A última sexta-feira do mês de novembro é conhecida mundialmente pelos grandes descontos e baixa nos preços. Dessa forma, a Black Friday passou a ser uma data muito esperada tanto por comerciantes, quanto por seus consumidores.
Isso porque a baixa nos preços e grandes promoções são uma comum ocasião para a compra de presentes, ou dos mais cobiçados produtos do momento. Portanto, conheça mais sobre o dia e saiba o que o CFOL preparou para esse mês de promoção!
Viagem no tempo: origem da Black Friday
A partir do próprio nome, escrito na língua inglesa, é possível perceber a origem americana do termo. O primeiro uso da expressão aconteceu nos Estados Unidos, por volta de 1869. Porém não é muito parecido com o que utilizamos hoje.
Na data em questão, a expressão foi utilizada por dois acionistas de Wall Street que tinham a intenção de comprar ouro e revendê-lo por um preço maior. No entanto, o contrário aconteceu devido a quebra desse mercado, assim, para referir-se aquela sexta-feira de crise, foi utilizado o termo: Black Friday.
Compras e movimento no comércio
A utilização como é conhecida atualmente foi surgir tempos depois. Nos Estados Unidos, a celebração de Ação de Graças é muito comum, e a data é próxima também de grandes e importantes jogos de futebol. Portanto, sempre movimentou o comércio, mesmo após o fim das festividades.
Com a cidade movimentada, comerciantes de todos os setores aproveitavam a oportunidade para movimentar as vendas. Dessa forma, surgiam promoções e descontos que atraiam os consumidores.
Neste cenário, o Black Friday era utilizado por policiais da Filadélfia para se referirem a sexta-feira que vinha logo após a Ação de Graças, e antecede um importante jogo de futebol. Já pelos comerciantes, o termo passou a ganhar força e se popularizar pelo resto do país por volta de 1980.
Entrar no azul
Outra curiosidade sobre a expressão está na escolha da cor. O black, ou preto em português, remete ao lucro dos comerciantes. Antes de todo controle digital, com estoques, saídas e entradas de caixa automatizados, todos os gastos e vendas eram anotados em papel.
Dessa forma, os saldos negativos eram escritos na cor vermelha, e os positivos em preto, o que equivaleria ao entrar no azul”, em português.
Black Friday brasileira?
Mesmo com o grande sucesso em solo americano, a Black Friday só se tornou um grande fenômeno mundial de compras por volta dos anos 2000.
Por sua vez, a data brasileira só começou no ano de 2010, por meio de vendas on-line. No entanto, aos poucos já conquistou diversos comerciantes e tornou-se um grande evento de compras.
Além da Black Friday, alguns lojistas expandem a data por vários dias, ou até durante todo o mês. Dessa forma, o mês de novembro pode ser chamado de Black November!