Minidicionário do vinho francês

26 de fevereiro de 2018
Por  Alexandrine

Não é à toa que a França é considerada o país do vinho, e por vezes até disputa esse posto com a Itália e a Espanha, que possuem tradição no assunto da mesma forma. Por isso decidimos preparar um minidicionário do vinho, que irá facilitar as escolhas na hora de comprar uma garrafa!

Há mais de 2 mil anos a vinicultura é praticada na região que hoje corresponde à França, sendo, portanto, uma atividade histórica e cultural. O povo francês é um dos maiores consumidores de vinho do mundo. A bebida, bem como todo o seu processo de criação, são considerados patrimônio cultural e gastronômico por lei. Um bom motivo para a afirmação do estereótipo francês: uma garrafa de vinho um uma mão e uma baguete na outra. Inclusive dizem que nos mercados da França é possível encontrar vinhos mais baratos que água!

A França produz uma enorme diversidade de estilos de vinhos, visto que apresenta uma infinidade de castas de uva como, por exemplo, o Cabernet Sauvignon, o Merlot, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Syrah, Riesling e etc. o que nos ajuda a entender o conceito de “terroir”.

Por tanto, se quer entender um pouquinho de enofilia, veja a seguir um minidicionário do vinho, feito especialmente para você que é iniciante nesse tema tão importante para a cultura francesa:

1 – Enófilo:

Já que você não entendeu o que é enofilia a qualidade do enófilo – vamos acabar com a sua interrogação: É o amigo do vinho, ou seja, quem se interessa, estuda e gosta de vinho. Em outras palavras, quem está em contato com o vinho, lendo sobre, degustando apreciando a bebida. Não confunda com o Sommelier, que é o profissional que avalia os minuciosos detalhes da composição e normalmente trabalha em adegas;

2 – Bouquet:

Conjunto de sensações olfativas do vinho adquirido na conservação, sobretudo no período do envelhecimento;

3 –  AOC – Appellation d’origine contrôlée:

ou apelação de origem controlada é a categoria de maior rigidez de regras e fiscalização que controlam desde as uvas que podem, ou não, ser produzidas na região, procedimentos de controle do vinhedo, uvas que podem ser usadas na elaboração dos vinhos, porcentuais dos cortes, teores de álcool, etc;

4 – Assemblage:

Palavra francesa que significa conjunto ou montagem, assemblage é o tipo de vinho que apresenta diferentes tipos de uva combinados na sua composição;

5 – Varietal:

Ao contrário de assemblage, os varietais apresentam um único tipo de uva no seu processo de produção.

6 – Terroir:

Segundo o guia de vinhos Larousse, Terroir é uma palavra francesa sem tradução em outro idioma. Significa a relação mais íntima entre o solo e o clima particular, que concebe o nascimento de um tipo de uva e expressa livremente sua qualidade, tipicidade e identidade em um grande vinho. O clima da região, o solo, o relevo e altitude são elementos que determinam o terroir.

Com algumas das regiões mais famosas do mundo do vinho, como Borgonha, Bordeaux, Champagne, Loire, Alsácia e Vale do Rhône, a França é, dessa forma, referência secular quando se trata de variedade e/ou Terroir, graças à enorme diversidade de uvas cultivadas em seus vinhedos!

Bom começo para você iniciar as suas pesquisas em vinho e apurar seu paladar, não é mesmo? Bon Courage!

Veja mais: culinária francesa; minidicionário dos perfumes

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online