Carreira de diplomata: por que estudar francês?

3 de agosto de 2021
Por  Curso de Francês Online

A carreira de diplomata é uma profissão almejada por diversos brasileiros. Esse fato pode ser comprovado com as mais de 5 mil inscrições anuais no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, o CACD. Dessa forma, para ser aprovado e assim assumir seu posto no Itamaraty é necessário dominar diversas áreas do conhecimento como história, atualidades, português e inglês.

No entanto, outro requisito que pode ser decisivo na aprovação do candidato é o domínio do francês. O idioma está presente em algumas das atividades aplicadas na terceira e última fase do concurso. Portanto, este artigo tratará a repeito das funções de um diplomata, suas atuações, bem como a aplicação do francês no concurso e como se preparar. Confira:

O que é o Itamaraty?

O Ministério das Relações Exteriores, mais conhecido como Itamaraty é um orgão oficial do governo. Em outras palavras, este é responsável por assessorar o Presidente da República em todas as suas relações com outros países. Dessa forma, ao levar em consideração as relações exteriores brasileiras, são englobadas políticas, ações e tratados com mais de 190 países. Para ilustrar, é possível citar ações como:

  • representar o governo no exterior;
  • negociar e celebrar tratados, acordos e demais atos internacionais;
  • organizar, instruir e participar de missões especiais em conferências e reuniões internacionais;
  • proteger cidadãos brasileiros no exterior;

Portanto, devido a complexidade das funções desempenhadas no Itamaraty, sua estrutura pode ser segmentada nas seguintes áreas: Secretaria de Estado das Relações Exteriores (SERE) e Repartições no exterior, como Embaixadas e Consulados. É, dessa forma, que atuam os diplomatas no Ministério de Relações Exteriores.

Qual a função de um diplomata?

Os diplomatas podem ser definidos brevemente como representantes oficiais de um país perante outro governo. Segundo o portal oficial do Instituto Rio Branco, responsável por aplicar o concurso de admissão ao Itamaraty, as funções da carreira diplomática são baseadas em “defender os interesses do Brasil no exterior e de contribuir para o entendimento entre os países, o diplomata tem de estreitar a coordenação também com a sociedade da qual provém.” Em outras palavras, algumas das funções que fazem parte do escopo de um diplomata são:

  •  representar o Brasil perante outros países e estados;
  • negociar tratados e acordos que estejam de acordo com os interesses brasileiros;
  • informar o governo sobre temas de interesse público que acontecem no mundo.

Além disso, o salário inicial de um diplomata gira em torno de R$19.199,06. Para seguir a carreira, que é um grande objetivo entre alguns brasileiros, é preciso ser aprovado no CACD, ou Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata.

Este, é anualmente aplicado pelo Instituo Rio Branco e conta com aproximadamente 5 mil inscrições para apenas 25 vagas. Portanto, antes de ser um diplomata é preciso inscrever-se no concurso e estar de acordo com os pré requisitos:

  • Ser brasileiro nato;
  • Ter no mínimo 18 anos;
  • Estar em dia com os direitos políticos e com as obrigações eleitorais;
  • Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
  • Apresentar diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior, emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Obs.: Não há exigências quanto à área de formação;
  • Ter sido aprovado no concurso (CACD).

Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata

A aplicação do concurso no ano de 2020 foi suspensa devido a questões de segurança pública causadas pela pandemia do coronavírus. Dessa forma, as provas foram reagendadas para o ano de 2021. Portanto, a edição mais atual do processo de seleção teve suas inscrições realizadas do dia 6 de julho de 2020 a 9 de agosto de 2020, mediante ao pagamento de uma taxa no valor de 224,00 reais. O concurso funciona por meio de três etapas, que estão sendo aplicadas, respectivamente, em junho, julho e agosto de 2021. Essas, são dividas da seguinte maneira:

Primeira fase

Aplicação de 73 questões objetivas do tipo “CERTO ou ERRADO” nas seguintes áreas: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História do Brasil, História Mundial, Política Internacional, Geografia, Noções de Economia, e Noções de Direito e Direito Internacional Público.

Segunda fase

Provas escritas de lingua portuguesa e inglesa. Essas, são compostas por uma redação sobre um tema geral, elaboração de um resumo e um exercício de análise e intepretação de textos. Além disso, é aplicada uma segunda avaliação considerando a lingua inglesa, com uma redação, tradução de português para o inglês e vive-versa, e elaboração de um resumo em inglês, de um texto escrito na lingua inglesa.

Terceira fase

A terceira e última fase é composta por questões discursivas nas mesmas áreas da primeira fase, destacando aqui a aplicação de provas escritas em espanhol e francês.

Banner do curso Francês para Relações Internacionais - visando carreira de diplomata

Por que estudar francês para ser um diplomata?

A presença do francês na última fase do concurso pode ser decisiva para a aprovação ou não do candidato. Dessa forma, recomenda-se que ele se prepare e tenha um certo domínio do idioma. A primeira em francês consiste em ler um texto neste idioma e, em seguida, fazer um resumo também em francês. Portanto, serão avaliadas capacidades tanto de concisão quanto de reelaboração.

Por sua vez, a segunda parte das atividades referentes ao idioma requer a tradução de um texto em francês para o português. Essa tem sua avaliação pautada em aspectos como fidelidade ao estilo do texto-fonte, escolha de palavras e adequação gramatical. Os textos da prova têm temas, naturalmente, ligados à diplomacia.

Em 2019, por exemplo, os candidatos resumiram um artigo publicado no Le Monde Diplomatique e traduziram um texto que tratava da ação do escritor brasileiro João Guimarães Rosa enquanto diplomata.

Ademais, é importamte ressaltar que, mesmo o idioma sendo exigido apenas na última fase, o concurso como um todo aborda questões políticas e sociais internacionais. Portanto, o conhecimento do francês e contato com a cultura francesa também pode ser considerado um grande diferencial aos candidatos.

Para se preparar para o exame é preciso dedicar-se aos estudos tanto nas demais áreas quanto no idioma francês. Dessa forma, algumas dicas para potencializar seus estudos em francês são:

  • Leia muito!

    Invista em leituras de noticias, artigos e até mesmo livros no idioma. Isso fará com que cada vez você esteja mais familizarizado com a estrutura gramatical e atento aos principais acontecimentos culturais.
  • Pratique a escrita!

    Sempre que possível converta os aprendizados da leitura em escritas. Dessa forma, além de consolidar o aprendizado que acabou de adquirir você ainda pode aproveitar o momento para checar seu domínio das estruturas gramaticais do francês.
  • Faça um curso preparatório especializado!

    Alguns cursos de francês tem seu currículo todo focado apra proporcionar ao aluno a melhor experiência e contato com o exigido pelo exame. Dessa forma, é possível se especializar nas áreas mais cobradas e ainda ter um contato prévio com os formatos.

O CFOL oferece o curso Francês para Relações Internacionais. Este, tem como foco o funcionamento e a história das instituições políticas francesas, europeias e internacionais. Portanto, os alunos estaraão preparados para a fase final do concurso, além de exibirem um grande diferencial de reportório perante os concorrentes.

 

Desenvolvido por: Heloísa Ançanello

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online