Questions? Feedback? powered by Olark live chat software
(11) 99111-9425
(11) 3031-3599

Quebec: a província que contrata brasileiros!

Por Administrativo abril 09, 2019

O segundo artigo da Semana do Quebec te mostrará porque não há nada a perder em tentar uma nova vida na província canadense! No final desse texto, você certamente vai querer começar gratuitamente seu curso de francês online.

São inúmeros os fatores que motivam os brasileiros a morar em países europeus e norte-americanos. Exceto pelo clima, em que somos privilegiados, a segurança, estabilidade, eficiência dos serviços públicos e alta qualidade de vida costumam ser condições atraentes para brasileiros desapegados e prontos para baterem as asas. Entretanto, o que aflige muitos de nós, inclusive os mais qualificados profissionalmente, é a incerteza em relação à disponibilidade de oportunidades de trabalho.

Escassez de mão de obra no Quebec

Para quem tem vontade de morar no Quebec, província canadense, o horizonte profissional não é tão nebuloso assim. Segundo dados de Ximena Sampson, jornalista integrante da Université du Québec à Montréal, na verdade, o cenário é particularmente favorável: a falta de mão de obra no Canadá está obrigando as autoridades estatais a aperfeiçoar suas políticas de imigração para atrair estrangeiros. O Quebec, das 17 províncias canadenses, é a mais prejudicada pela carência de funcionários, e entre suas principais causas estão o envelhecimento da população e a recuperação econômica, refletida no pleno emprego.

De acordo com a École Quebec, as maiores dificuldades em empregar funcionários qualificados concentram-se na capital da província, a Cidade do Quebec e nas regiões de Abitibi, Côte-Nord e Sanguenay, já que 74% dos estrangeiros moram em Montréal.

Essa escassez, ao contrário do que muitos pensam, não se limita aos postos menos remunerados. Cargos que demandam pós-graduação na área de Engenharia, por exemplo, e que oferecem salários bem mais altos que o salário mínimo, também estão desocupados.

Oportunidades de trabalho para brasileiros

Em janeiro de 2019, a agência de desenvolvimento Québec International, lançou o movimento #QuebecRecrute no Brasil, iniciativa que atua contratando brasileiros no setor de TI, de games, da saúde, da indústria e da administração. Os salários oferecidos chegam a 16 mil reais e, para a admissão aos cargos, o conhecimento do Francês é um requisito primordial.

Em abril de 2018, a província contratou 98 brasileiros, somando mais de 300 desde o começo da campanha. Em todos os casos, as empresas que recrutam estrangeiros administram o processo de emissão de visto, que permite viver e trabalhar legalmente na região.

Média de salários

Segundo dados do Projeto Canadá, dependendo da profissão, a média salarial anual pode chegar até 69 mil dólares canadenses (CAD):

Profissão

Média (CAD) / ano

Analista BI

$ 56.744

Analista Base de Dados

$ 51.391

Analista de Negócios

$ 62.230

Consultor SAP

$ 69.350

DBA

$ 61.580

Economista

$ 51.267

Engenheiro Civil

$ 63.184

Engenheiro Eletricista

$ 64.575

Estatístico

$ 62.117

Programador

$ 54.983

Web Designer

$ 45.701

Aprender francês é o primeiro passo para uma adaptação bem sucedida!

Se você ainda não estava convencido de que o Quebec é o destino ideal tanto para turismo como para estudos e trabalho, tenho certeza que agora suas ideias mudaram.

O IFESP (Instituto de Estudos Franceses e Europeus de São Paulo) sempre teve como objetivo democratizar o acesso à língua francesa. O instituto deu um passo determinante em direção às tendências digitais quando criou a plataforma Curso de Francês Online (CFOL), confirmando o espírito de inovação que sempre marcou a história da escola. É assim que tornamos possível o acesso à língua e a cultura francesa em várias regiões do Brasil e do mundo.

Esse é o segundo artigo da Semana do Quebec no CFOL. Confira a série:

 

Social Shares

Artigos relacionados

Escrever comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *