Como manter o foco nos estudos durante o isolamento social?

2 de agosto de 2021
Por  Alexandrine

Você já deve ter notado entre seu grupo de amigos ou mesmo em sua família que, com o confinamento, grande parte das pessoas passou a apresentar certa dificuldade de concentração. Essa dificuldade pode ocorrer com o foco nos estudos ou até no trabalho.

Tarefas simples, que antes eram feitas rapidamente, começaram a tomar muito mais tempo de nossas vidas. Não porque elas tenham se tornado mais difíceis de uma hora para a outra. Mas, unicamente porque nossas mentes parecem trabalhar, agora, de um modo um pouco diferente, em um novo ritmo. E muitos são os fatores que contribuem para esse sentimento generalizado de falta de concentração.

Desdobramentos da pandemia

O primeiro deles pode dizer respeito ao excesso de informações. Todos os dias, somos bombardeados com inúmeras notícias sobre a pandemia no Brasil e no mundo.  Embora seja evidente que a informação é uma ferramenta importante de combate ao vírus, o excesso dela pode nos ser prejudicial, principalmente no que diz respeito a nossa saúde mental.

Além disso, outro desdobramento da pandemia que afeta nossa concentração diz respeito ao fato de não termos mais limites físicos que organizem espacialmente nossas atividades. Com o isolamento social, acabamos por ter de fazer tudo em um mesmo lugar. Nosso trabalho, os estudos,hobbies, atividade física, se limitam ao nosso lar.

Porém, sem uma separação física que delimite os espaços de cada uma dessas atividades, ficamos tentados a realizá-las todas ao mesmo tempo. Dessa forma, uma tarefa acaba por interferir na outra, de modo que nada é feito plenamente como teríamos desejado.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a restabelecer sua concentração nos estudos online durante o isolamento social. Ainda mais agora que o único jeito seguro de darmos continuidade às nossas aulas, quaisquer que sejam elas é pelo ensino a distância.

Dicas para manter o foco nos estudos

Mesmo que alguns tenham se mostrado resistentes ao EAD, essa agora é uma realidade. Portanto, é preciso dar uma chance à essa modalidade de ensino.

Além disso, diferentemente do que muitos poderiam imaginar, não é só a opção de ensino do futuro, mas sim a grande modalidade de ensino do nosso presente,atendendo com maestria as demandas dos seus alunos. 

Dessa forma, a experiência com o ensino a distância pode ficar ainda mais completa e efetiva. Isso acontece quando adotamos algumas estratégias simples que visam melhorar nosso foco nos estudos online. Confira!

  • Crie uma rotina, e nela inclua um momento para estudar

Em tempos como este, a gente precisa de mais organização e disciplina do que antes. 

Depois de termos passado por um tempo significativo em isolamento social, acabamos conhecendo melhor nosso novo ritmo de vida. É importante, então, se valer disso para organizar seu tempo de acordo com as dinâmicas da casa. 

Entender nossos novos padrões de concentração passa por percebermos que nossos momentos de calma absoluta foram reduzidos durante o dia. Por isso, os períodos de concentração sobre atividades complexas também são menores. Desse modo, uma tarefa que antes fazíamos rapidamente, agora leva muito mais tempo para ser finalizada. 

Portanto, ao invés de nos frustramos com as mudanças em nossa produtividade, é melhor aceitar este novo ritmo de vida, e assim nos adaptarmos. 

É importante, ao planejarmos o nosso dia, não esquecermos de separar momentos específicos em que nos dedicaremos, se possível, ao foco nos estudos. E tanto mais eficaz será nossa rotina se pudermos garantir que esse momento de concentração em aprender um assunto novo se repita todos os dias da semana em um mesmo horário. 

Assim, uma tarefa que era dificil de se concentrar se tornará um hábito. Isso por que, seu corpo entenderá automaticamente que naquela hora você deve estudar francês, por exemplo.

Outra coisa fundamental que você não deve deixar de incluir na sua rotina de estudos são os momentos de pausa. Esses, te ajudarão a descansar depois de períodos de grande atividade mental, permitindo que volte aos estudos depois com novo gás e energia.

  • Corte as distrações e tenha foco nos estudos e outras tarefas

Absolutamente tudo pode nos distrair: o excesso de informação, os nossos sentimentos, as outras pessoas que moram em nossa casa e etc. Daí que, para conseguirmos nos concentrar melhor é preciso cortar todas as distrações possíveis.

Você pode começar por tirar as notificações do seu celular. Isso serve para tentar impedir que a luz e o som emanados pelos diferentes celulares não tiram sua atenção. Essa lógica se aplica muito aos seus estudos a distância! 

Para ajudar na sua concentração, é importante que você tire não só as notificações visuais e sonoras do seu aparelho, como também aquelas que se dão por vibrações. Em outras palavras, nosso cérebro é facilmente distraído por barulho e movimento.

Ainda pensando sobre eliminar sons e movimentos desnecessários, é importante escolher um lugar tranquilo para que você consiga focar melhor em suas atividades. 

É só pensar: como são as bibliotecas? Normalmente, além de silenciosas, nelas não há nada se movimentando com grande intensidade por perto. As cores do ambiente tendem a ser também mais neutras, e nas mesas de estudo não há nada além do essencial: tomadas, cadernos, livros e computadores.

Isso tudo tem um porquê: a calmaria de um ambiente tendem a facilitar a concentração sobre os estudos. Dessa forma, a concentração só vem quando a gente não é interrompido o tempo inteiro

  • Transforme tarefas complexas em pequenas atividades 

É muito difícil que consigamos realizar uma tarefa complexa de uma só vez e sem interrupções durante a quarentena. A solução para driblarmos esse problema, no entanto, é bastante simples.

Sempre que possível, é melhor transformar uma atividade grande e trabalhosa em pequenas tarefas. Uma sugestão é desmembrá-la em uma espécie de check-list que você possa dar conta durante o seu dia. Assim, mesmo que ocorram interrupções frequentes, você consegue sempre retomar o foco nos estudos, ou no trabalho com facilidade.

Sem contar que, dividindo uma tarefa complexa em tarefas menores, você consegue visualizar melhor o que precisa ser feito e quando. Assim, ao invés de passar seu tempo frustrado por o que ainda não foi finalizado, você passa a olhar para tudo o que já foi feito com mais satisfação.

  • Faça uma coisa de cada vez

Não adianta, por mais que você queira acreditar que consegue fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, o que o seu cérebro diz é que não é possível. Para fins de concentração plena e maior rendimento, é melhor que você se dedique a uma tarefa de cada vez.

Então, se você tem um objetivo preciso de realizar uma atividade x, é importante que você vá direto ao ponto com uma intenção precisa. Por exemplo, se você está estudando francês, e sente necessidade de fazer alguma pesquisa referente à aula, abra a página do navegador com um propósito claro, e só pesquise o que é realmente relevante para a sua atividade.De outro modo, é muito fácil que você se perca pelas redes sociais e afins.

Portanto, cuidado com as distrações!

  • Descubra o que te motiva e tenha foco nos estudos

É mais fácil se manter concentrado quando você está verdadeiramente motivado em aprender uma coisa. 

No entanto, nem sempre conseguimos manter em mente os motivos pelos quais estamos ali, estudando uma língua, quando estamos aprendendo um assunto X ou Y que é muito difícil ou do qual não gostamos tanto.

Para que você consiga continuar empenhado em sua aprendizagem com a mesma animação de antes, ajuda se você começar a pensar nas coisas boas que podem acontecer na sua vida em decorrência do seu estudo.

Por exemplo, se você se encontra desanimado em meio a uma aula de Passé Simple, tente lembrar, por exemplo, do porquê você escolheu aprender essa língua. Afinal, o que você quer fazer com o seu francês no futuro: Viajar? Morar fora? Arrumar um emprego melhor?

Encontrar a razão por trás das suas atividades mais rotineiras, e lembrar-se constantemente de tudo o que de bom elas podem te proporcionar, com certeza te ajudará a focar com mais facilidade em seus estudos e aos resultados!

Banner "curso regular" - 100% online + matrícula gratuita

Gostou desse conteúdo? Nosso blog tem outros textos sobre o ensino EAD que podem ser interessantes para você. Confira:

 

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online