Francês para negócios: a formação que te destaca

10 de setembro de 2021
Por  Alexandrine

Todos sabemos que falar inglês se tornou uma espécie de pré-requisito do mercado na hora da contratação, não mais um diferencial entre candidatos. No entanto, para ter verdadeiro diferencial competitivo nos dias de hoje, inclusive em relação aos colegas de trabalho, é necessário dominar outras línguas. Dessa forma, há muitos cursos de idiomas voltados à qualificação profissional e a vedete do grupo é a língua de Molière. Em outras palavras, o francês para negócios te destaca.

 

Por quê?

O francês já é o 3º idioma mais requisitado no meio profissional. Falado por 500 milhões de locutores nos cinco continentes (segundo a OIF – Organização Internacional da Francofonia), língua oficial em 29 países, língua de trabalho da ONU, 2º idioma mais ensinado em todo o mundo: oui oui, o francês abre portas!

As possibilidades extrapolam a França e vizinhos como Bélgica, Suíça e Luxemburgo. Além de diversos países árabes e de boa parte do continente africano, o idioma também é falado no Quebec, província do Canadá que muito procurada para a imigração de brasileiros.

Aqui no Brasil, mais de 500 empresas francesas estão instaladas atualmente, associadas, em sua maioria, à Câmara de Comércio França-Brasil. E a França, aliás, é a principal parceira comercial do conjunto dos países da América Latina.

Tudo isto comprova que o francês oferece inúmeras oportunidades para você se destacar no mercado de trabalho. Porém, vale a pena investir em experiências de aprendizagem que priorizem metodologias voltadas à qualificação profissional. Ou seja, cursos temáticos que ensinem os aspectos culturais específicos às relações de trabalho francófonas, além do vocabulário técnico da área: em suma, francês para negócios.

 

Mas quais são os setores mais “français”?

As indústrias de petróleo e gás absorvem uma enorme quantidade de profissionais na França, com destaque para o Grupo Total, gigante petroquímico e energético.

O mundo dos automóveis também passa pela França: as grandes indústrias de autopeças ali estão, próximas à vizinha Alemanha, que reina no quesito montagem. A França é a terra das fabricantes Renault-Nissan e Peugeot-Citroën, respondendo por cerca de 25% da frota de veículos da Comunidade Europeia. Esse segmento contrata sobretudo engenheiros, químicos e profissionais formados em comércio exterior.

Os cosméticos também são um grande polo de oportunidades: L’Oréal, Lancôme, Garnier, Christian Dior, Chanel e muitos outros grandes grupos do ramo possuem filiais no Brasil e até produtos locais. A língua francesa costuma ser exigida para atuar nessas empresas.

Mas se você é da área de Humanas, saiba que nem tudo está perdido! Disciplinas como Direito, Filosofia, Sociologia e Relações Internacionais têm o cordão umbilical preso à língua francesa, necessária tanto para seguir carreira acadêmica quanto para atuar na Diplomacia. O direito civil brasileiro é todo calcado no francês, mesmo caminho seguido pelo administrativo e pelo internacional. Os filósofos Gilles Deleuze e Michel Foucault estiveram no Brasil, bem como o renomado antropólogo Claude Lévi-Strauss, dentre outros.

Por fim, não poderíamos deixar de falar sobre gastronomia. Sua tradição e diversidade estão altamente associadas à França, celeiro dos chefs 5 estrelas. Os nomes dos pratos e das técnicas de preparo, os estudos sobre vinhos e queijos, as técnicas de pâtisserie passam pela língua francesa.

Depois de saber de todas essas oportunidades que tal montar o seu currículo em francês? Nós falamos tudo sobre no nosso artigo sobre como montar o seu currículo em francês.

O francês te destaca! Mas é preciso preparo para não fazer feio e queimar a largada:  na formação de Francês para Negócios do Curso de Francês Online você se prepara em tempo recorde e se destaca no mercado de trabalho.

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online