)

O último módulo prevê o ensino de pontos gramaticais como a modalização, as preposições, a nominalização, o discurso indireto no passado, entre outros. Os alunos também são introduzidos a temas da cultura geral francesa, tais como a Literatura Francesa, o feminismo de Simone de Beauvoir e a moda.

 

Gostou de como organizamos nosso curso de língua francesa até aqui e deseja se tornar nosso aluno FLEX? Conheça um pouco como funciona nossa plataforma virtual.

 

 

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online