Palavras em francês: você sabe como memorizá-las?

6 de outubro de 2021
Por  Curso de Francês Online

Um dos primeiros passos para dominar um idioma é conhecendo suas palavras, não é mesmo? A partir delas é possível formar frases, expressões e assim dizer o que está sentindo ou deseja expressar no momento. Como em todos os idiomas, no francês não poderia ser diferente. As palavras em francês são a base de todo o processo de conhecimento da língua, bem como de sua cultura.

Primeiramente, é importante ressaltar que você não precisa saber todas as palavras para ser considerado fluente ou até mesmo manter uma conversa. Um nativo na língua portuguesa, por exemplo, conhece cerca de 70 mil palavras, entretanto utiliza apenas 15 ou 20 mil dessas em suas atividades cotidianas. Esses dados podem ser comparados ao número de palavras existentes no português, 306.949, publicadas na 10ª edição do Dicionário de Moraes (1948), o maior já feito. Em outras palavras e considerando os números, os brasileiros conhecem, em média, cerca de 20% de todo o vocabulário existente.

Quando o assunto é o francês, o Dicionário Larousse da Língua Francesa define como existentes, atualmente, cerca de 135 mil verbetes. E, como apontado anteriormente, não é preciso conhecer nem a maioria dessas para manter uma comunicação tranquila.

Dessa forma, esse artigo tem como objetivo te auxiliar durante o processo de descoberta e memorização de palavras em francês, apresentando:

  • Como funciona o processo de memorização;
  • Onde é possível conhecer novas palavras;
  • Dicas essenciais para memorizá-las.

Confira!

Processo de memorização

 

Para começar um processo de memorização, é importante entender como ele acontece, para assim desenvolver estratégias de aprimoramento. Portanto, para iniciar o assunto podemos dividir as memórias em dois grandes grupos, a de curto prazo, e a de longo prazo.

Na primeira, estão armazenadas informações momentâneas, e que provavelmente serão esquecidas em poucas horas ou dias. Por sua vez, as memórias de longo prazo são aquelas que ficam “grudadas” em nossos pensamentos, e são desencadeadas quando precisamos delas.

As memórias a longo prazo, são as que buscamos no momento em que estamos aprendendo um novo idioma. Porém, não se preocupe, esse processo acontece aos poucos, e leva tempo, e muitas reações em nosso cérebro para que ele aconteça.

Uma dica muito importante para exercitar sua memória, considerando tanto um novo idioma, quanto outros afazeres, é concentrar-se nas informações mais importantes e não se deixar sobrecarregar pelo excesso de estímulos que recebemos diariamente. Em outras palavras, ao realizar uma tarefa, por mais simples que seja, concentre-se apenas nela, dessa forma os estímulos serão reconhecidos pelos locais responsáveis do nosso cérebro e assim é possível armazenar mais e melhores memórias de longo prazo.

Como conhecer novas palavras em francês?

 

Agora que já compreendemos brevemente o processo de memorização, é preciso concentrar esforços em conhecer novas palavras ou expressões em francês. Caso você já esteja num processo de aprendizagem do idioma, com certeza já está tendo contato com vocabulário e gramática. No entanto, isso não é o suficiente.

A melhor forma de aprender novas palavras em francês é através do contato contínuo com o idioma. Isso pode parecer um pouco abstrato, uma vez que o francês é um idioma estrangeiro, e na maioria das situações não é comumente falado nos ambientes que frequentamos. Realmente, tudo isso é verdade, mas não nos impede de ter contato quase que diário com a língua.

Para conhecer palavras e expressões são precisos estímulos desse idioma, e esses podem acontecer de maneiras variadas e de acordo com seu gosto pessoal. Abaixo trazemos alguns exemplos de como é possível ampliar seu vocabulário:

  • Assista filmes e séries em francês;
  • Conheça e explore novos podcasts;
  • Converse com amigos que também estão aprendendo a língua;
  • Leia livros e artigos;
  • Coloque as configurações do seu celular em francês;
  • As opções são inúmeras!

Dicas para memorização

 

Por fim, a última etapa é o processo de memorização. Para que isso ocorra, não existe uma fórmula mágica, e cada pessoa pode desenvolver seu processo individual. Dessa forma, separamos algumas dicas de como melhorar sua memória e assim decorar mais palavras em francês.

  • Crie uma lista de vocabulários: essa, pode ser em um papel, caderno ou até mesmo bloco de notas do celular. Dessa forma, a cada nova palavra aprendida você pode adicionar a sua lista e assim iniciar o processo de memorização. Não se esqueça de anotar também qual seu significado, e se possível até mesmo criar uma frase.
  • Utilize adesivos e post-its: que tal colocar em seus objetos sua tradução em francês? Assim é possível assimilar o seu uso e nome. Essas etiquetas ou post-its podem ser bem pequenas e colocadas em locais estratégicos que você visita ou utiliza muitas vezes ao dia, como seu quarto, cozinha, copos de água ou um pente de cabelo.
  • Coloque em prática: de nada adianta decorar palavras se elas não são colocadas em prática. Portanto, busque mais pessoas que também estão aprendendo um novo idioma. Além de praticarem, ainda é possível criar uma forte rede de networking, o qual poderá ser útil na vida pessoal e profissional.

Agora é só escolher qual a melhor forma para você! Nós sempre compartilhamos conteúdos interessantes e que podem te auxiliar durante o processo, basta estar ligado em nosso blog e redes sociais!

 

Desenvolvido por: Heloísa Ançanello

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online