10 benefícios de ser fluente em Francês para profissionais de Marketing

7 de outubro de 2021
Por  Curso de Francês Online

Falar um idioma diferente do português pode ser muito importante e um diferencial no mercado de trabalho, proporcionando novas experiências profissionais. Dessa forma, nesse cenário algumas línguas se destacam. Existem, ainda, muitos benefícios de ser fluente em francês, por exemplo, e por isso traremos mais informações sobre essa língua no marketing.

Para se ter uma ideia de sua importância, esse idioma é falado em mais de 30 países e pode render excelentes oportunidades de negociações para as empresas, principalmente as multinacionais e/ou que pretendem expandir internacionalmente.

Assim, empresas com atuação diversa ou que pretendem melhorar o seu marketing internacional, por exemplo, precisam ter funcionários de alguns setores que falam o idioma da matriz.

Língua francesa e os seus benefícios

O francês é um idioma que obteve crescimento no número de falantes nos últimos anos. Inclusive, o bom relacionamento entre Brasil e França é algo que pode render excelentes oportunidades de trabalho para os indivíduos que valorizam este idioma, visto essa expansão. 

Isto posto, existem diversos benefícios de ser fluente em francês, que permite sair na frente dos concorrentes e pode agregar diversos ganhos, como:

  • Acesso à cultura francesa;
  • Oportunidades de iniciativas inovadoras;
  • Diferencial para a carreira profissional;
  • Facilita as oportunidades de networking;
  • Expansão das oportunidades em outros países;
  • Maior estabilidade em cargos de liderança;
  • Amplia as oportunidades de estudos e intercâmbios;
  • Permite viver diferentes experiências.

Francês no ambiente de trabalho

Houve o tempo em que o inglês era muito requisitado para o mercado de trabalho. Com o passar dos anos, e o nível do mercado de trabalho aumentando sua exigência, ter um diferencial no quesito idioma é uma maneira de ampliar as oportunidades de atuação em multinacionais.

As empresas que desejam fortalecer o seu Marketing de Conteúdo no cenário internacional, por exemplo, precisam estudar minuciosamente o país em que desejam fazer negócios e investir na contratação de profissionais que falem os idiomas que serão praticados.

Pensando na língua francesa, há muitos países que oferecem a oportunidade de expansão a partir do idioma. Isso ocorre porque o francês é idioma oficial em 30 países, além de ser falado por mais de 136 milhões de pessoas no mundo. 

Alguns países que têm o francês como idioma são o Canadá e a Suíça, como uma língua dominante em algumas regiões. Além disso, Argélia, Bélgica, Costa do Marfim, Camarões, Guiné Equatorial, Haiti, Luxemburgo, Líbano, Mônaco, Marrocos, Mali, República Democrática do Congo, Senegal e Tunísia também são países que se comunicam em francês.

Assim, tais locais e desenvolver o idioma podem ser excelentes oportunidades para as pessoas que desejam uma nova experiência profissional e para as empresas que pensam em ampliar suas operações.

Benefícios de ser fluente em francês para trabalhar no marketing

Para os profissionais do marketing, os benefícios de ser fluente em francês são ainda mais importantes para o desenvolvimento da carreira e proporciona os seguintes ganhos:

1.Mais chances de ocupar cargos de liderança

Na área do Marketing, ter a fluência do francês permite aos profissionais realizarem reuniões sobre os mais variados temas, sem se preocupar com a barreira da linguagem, em um país com grandes oportunidades nesse ramo. 

Assim, as pessoas que dominam o idioma têm mais credibilidade, boa argumentação, além de ter a oportunidade de conversar sobre temas complexos, aumentando as chances de ocupar cargos importantes na empresa por se relacionar com diferentes potenciais parceiros/clientes.

2.Diversidade de empresas e mercados

As empresas francófonas são referências em diversos segmentos, algo que pode interessar os falantes de francês que almejam boas posições no mercado de trabalho. 

Companhias na área de cosméticos, engenharia, tecnologia, financeira, comércio, entre outras, oferecem excelentes vagas e salários para os falantes de francês, sendo uma oportunidade de expandir os negócios e definir campanhas de marketing amplas e efetivas para esses segmentos.

3.Melhora a compreensão e visão de mundo

O francês é a terceira língua na internet, ou seja, muitos conteúdos podem ser encontrados neste idioma. Assim, compreender a língua francesa proporciona ao profissional uma nova visão de mundo, melhora a sua comunicação e aumenta o acesso à informação.

Desafios do marketing internacional e como o francês pode ajudar

As empresas que desejam atuar no mercado internacional precisam considerar algumas questões no momento de elaborar o planejamento de marketing. Em outras palavras, uma delas é a contratação de profissionais que falam os idiomas que serão praticados.

A barreira linguística e cultural é um grande desafio, por isso a contratação de profissionais de marketing com domínio e fluência no idioma francês é o modo de conseguir implementar as estratégias de Inbound Marketing neste novo mercado e aumentar a gama de clientes do seu negócio.

As principais vantagens do marketing internacional são:

  • Conhecimento de público e mercado;
  • Reconhecimento da empresa no exterior;
  • Acesso a novos mercados e oportunidades;
  • Autoridade do negócio.

Estratégias que podem ajudar no marketing internacional

Utilizar os recursos do marketing digital é uma excelente maneira de conquistar o público-alvo. 

Criar anúncios no Twitter Ads e perfis nas demais redes sociais são uma excelente maneira de ter resultados positivos, devido ao alcance global.

Formar parcerias e alianças internacionais, estudar as regras de atuação, a cultura local e planejar bem as ações de marketing são maneiras de conseguir lucros e muito sucesso para o negócio. Principalmente em um novo local, expandindo as oportunidades para os falantes de francês.

Sendo assim, investir tempo para o estudo e fluência do idioma é crucial para conseguir boas posições no mercado empresarial.

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online