Culinária francesa em 5 pratos

26 de fevereiro de 2018
Por  Alexandrine

Vamos falar um pouco sobre a culinária francesa?  Sobretudo porque esse assunto também nos remete à cultura e até um pouquinho de história do país. Fizemos uma pequena seleção de pratos muito apreciados dentro e fora da França. Seja como for, o desafio será ler esse texto e não querer provar todas as receitas!

1.Quiche Lorraine

A Quiche é um tipo de torta recheada com pedaços de toucinho ou algum outro recheio como queijo (muito queijo!), à base de ovos e creme de leite, e sem cobertura, conhecida no mundo todo. Já a Quiche Lorraine tornou-se um clássico da culinária francesa, embora tenha origem alemã. Inclusive a palavra “quiche” vem do alemão “kuchen”, que significa torta.

Porém o nome “Lorraine” teve outra história: no século XVI na região da Lorena, que a princípio era um território do Sacro Império Romano-Germânico e se tornou, posteriormente, parte da França. Com essa mudança, os franceses rebatizaram a antiga “Lothringencomo Lorraine. Faz sentido, não?

No século XVI era uma torta aberta recheada com creme feito de leite e ovos, acrescido de bacon defumado. Depois, foi acrescentado o queijo à quiche Lorraine. Bem como ao adicionarmos cebolas, obtém-se a quiche alsaciana, que é de Alsácia, região vizinha de Lorena. Esse prato se tornou popular na Inglaterra logo após a Segunda Guerra Mundial e nos Estados Unidos nos anos 1950. Atualmente podemos encontrar uma grande variedade da receita, desde a original quiche Lorraine ou mais sofisticadas com alho-poró, champignon, espinafre ou salmão.

2.Tartiflette

Uma receita menos conhecida pelos brasileiros, porém sugerimos que ouse experimentar! É um prato diferente e infalível para qualquer ocasião. Sabe aquele jantarzinho com alguém especial que você não sabia o que preparar, por exemplo? Voilà!

O tartiflette é um gratinado de batata, bacon e cebola cobertos com Reblochon – um queijo definitivamente extraordinário oriundo da Haute Savoie e fabricado unicamente na região de Aravis e do Val d’Arly nos alpes franceses.

Diferente da histórica quiche Lorraine, a tartiflette foi criada na década de 80, na região de Rhône-Alpes, no leste da França. Por ser um lugar muito frio, queijos e gratinados bem quentes são consumidos frequentemente. Do mesmo modo, é nessa região que se tem uma cultura forte dos fondues e raclettes em chalezinhos de madeira com lareira e tudo. O prato poode ser acompanhado de carnes ou uma saladinha verde, que é uma ótima combinação.

3. Ratatouille

Ao ver essa receita, imediatamente nos lembramos da animação homônima da Pixar sobre um ratinho francês, que sonhava em ser chef de cozinha! E é fazendo Ratatouille que ele consegue o reconhecimento tão sonhado.

Esse prato é uma ótima opção para os vegetarianos e, nesse caso, até veganos! Ou seja, a receita não inclui nenhum ingrediente de origem animal, sendo composta por berinjela, abobrinha, cebola, tomates, pimentão. O método clássico de preparo envolvia tirar as peles e sementes do tomate e cozinhar separadamente os vegetais, para serem combinados no final e então temperados com sal e ervas de Provença (uma combinação de tomilhoorégano, sementes de coentro e erva-doce) Dessa forma, o conjunto leva cerca de uma hora para cozinhar, sendo regado com vinho branco ou tinto. A receita é do século XVIII, típica da região de Provença no sudeste da França, e pode ser servida igualmente quente ou fria.

4. Fondue

Talvez a mais famosa receita da lista! Seu nome significa fundida (ou derretida), e é um prato com origem reivindicada pelos suíços e franceses, pois é original dos alpes, que compreendem uma vasta região montanhosa entre a França e a Suíça.

A mais simples das receitas da culinária francesa consiste basicamente em uma mistura de queijos fundidos com vinho branco e kirsch (uma bebida alemã), servida com pedaços de pão que são mergulhados com um garfo comprido na mistura. 

Essa é uma ótima opção para reunir os amigos nos dias frios com um vinho para acompanhar. Logo depois, para a sobremesa, nada melhor que uma fondue de chocolate com frutas!

5. Tartare de boeuf

Tartare de boeuf, mais conhecido como Steak Tartare, é um clássico da culinária francesa feito à base de carne de vaca crua moída ou cortada em pedacinhos, cebola crua, alcaparras, ovo cru e especiarias. Em algumas receitas usam páprica, mostarda e ketchup. A receita clássica do Tartare usava carne de cavalo, que é menos comum atualmente. Uma boa ideia de acompanhamento é o pão preto.

Pode ser chocante, mas a carne é servida crua mesmo! Há rumores de que a receita remonta aos tártaros, povos bárbaros que viviam na região que hoje corresponde à Alemanha. Eles apenas retiravam as vísceras das caças e em seguida já estavam prontos para comer! E aí, vai encarar?

 

Esse top 5 deu fome, não? Não hesite em provar essas iguarias históricas e igualmente deliciosas!

Para aprender francês e descobrir como pedir esses pratos cadastre-se no experimente grátis abaixo:

Veja também nossas dicas para a sua viagem na França e conheça mais sobre as maravilhas do país: perfumes, roteiro de viagem, livros.

Até a próxima e bon appétit!

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online