Antes de tudo, você tem vontade de conhecer a França? Em 2016 a Organização Mundial do Turismo constatou que a França é o país mais visitado do mundo!
A França é um local estratégico para o turismo, pois as possibilidades de roteiros para os viajantes são inúmeras: desde cenários medievais, com uma riqueza arquitetônica e cultural de outros períodos da história, aos Alpes e a costa mediterrânea. Paisagens diferentes, mas igualmente atraentes.
Veja a seguir um roteiro que reúne 5 locais tão incríveis quanto diversos que vão te permitir conhecer a França com um pouco de história, arquitetura, gastronomia, natureza e diferenças culturais que cada uma dessas regiões apresenta!
1. Paris
Começando por Paris, capital francesa. Conhecer a França e não ir à Paris é quase impossível, e nem precisamos dizer que está repleta de monumentos e lugares lindos para começar a viagem!
Primeiramente sugerimos ir ao Museu do Louvre, uma antiga residência real, e o pátio ao ar livre com a sua pirâmide de vidro, especialmente contrastante com o palácio secular. Assim como recomendamos admirar a Catedral de Notre-Dame, o majestoso Panteão, o monumento histórico na Place de la République. Monumentos históricos e maravilhosos tanto quanto a famosíssima Torre Eiffel, que dispensa comentários, né? Montmartre e a Sacré Coeur oferecem uma vista magnífica da cidade. E para o começo da noite sugerimos um passeio na Pont-des-Arts e Île Saint-Louis, então você vai entender o porquê de Paris ser a cidade mais visitada da Europa.
Uma passada em Versalhes é igualmente obrigatória, já que está a 22 km do centro de Paris. Você vai poder vivenciar um pouco do que era a corte durante a monarquia. A próxima parada é Lyon, que pode ser de trem caso você não faça a viagem de carro.
2. Lyon
Lyon tem mais de dois mil anos de história, e suas regiões que guardam vestígios do Império Romano são Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Sobretudo, separe pelo menos um dia para conhecer o centro histórico, que é sensacional.
A cidade é atravessada por dois rios importantes, o Saône e o Rhône, e entre esses rios existe uma região turística chamada Presqu’Île, que significa “quase ilha”, pelo seu aspecto de estar isolada entre dois rios e parecer uma ilha. Vale a pena visitar!
Uma dica de passeio cultural é o Institut Lumière, o museu do primeiro cinema, que surgiu em Lyon. Fica na 25 rue du Premier-Film, que em português seria “Rua do Primeiro Filme”
3. Chamonix Mont-Blanc
A próxima parada é na cidade chamada Chamonix Mont-Blanc para uma aventura nos Alpes Franceses! Você pode realizar o percurso de ônibus saindo de Lyon, levando 2h30 em média ou ir de avião até Genebra, na Suíça, que está mais próxima e pegar um ônibus do aeroporto de Genebra até o Chamonix.
Logo você irá conhecer principalmente a geografia da cidade, que é um vale, poderá passear pelas ruas e parar em um café. Tudo isso não levará muito tempo! As atividades mais importantes serão a subida na montanha Aiguille du Midi, que chega a 3.842 metros! Pode utilizar o teleférico até a altitude de 3.777 metros, e se quiser, um elevador poderá te levar até o topo.
Assim como outro ponto que vale muito a pena é o passeio de trem até a maior geleira da França. É só ir até a estação de trem de Chamonix e comprar a passagem para esse passeio que te permite uma vista espetacular. O trem sai de hora em hora fora de temporada. Você vai passar por túneis, ver as florestas das montanhas e no fim do percurso a geleira Mer de la Glace!
4. Marselha
Chega de gelo! A próxima cidade do roteiro é a belíssima Marselha, que é portuária. Então para se familiarizar com a cidade, comece o dia com um passeio pelo Vieux Port de Marselha. O cenário parece uma pintura. Nesse meio tempo, aproveite a proximidade e visite o Château d’lf, um castelo que ficou conhecido por ter sido cenário do filme “O Conde de Montecristo”. Em seguida, no fim da tarde, vá conhecer a La Canebière, uma avenida muito conhecida e cheia de restaurantes e lojas. Não deixe de comer frutos do mar nessa região!
O ideal é que você consiga alugar um carro pelo menos nessa região, pois será perfeito para explorar bem a famosa Costa Azul, a costa do Sul da França, com cidades lindas como Cannes, Mônaco e Nice, e que não estão longe uma da outra. A vista para as praias afastadas é paradisíaca.
5. Nice
A princípio, partindo pela Côte d’Azur, você poderá passar por Cannes e terminar o roteiro em Nice. Comece na Promenade des Anglais, a principal avenida à beira-mar, conheça o centro histórico e aproveite o pôr do sol na Colline du Château, que vai te permitir uma vista panorâmica de toda a cidade e o tão admirado mar azul! A cidade tem feirinhas e mercados cheios de boas opções de lembranças para você levar para a família e amigos, além de conhecer a França mais sulista e descolada.