Questions? Feedback? powered by Olark live chat software
(11) 98814-0429
(11) 3031-3599

Influências da França no Brasil

Por Administrativo fevereiro 26, 2018
influencias-franca-brasil

A cultura do Brasil é muito heterogênea, ou seja, podemos encontrar raízes muito diversas em nosso cotidiano, no conjunto de significados que envolve as práticas sociais dos brasileiros, a comida, a música, a cultura oral, a dança e etc… este assunto é tão amplo quanto o território brasileiro. Por isso, hoje vamos falar sobre aspectos da cultura francesa que marcaram a nossa própria cultura.

Nós brasileiros incorporamos ao nosso cotidiano diversos traços provenientes da cultura francesa, a começar pelas regras de conduta, ou a famosa “etiqueta”, cuja raiz se encontra há séculos no conjunto de normas da corte em eventos públicos, que retratavam formas de “polidez” no trato social para marcar diferença entre a conduta “civilizada” da nobreza e a conduta das camadas menos abastadas da sociedade na época. Com o passar do tempo, a noção de etiqueta tornou-se popular e provavelmente você já tenha até ouvido sobre a tal.

Hoje em dia, o uso dos talheres, guardanapos e a elegância à mesa em um jantar “chique” é uma ideia à francesa de requinte e comportamento adequado aos padrões de determinados ambientes. E por falar em jantar, na gastronomia, temos diversas influências da França. Quem não conhece o “pão-francês”, ou mesmo o crepe, o petit-gâteau ou a quiche? Vários elementos da culinária francesa foram trazidos e adaptados conforme os nossos ingredientes e necessidades.

O crescimento de padarias no Rio de Janeiro e em São Paulo desde o século XIX trouxe os brioches, as baguettes, os croissants semelhantes às receitas das boulangeries, e outros produtos que surgiam tanto pela criatividade dos nossos padeiros quanto para aproveitar os ingredientes que eles tinham em mãos, originando receitas como o “pão francês”, que só existe no Brasil. Isso para não falar em diversas técnicas culinárias, hábitos à mesa, o requinte na decoração do prato da cozinha artística e etc.

No campo das ideias, a França influenciou muito os brasileiros também. A Inconfidência Mineira, evento histórico no Brasil, foi um movimento inspirado pelo Iluminismo, e a Revolta dos Alfaiates, na Bahia, guarda grandes traços da Revolução Francesa.

Na educação também temos alguns eventos que marcam influência da França: Durante o governo de Getúlio Vargas ocorre a Reforma na Educação Secundária segundo o modelo de educação pública francesa, pensando no ensino científico e na escola laica. Intelectuais como Lévi-Strauss (Antropologia), Roger Bastide (Sociologia) e Fernand Braudel (História) estiveram presentes na fundação da Universidade de São Paulo, em 1934.

Interessante, não? Para continuar descobrindo os elementos da cultura francesa que nos permeiam, veja também os 5 livros mais lidos  e eventos que promovem a cultura francesa no Brasil 

Au revoir!

Social Shares

Artigos relacionados

1 Comentários

Escrever comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *