Questions? Feedback? powered by Olark live chat software
0800 777 0445
(11) 3031-3599

5 Pratos da culinária francesa

Por administrador Fevereiro 26, 2018
Novidades e noticias da frança e de nosso grupo

Hoje vamos falar um pouco sobre a culinária francesa, e esse assunto também nos leva a falar da cultura francesa e até um pouquinho de história do país. Fizemos uma pequena seleção de pratos franceses muito apreciados inclusive fora da França. O desafio será de segurar a vontade de provar essas receitas, porque sim, elas são irresistíveis.

1.Quiche Lorraine

A Quiche é um tipo de torta recheada com pedaços de toucinho ou algum outro recheio como queijo (muito queijo!), à base de ovos e creme de leite, e sem cobertura.

A quiche Lorraine tornou-se um clássico da culinária francesa, embora a sua origem seja alemã, inclusive o seu nome “quiche” vem do alemão “kuchen”, que significa torta. Nascida no século XVI na região da Lorena, que na época correspondia a um território do Sacro Império Romano-Germânico, e mais tarde passou a ser parte da França, o que fez com que os Franceses rebatizassem a antiga “Lothringencomo Lorraine. Faz sentido, não?

No século XVI ela era uma torta aberta recheada com creme feito de leite e ovos, acrescido de bacon defumado. Depois, foi acrescentado o queijo à quiche Lorraine. Adicionando-se cebolas, obtém-se a quiche alsaciana, que é de Alsácia, região vizinha de Lorena. A quiche se tornou popular na Inglaterra logo após a Segunda Guerra Mundial e nos Estados Unidos nos anos 1950. Hoje, pode-se encontrar uma grande variedade de quiches, desde a original quiche Lorraine, até aquelas com alho-poró, champignon, espinafre e mesmo peixes, como o salmão.

 

2.Tartiflette

Essa maravilha pode não ser muito conhecida entre brasileiros, o que torna essa publicação uma ocasião para você ousar e experimentar uma receita diferente… e infalível. Sabe aquele jantarzinho que você está pensando em fazer para alguém especial? Voilà!

O tartiflette é um gratinado de batata, bacon e cebola cobertos com Reblochon – um queijo simplesmente extraordinário oriundo da Haute Savoie e fabricado unicamente na região de Aravis e do Val d’Arly nos alpes franceses, e diferente da histórica quiche lorraine, a tartiflette foi criada na década de 80, também na região de Rhône-Alpes, no leste da França. Por ser um lugar muito frio, queijos e gratinados bem quentes são consumidos de montão, e é nessa região que se tem uma cultura forte dos fondues e raclettes em chalézinhos de madeira com lareira e tudo. Pode ser acompanhada de carnes ou uma saladinha verde, que é uma ótima combinação.

3. Ratatouille

Essa é conhecida mundialmente e tem até filme em homenagem. O filme, de mesmo nome, é uma animação produzida pela Pixar, sobre um ratinho francês que sonhava em ser chef de cozinha e consegue o seu melhor prato da culinária francesa fazendo o Ratatouille.

Uma ótima opção para os vegetarianos e, nesse caso até os veganos, a receita não inclui nenhum ingrediente de origem animal, sendo composta por berinjela, abobrinha, cebola, tomates, pimentão… O método clássico de preparo envolvia tirar as peles e sementes do tomate e cozinhar separadamente os vegetais, para serem combinados no final e temperados com sal e ervas de Provença (uma combinação de tomilhoorégão, sementes de coentro e funcho; o conjunto levava cerca de uma hora a cozer, sendo regado com vinho branco ou tinto). A receita é do século XVIII, típica da região de Provença, no sudeste da França e pode ser servida quente ou fria.

4. Fondue

A famosíssima fondue, que significa fundida (ou derretida), é um prato cuja origem é reivindicada pelos suíços e pelos franceses, pois ela é original dos alpes, que compreendem uma vasta região montanhosa entre a França e a Suíça. A receita é simples, pois consiste basicamente numa mistura de queijos fundidos com vinho branco e kirsch (uma bebida alemã), servida com pedaços de pão que são mergulhados com um garfo comprido na mistura até cobrir com o queijo fundido. Hummmmmmmm

Essa é uma ótima opção para reunir os amigos nos dias frios com um vinho. E a sobremesa pode ser uma fondue de chocolate!

5. Tartare de boeuf

Tartare de boeuf ou steak tartare é um clássico da culinária francesa que é feito à base de carne de vaca crua moída ou cortada em pedacinhos, cebola crua, alcaparras, ovo cru e especiarias. Em algumas receitas se usa páprica, mostarda e ketchup. A receita clássica do tartare usava carne de cavalo, que é menos comum hoje. Uma boa ideia de acompanhamento é o pão preto.

Pois é, pode ser chocante, mas a carne é servida crua mesmo! Há rumores de que a receita remonta aos tártaros, povos bárbaros que viviam na região que hoje corresponde à Alemanha. O que se fazia então, era retirar as vísceras das caças e já estava pronto para comer! E aí, vai encarar?

 

Huuuumm esse top 5 deu fome, não? Não hesite em provar essas iguarias históricas.

Para aprender francês e descobrir como pedir esses pratos cadastre-se no experimente grátis abaixo. 

Veja também nossas dicas para a sua viagem na França e o que mais o país tem de bom: perfumes, roteiro de viagem, livros.

Até a próxima e bon appétit!!!

Social Shares

Artigos relacionados

2 Comentários

Escrever comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *