Francês para negócios: a formação que te destaca

by Administrativo julho 04, 2019
Francês para negócios a formação que te destaca

Todos sabemos que falar inglês se tornou uma espécie de pré-requisito do mercado na hora da contratação, não mais um diferencial entre candidatos. Para ter verdadeiro diferencial competitivo nos dias de hoje, inclusive em relação aos colegas de trabalho, é necessário dominar outras línguas. Há muitos cursos de idiomas voltados à qualificação profissional — leia mais aqui — e a vedete do grupo é a língua de Molière. O francês para negócios te destaca. Por quê?

O francês já é o 3º idioma mais requisitado no meio profissional. Falado por 300 milhões de locutores nos cinco continentes (segundo a OIF – Organização Internacional da Francofonia), língua oficial em 29 países, língua de trabalho da ONU, 2º idioma mais ensinado em todo o mundo: oui oui, o francês abre portas!

As possibilidades extrapolam a França e vizinhos como Bélgica, Suíça e Luxemburgo. Além de diversos países árabes e de boa parte do continente africano, o idioma também é falado no Quebec, província do Canadá que reabriu as portas para a imigração de brasileiros.

Aqui no Brasil, mais de 500 empresas francesas estão instaladas atualmente, associadas, em sua maioria, à Câmara de Comércio França-Brasil. E a França, aliás, é a principal parceira comercial do conjunto dos países da América Latina.

Tudo isto comprova que o francês oferece inúmeras oportunidades para você se destacar no mercado de trabalho. Porém, vale a pena investir em experiências de aprendizagem que priorizem metodologias voltadas à qualificação profissional. Ou seja, cursos temáticos que ensinem os aspectos culturais específicos às relações de trabalho francófonas, além do vocabulário técnico da área: em suma, francês para negócios.

 

Mas quais são os setores mais “français”?

As indústrias de petróleo e gás absorvem uma enorme quantidade de profissionais na França, com destaque para o Grupo Total, gigante petroquímico e energético.

O mundo dos automóveis também passa pela França: as grandes indústrias de autopeças ali estão, próximas à vizinha Alemanha, que reina no quesito montagem. A França é a terra das fabricantes Renault-Nissan e Peugeot-Citroën, respondendo por cerca de 25% da frota de veículos da Comunidade Europeia. Esse segmento contrata sobretudo engenheiros, químicos e profissionais formados em comércio exterior.

Os cosméticos também são um grande polo de oportunidades: L’Oréal, Lancôme, Garnier, Christian Dior, Chanel e muitos outros grandes grupos do ramo possuem filiais no Brasil e até produtos locais. A língua francesa costuma ser exigida para atuar nessas empresas.

Mas se você é da área de Humanas, saiba que nem tudo está perdido! Disciplinas como Direito, Filosofia, Sociologia e Relações Internacionais têm o cordão umbilical preso à língua francesa, necessária tanto para seguir carreira acadêmica quanto para atuar na Diplomacia. O direito civil brasileiro é todo calcado no francês, mesmo caminho seguido pelo administrativo e pelo internacional. Os filósofos Gilles Deleuze e Michel Foucault estiveram no Brasil, bem como o renomado antropólogo Claude Lévi-Strauss, dentre outros.

Por fim, não poderíamos deixar de falar sobre gastronomia. Sua tradição e diversidade estão altamente associadas à França, celeiro dos chefs 5 estrelas. Os nomes dos pratos e das técnicas de preparo, os estudos sobre vinhos e queijos, as técnicas de pâtisserie passam pela língua francesa.

Depois de saber de todas essas oportunidades que tal montar o seu currículo em francês? Nós falamos tudo sobre no nosso artigo sobre como montar o seu currículo em francês.

O francês te destaca! Mas é preciso preparo para não fazer feio e queimar a largada:  na formação de Francês para Negócios do Curso de Francês Online você se prepara em tempo recorde e se destaca no mercado de trabalho.

Social Shares

Related Articles

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *