Questions? Feedback? powered by Olark live chat software
(11) 98814-0429
(11) 3031-3599

A importância do Francês em Curitiba que você não sabia [bônus: curso gratuito]

Por Juliana Azevedo dezembro 17, 2018
Curitiba aprenda francês

A influência francesa em Curitiba é inegável e ela remonta a uma influência geral que os franceses desempenharam em todo o estado do Paraná. No artigo de hoje nós separamos alguns eventos que ilustram essa influência francesa no Paraná, como isso modificou o mercado de trabalho local e como você fará hoje um curso grátis para aprender francês em Curitiba.

Franceses na história de Curitiba

Piratas franceses

Segundo o historiador Antonio Vieira dos Santos, alguns piratas franceses chegaram no Paranaguá, em 1726 isso resultou inclusive em um edital da Câmara Municipal de Paranaguá, proibindo que os moradores fizessem contatos comerciais com esses franceses.

Intelectuais franceses

Alguns intelectuais franceses vieram para o Brasil com o intuito de anotar impressões descobertas na região. Um dele foi Auguste Saint-Hilaire, que ficou 6 anos no Brasil para estudar a botânica do país, expedição que tornou possível a publicação do Viagem à comarca de Curitiba em 1820.

Outro artista que marcou presença em Curitiba foi o pintor francês  Jean-Baptiste Debret, um dos artistas mais famosos que vieram com a missão artística francesa ao Brasil em 1816, missão essa que também levou alguns intelectuais ao Rio de janeiro como falamos no artigo sobre influências francesas no Rio de Janeiro.  Jean-Baptiste Debret é o responsável por uma das imagens mais antigas da cidade de Curitiba.

Curitiba e suas colônias francesas

Curitiba, de todas as cidades do sul do Brasil, é a que mais teve colônias francesas, entre elas estão: Argelina, Santa Cândida, Orleáns, Rivière, Dom Pedro e Santo Inácio. Essas colônias em sua maioria datam de 1870, sendo Argelina a mais antiga, datada de 1869.

Chegada solitária

Embora os franceses tenham instalado algumas colônias francesas no Brasil, a maioria dos estrangeiros vinha sozinha e se integrava à comunidade local. Isso porque a imigração francesa ao Brasil foi feita de forma esparsa por alguns momentos da história.

 

Como isso influenciou a cidade?

1. Muitas empresas francesas no estado do Paraná

Essas influências elevam cada vez mais o número de empresas francesas no estado do Paraná, fazendo inclusive com que o embaixador na França, Laurent Bili, anunciasse que pretende aumentar o número de empresas francesas no estados, que hoje em dia correspondem a 4o empresas francesas no total. Algumas dessas empresas são: Saint Gobain, GPA e Carrefour.

2. Possibilidade de duplo diploma universitário com a França

A Universidade Federal do Paraná possui convênios de duplo diploma com a Université Grenoble 3, Université Lumière Lyon 2 e a Université Rennes. Ou seja, você estuda parte no Brasil, parte na França e obtém 2 diplomas!

Opções de metrado sanduíche:

Letras, Université Grenoble 3

Letras, Université Lumière Lyon 2

Jornalismo, Université Lumière Lyon 2

Opção mestrado tripartite:

Filosofia, Université de Sherbrooke e Universite Rennes

 

Donc, vamos começar a estudar Francês?

Sabendo de toda essa influência francesa e todas as oportunidades que podem se abrir para você, que tal começar seu curso de francês em Curitiba?

O Curso de Francês Online – CFOL, do grupo IFESP, é reconhecido por ser a melhor escola de francês online no Brasil! Nossa meta é conseguir difundir a cultura e a língua francesa no Brasil com excelência e qualidade, permitindo que todos possam ter acesso a um bom ensino de francês.

Você pode começar gratuitamente hoje, experimentando uma amostra dos nossos cursos Básico 1, Intermediário 1 e Francês para Viagem e Turismo aqui:

Experimentar Curso Grátis

 

Bon cours et à bientôt !

 

 

Social Shares

Artigos relacionados

Escrever comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *