O que você precisa saber para planejar sua viagem pela França

26 de fevereiro de 2018
Por  Alexandrine

Para começar a planejar sua viagem para a França, é preciso saber que a União Europeia exige que você tenha cinco documentos como turista. Esses documentos são obrigatórios, mas qualquer viajante que se planeje consegue facilmente todos eles. Confira um por um para não ser surpreendido ao tentar embarcar:

1 – O seguro-viagem

Antes de mais nada, o seguro-viagem é obrigatório para entrar nos países da Europa que fazem parte do Acordo de Schengen. Portanto o turista deve possuir um seguro com cobertura mínima de € 30.000 que garanta assistência médica por doença ou acidente.

Se a sua passagem não foi comprada com um cartão Platinum ou superior (o que te permite solicitar o seguro gratuitamente tanto para você como para cônjuge e filhos menores de 23 anos), você terá que contratar um plano privado de seguro-viagem já adaptado às exigências europeias. Você encontrará como “Seguro Europa” ou “Seguro Schengen”.

2 – Comprovante de hospedagem ou carta-convite

Os comprovantes de hospedagem são os que, por mais vezes, são exigidos pelos agentes da imigração durante o processo de entrevista. Mas não se preocupe, esse é um dos documentos mais fáceis de conseguir! Normalmente na reserva de seu hotel o comprovante já é enviado gratuitamente por e-mail. Mas, se você vai ficar hospedado na casa de alguém, peça ao seu anfitrião que redija uma carta no idioma do país onde ele mora e que ao final, leve a um órgão correspondente do país para registrá-la oficialmente (desde que essa pessoa tenha cidadania europeia ou possua um visto que dê direito à residência permanente).

3 – Valor mínimo

É necessário que você comprove para a imigração que tem condições financeiras para se manter durante a viagem. Você pode comprovar o valor por meio do extrato da sua conta bancária, extrato do seu cartão pré-pago de viagem, extrato que comprove o limite disponível no cartão de crédito ou até mesmo a quantia em nota.

4 – Passagem de retorno (ou apenas de saída da zona da União Europeia)

Para que você entre na Europa é necessário apresentar um comprovante de saída da área do Acordo de Schengen dentro do prazo de 90 dias. Do contrário você talvez nem embarque, porque as próprias companhias aéreas conferem o documento no check-in.

5 – Passaporte válido

O seu passaporte precisa ter no mínimo uma validade de 90 dias após a data prevista de retorno. Confira a data de expiração do seu passaporte e antecipe a emissão de um novo se ele estiver em média nos últimos 6 meses de validade. Assim você não corre nenhum risco.

E aí, anotou? Veja a nossa sugestão de roteiro de viagem pela França e bon voyage!

 

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online