10 motivos para você largar tudo (e todos) e mudar de país

29 de agosto de 2019
Por  Daniel.Caliope

Mudar de país pode ser uma tarefa que parece complicada. Deixar tudo (e todos) para trás e sair da zona de conforto é uma ação que demanda coragem e muito foco. Então, se você está pensando em se mudar, respirar ares novos, conhecer e se adequar à uma cultura nova, viemos te ajudar. Que tal conferir 10 motivos para te encorajar a mudar de país e deixar algumas coisinhas para trás?

 

Você vai construir novas memórias

Morar fora significa estar aberto para novas experiências. Você vai ter que deixar algumas coisas (a maioria, materiais) para trás mas, em contrapartida, estará construindo novas memórias. Sabe quando você se imagina mais velho, conversando com os filhos sobre capítulos incríveis e importantes da sua vida? A sua mudança de país pode fazer parte disso – e, certamente, vai.

 

Conhecer novas pessoas

Ao mudar de país, você vai ampliar seu círculo social. Isso é fato. Ter de deixar os amigos para trás não significa que você vai ficar sem amigos. Conforme se adapta ao local novo você vai acabar conhecendo novas pessoas, fazendo amizades e criando laços com gente que nunca sequer imaginou. E o mais legal é que elas podem te ajudar a se adaptar fora da sua zona de conforto – seja porque elas são nativas ou já passaram/estão passando o mesmo processo que você.

 

Novas oportunidades de emprego

Talvez um dos motivos que mais coloca medo em quem pensa em sair do país seja a questão financeira, ter de arranjar um novo emprego. Por isso é importante, no processo de escolha, pesquisar por países que estão abertos e incentivam os imigrantes a terem oportunidades de trabalho. Existem muitas vagas pelo mundo, basta ver bem qual melhor se adequa ao seu perfil.

O Canadá, por exemplo, é um país que estimula a vinda de imigrantes oferecendo diversas vagas de emprego, além de ter um setor muito forte de informática e tecnologias. 

 

Melhorar suas habilidades linguísticas

Aprender um novo idioma é um aprendizado constante. Escolas de idiomas, como o Ifesp, te ajudam a ter um panorama da língua que deseja falar mas apenas a vivência vai te fazer dominá-las. Você vai aprender a se comunicar com as coisas mais simples – e não ensaiadas -, que te farão um expert no idioma novo!

Mas claro, antes de mudar de país é importante ter uma noção do idioma local, se não até em um nível mais avançado. Assim, a comunicação interpessoal fica mais fácil e você se sentirá mais seguro nesta nova etapa.

 

Você vai se conhecer melhor

Mudança para o exterior também pode refletir uma mudança interior. Além de anseios novos, ao mudar de país você se condiciona a experiências que farão o seu autoconhecimento e autopercepção aumentar em níveis extraordinários. Você pode descobrir gostos e habilidades nunca antes exploradas. 

 

Aprender a lidar com a falta da família

Com certeza, esse é um fator que pesa na hora de decidir imigrar. Lidar com a falta da família não é uma tarefa fácil e todos sabemos disso. O que podemos te dizer é que existem mecanismos que te ajudam a driblar esse sentimento, como é o caso das redes sociais. Pelos aplicativos de mensagens, você consegue manter contato com os familiares distantes, fazer chamadas de vídeo e compartilhar os momentos da vida nova. E quando a saudade bater, porque ela vai, lembre-se que eles estarão orgulhosos de você porque se mostrou uma pessoa forte que está indo atrás dos seus sonhos.

 

Conhecer culturas novas

Quando você decide mudar de país, está se movendo em direção à uma cultura nova. Costumes diferentes dos seus, gastronomia, hábitos e até horários. Tudo novo para que você se sinta inserido no lugar novo que decidir morar. Isso não significa abandonar tudo que você já sabe mas, sim, abrir espaço para que outras informações agreguem e você se torne uma pessoa habilitada a  conviver com diversas culturas. 

Não leve para o lado negativo o fato de ter que se adaptar à uma nova forma de viver em sociedade, encare como um aprendizado necessário para que seus projetos se realizem e você encontre seu lugar no mundo. Aproveite e entenda como é importante saber a diferença de comportamento cultural

 

Vai sempre aprender algo novo

Para imergir em uma cultura nova é preciso estar disposto a aprender sempre, independente do assunto. A novidade pode ser gastronômica, linguística, cultural, postural… o aprendizado pode se apresentar em diversas faces. Você pode conhecer uma expressão nova que é específica da região que decidir morar, costumes muito diferentes dos seus e até aprender a olhar diferente para as coisas. 

 

Qualidade de vida melhor

Geralmente, quando pensamos em nos mudar, o objetivo é sempre melhorar de vida. Por isso, optar por países que ofereçam boa qualidade de vida para seus moradores é fundamental para que a adaptação seja prazerosa. Saber que existem incentivos governamentais que te asseguram uma estadia de qualidade, acesso à sistema de saúde, oportunidade de emprego e estudo é muito importante para que você se sinta confortável em mudar de país.

No continente americano, o Canadá é um dos que mais se destacam por chamar a atenção dos imigrantes.

 

Possíveis oportunidades acadêmicas

Imagina se, ao decidir mudar de país, você também decida que quer estudar. Ok, você pode já ser formado, ter em mente o emprego que deseja almejar mas imagina só como pode melhorar o seu currículo se mostrar disposto a fazer especializações. E ainda mais, uma especialização em instituições locais que vão te possibilitar aprendizados ainda maiores e que te ajudarão a entender como o mercado funciona no seu novo país.

Mudar de país pode ser uma decisão difícil mas, ao mesmo tempo, pode te proporcionar momentos inesquecíveis e aprendizados que ficarão com você para sempre.

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online