Os 5 franceses mais famosos

25 de fevereiro de 2018
Por  Administrativo

A França é uma grande disseminadora de personalidades icônicas internacionalmente. De antemão, selecionamos cinco franceses famosos que, ao longo da história, ultrapassaram a cultura e o tempo em que viveram.

1 – Joana d’Arc (Jeanne d’Arc)

Camponesa, analfabeta, religiosa. Joana D’Arc foi uma heroína canonizada pela Igreja Católica porque atuou como chefe militar na Guerra dos Cem anos. Enquanto a Inglaterra disputava terras com a França, ouvia vozes divinas que lhe diziam para libertar o povo francês do domínio inglês. Tomou frente das tropas e libertou a cidade de Orleans após ver seus pais assassinados. Todavia Joana foi executada na fogueira sob suspeita de praticar bruxaria (bem como muitas outras mulheres na história). Apesar disso, se tornou santa padroeira da França no ano passado e até hoje é considerada símbolo de força e resistência.

2 – Napoleão Bonaparte

Top 5: Franceses mais conhecidos fora da França - Aliança Francesa de São Paulo

O francês ganhou muito prestígio nas etapas finais da Revolução Francesa, porque tornou-se imperador devido a um golpe de Estado. Sua famosa política expansionista na Europa marca a influência do conhecido “Grande Armée”, seu exército, sobre outros países. Na história, o período em que o general exerce seu poder absoluto fica conhecido com “Era Napoleônica”, mas somente até a Batalha de Waterloo contra as potências inimigas encerrar seu ciclo. Ainda assim, Napoleão é então conhecido em todos os cantos do mundo, do mesmo modo que é famoso nas aulas de história.

3 – Descartes

Notável por uma vasta produção no campo da ciência, da filosofia e na matemática, o pensador é conhecido como fundador da filosofia moderna. Talvez um dos pensadores franceses mais famosos por ter sua obra como influência para as gerações posteriores que elaboravam teses a partir da filosofia cartesiana. Assim como é o autor da popular frase “penso, logo existo”, ou “je pense, donc je suis”, porém com um conceito não tão conhecido assim. Considerado também como “pai da matemática moderna” porque sugeriu a fusão da álgebra com a geometria, o que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que leva o seu nome.

4 – Edith Piaf

Édith Giovanna Gassion foi uma cantora francesa reconhecida internacionalmente por seu estilo trágico de expressão na “chanson française”, que eventualmente remetia à sua própria história de vida. Além disso, seu funeral foi acompanhado por uma multidão poucas vezes vista em Paris, bem como está sepultada no célebre cemitério do Père-Lachaise na capital francesa. Atualmente, o seu túmulo é um dos mais visitado por turistas do mundo todo. Entre suas canções mais conhecidas estão “La vie en rose” (1946), “Hymne à l’amour” (1949) e “Non, je ne regrette rien” (1960). Em 2007, sua história virou filme do diretor Olivier Dahan e a semelhança da atriz principal é um show à parte! O título em português “Piaf – Um Hino Ao Amor”. Corra para ver, ou melhor, ouvir!

5 – Coco Chanel

 

Gabrielle Bonheur Chanel foi estilista e fundadora da marca Chanel. Juntamente com Paul Poiret, do mesmo modo reconhecido estilista francês, Chanel foi considerada libertadora dos constrangimentos da “silhueta corset”, popularizando a aceitação de um estilo esportivo e casual como padrão feminino na era da pós-Primeira Guerra Mundial. Ousada e frente ao seu tempo, a influência da estilista se estendeu além das roupas de alta costura. Eventualmente, a estética de seu design foi realizada em joias, bolsas e fragrâncias, como o icônico perfume Chanel nº5. Coco Chanel é a única estilista presente na lista das cem pessoas mais importantes da história do século XX da revista Time.

Lembrou de mais alguma personalidade? Pergunte também para os parentes e amigos sobre franceses conhecidos!

Veja também a influência da cultura francesa no nosso mini-dicionário sobre perfumes e entenda o porquê os franceses ficaram famosos por conta do clichê que encarregam erroneamente à invenção dos perfumes.

Deu vontade de aprender francês?  Cadastre-se abaixo e beneficie de uma amostra grátis! 

Oh là là!

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.