No momento em que um aluno inicia seus estudos em francês, a primeira referência cultural que lhe é apresentada é a França. Isso ocorre tanto devido a semelhança fonética entre as palavras, quanto ao fato de que o país é um dos grandes territórios que possui a lingua como idioma oficial. Na verdade, não só os franceses são falantes da lingua. Esses, são acompanhados por mais de 500 milhões de pessoas espalhadas por mais de 56 países e territórios. Em outras palavras, os países e territórios francófonos.
A francofonia, portanto, diz respeito a uma comunidade linguística que engloba todos aqueles falantes de francês, ou seja, os países ou territorios francófonos. Apesar da semelhança linguística, a comunidade francófona não possui nenhuma relação de similariedade entre suas culturas. Dessa forma, os falantes de francês na França tem hábitos e crenças distintas dos falantes do Haiti, por exemplo.
A pluralidade de países e territórios francófonos permite que o falante de francês tenha diversas oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Portanto, esse artigo apresenta alguns dos países francófonos que podem ser boas escolhas para destinos turísticos, intercâmbios, trocas culturais e experiências profissionais. Confira!
Quais são os países francófonos?
O francês é considerada a lingua oficial de 30 territórios. No entanto, isso não impede que o idioma seja falado em outros países, ou ainda que seja considerado a segunda língua do território. No Brasil, por exemplo, temos o português como lingua oficial, ainda assim possuímos cerca de 30mil falantes de francês.
Países que tem o francês como lingua oficial:
- Bélgica
- Benin
- Burquina Faso
- Burúndi
- Camarões
- Canadá (Québec)
- Chade
- Comores
- Congo
- Costa do Marfim
- Djibouti
- França
- Gabão
- Guiné
- Guiné Equatorial
- Haiti
- Ilhas Maurício
- Luxemburgo
- Madagascar
- Mali
- Mônaco
- Niger
- República Centro-Africana
- República Democrática do Congo
- Ruanda
- Seychelles
- Senegal
- Suíça
- Togo
- Vanuatu
Francês como segunda língua
Apesar do idioma francês não ser o oficial, alguns países e territórios ainda o consideram como segunda língua ou língua secundária:
- Argélia
- Tunísia
- Marrocos
- Cabo Verde
- Mauritânia
- Líbano
- Cambodja
- Laos
- Vietnã
- Dominica
- Santa Lúcia
Alguns países francófonos para você conhecer!
Como você percebeu, existem inúmeros destinos para que você coloque em prática seu aprendizado de francês. Em outras palavras, não é preciso limitar-se apenas à França. Dessa forma, os países francófonos oferecem uma grande diversidade de cultura, costumes e pontos turísticos para que você alcance sua fluência através da prática.
Pensando em te ajudar, selecionamos 4 destinos francófonos para você conhecer!
-
Canadá
Sim, é possível praticar o francês sem mesmo sair do continente americano! Portanto, o Canadá é um dos destinos mais escolhidos por aqueles que estão aprendendo o idioma. Além do francês, também é possível pratica o inglês, que é um das linguas oficias do país.
O francês é predominante na província canadense de Québec. Esta é a segunda maior província do país e tem a população predominantemente francófona. Como resultado, o francês é a lingua oficial.
-
Haiti
O Haiti é um conhecido destino para aqueles que desejam combinar o aprendizado do francês com as experiências de um intercâmbio que visa o trabalho voluntário. Além disso, o país caribenho tem o francês falado com forte influência de dialetos africanos. Dessa forma, além de uma vivência linguística, é possível desenvolver aspectos culturais, socieoconômicos e humanitários.
-
Suíça
Caso seu objetivo seja seguir com a carreira diplomática, a Suíça é o lugar perfeito para você! Em outras palavras, a cidade de Genebra, localizada no país, abriga um dos quatro principais escritórios das Nações Unidas. Dessa forma, é possível praticar o idioma visando desenvolver sua carreira.
Outro ponto forte em relação a este destino são as paisagens turísticas, como os conhecidos Alpes Suíços. Em contrapartida, os preços e custo de vida são bem mais elevados.
-
Bélgica
O último destino selecionado é a Bélgica. Este é um país europeu reconhecido por sua arquitetura renascentista e cidades medievais. Além disso, o país também é sede da União Européia e da OTAM.
O custo de vida na capital, Bruxelas, é menor ao ser comparado as outras capitais de países vizinhos. Vale ainda ressaltar que o país está localizado em uma posição que permite fácil acesso a outros, movimentando assim o turismo na região.
Aprenda francês com o CFOL
O CFOL é a maior e melhor escola de francês EAD do Brasil. Dessa forma, com nossa metodologia exclsuiva e tutores nativos é possível te auxiliar no domínio do francês, ao passo que você pode aprimorá-lo em suas visitas aos países francófonos.
Desenvolvido por: Heloísa Ançanello