Podcasts franceses: os melhores para você ouvir

26 de julho de 2021
Por  Administrativo

Durante o aprendizado de um novo idioma, sempre buscamos formas de aplicar o que aprendemos fora da sala de aula. Isso, além de ajudar no aprendizado também faz com que a nova lingua esteja mais presente em nosso cotidiano. Uma das formas de fazer isso, é através de filmes e séries, como vimos anteriormente. Ao assistir aos longas em francês, é possível ampliar o vocabulário e colocar em prática tudo que foi aprendido.

Porém, se você é uma pessoa aterefada e que não possuí tempo disponível para assistir a filmes de duas horas, não se preocupe, ainda é possível praticar francês de forma divertida. Dessa forma, recomendamos os podcasts! Através de podcasts em francês, ou que falem sobre a cultura, você pode conciliar os afazeres do dia-a-dia e ainda sim o francês estará presente.

O que são podcasts?

Os podcasts nada mais são do que programas gravados em formato de áudio, que podem ser ouvidos nas rádios, internet ou plataformas de streaming. Esses, podem variar tanto em assuntos quanto em duração. Em outras palavras, é possível encontrar produtos dessa modalidade que sejam focados tanto em entretenimento, notícias e até mesmo cultura francesa. Dessa forma, a duração dos episódios também pode variar, encerrando-se em 5 minutos, ou aprofundando uma conversa de 50 minutos sobre um tema específico.

Outra particularidade dos podcasts são os formatos em que são conduzidos. A depender de seu tema, ou da empresa e profissional que o produz, é possível encontrar produtos que contem com a participação de várias pessoas, ou que sejam conduzidos por apenas uma. Vale lembrar também que alguns programas têm a participação de entrevistados especiais e episódios temáticos.

Portanto, o formato é versátil ao passo que pode ser escutado de forma isolada, como um programa de televisão, ou ser combinado com outras tarefas como dirigir ou realizar tarefas domésticas. Em outras palavras, o podcast não exige uma atenção completa do ouvinte, o que permite essa opção pessoal.

Além disso, os diferentes formatos, propostas e temas, fazem com que você possa escolher aquele que melhor se adapta, ou até mesmo o que trata sobre os temas mais relevantes. Portanto, ao pensar no aprendizado do idioma, aqui estão 5 podcasts em francês que você precisa conhecer:

Podcasts em francês:

1. Société

La Poudre

Lauren Bastide recebe em um quarto de hotel, diferentes convidadas a cada episódio para conversas íntimas, informais e descontraídas, mostrando um pouco dessas fascinantes mulheres. Uma oportunidade incrível para conhecer mulheres inspiradoras, artistas, ativistas em um podcast 100% feminino: produzido e estrelado sempre por mulheres.

Superhéros

Nesse podcast aprendemos que todos nós podemos ser superheróis, por isso, em cada episódio somos apresentados a uma história de alguém comum, mas que na verdade esconde uma vida secreta. As histórias são emocionantes e inspiradoras.

2. Films

2 heures de perdues

Para os amantes de filmes, o podcast 2 heures de perdues vai ser amor à primeira vista, ou melhor, ouvida! Em uma conversa descontraída, amigos conversam sobre o último filme que assistiram, por meio de comentários cômicos e pontuações interessantes, o podcast é uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre alguns filmes. Como a conversa é espontânea, é uma ótima oportunidade de aprender várias gírias e treinar a compreensão oral, já que eles falam BEM rápido.

 

3. Séries

Monsieur séries and friends

Apaixonados por séries, chegou a vez de vocês! Boas notícias: o podcast Monsieur séries and friends fala sobre diferentes tipos de séries, tanto novas como as mais antigas. Em uma conversa descontraída, os amigos comentam diferentes aspectos das séries. Como eles falam sobre muitas, a grande maioria são em inglês, caso você decida assistir alguma dessas séries depois de ouvir a algum episódio é uma ótima ocasião de treinar também o seu inglês. Um ponto legal sobre esse podcast é que no final de cada episódio tem um Quiz.

 

4. Sports

Le bar du sport

O podcast fala sobre “Paris sportif”, para quem não sabe, na França é muito comum que as pessoas apostem em equipes para as quais eles torcem. Separamos esse podcast não só porque eles falam de esporte de uma forma objetiva e clara, mas também porque muitas vezes eles trazem informações culturais sobre o assunto abordado, o que é superinteressante e traz outra abordagem.

 

5. Jeux Vidéo

ZQSD

Uma mistura de análise séria e bem humorada de vários tipos de jogos, os geeks normalmente adoram!

ABCD podcast

Para os pais geeks também existe um podcast específico, e dentro das minhas pesquisas foi o que eu mais gostei. Ele faz parte da mesma equipe do ZQSD. Para os pais que amam jogar vídeo game com seus filhos, cada episódio do podcast é perfeito! Eles testam os jogos e manifestam suas opiniões de forma divertida e interessante.

 

6. Musique

Para falar de música precisamos dividir por gêneros musicais, alors c’est parti !

Rap- NoFun

Para os amantes de Rap, o podcast NoFun é a melhor recomendação! Ele é feito pelos 4 melhores jornalistas da França e fala do rap francês e internacional. A equipe é formada por especialistas no assunto que contam várias anedotas sobre os artistas e sobre a produção das músicas.

Rock Clássico – 82 PBM

Para quem ouve mais os clássicos, o podcast 82 BPM fala das músicas icônicas do rock, da história dos artistas e conta o contexto de produção das músicas.

Pop – Pop Shot

Se você ama Pop, você vai amar também o podcast Pop Shot da radio Campus Paris. Os episódios vão falar sobre os últimos acontecimentos do mundo pop: músicas, artistas e novidades.

Indie – Novorama

Outro podcast que faz parte da radio Campus Paris é o Novorama, que vai se voltar principalmente para a música indie. Os participantes mudam a cada episódio e os episódios saem com uma frequência mensal. Mas fique tranquilo, pois o podcast vem em formato longo, durando normalmente cerca de 1 hora. Os participantes falam sobre os últimos álbuns indies lançados e fazem suas apreciações.

Música canadense, belga e suíça – Radio Neo

Quando falamos sobre a língua francesa normalmente pensamos sobre a França, mas esse podcast dá a oportunidade de descobrir mais sobre a música francófona do Canadá, da Bélgica e da Suíça.

 

7. Se você fala inglês…

Existem vários podcasts educativos que ensinam francês, mas muitos deles estão em inglês. Por isso, caso você saiba inglês é uma ótima oportunidade de aprender francês com os podcasts em inglês, ou seja, treinar o seu inglês também!

Daily french pod

O podcast é baseado em situações do dia a dia que você vai vivenciar na França e também sobre algum assunto da atualidade. A maior parte dos episódios é em francês, mas algumas são em inglês também. Para os que estão aprendendo é muito interessante, pois Louis, o apresentador do podcast, fala devagar e claramente.

 Coffe break french

O podcast é bilíngue! Mark fala a mesma frase nas duas línguas e, embora isso pareça confuso, é na verdade fica super interessante. Em seus últimos episódios, Mark fala sobre suas viagens na França, apresentando situações do dia a dia, o que é ótimo para enriquecer o seu vocabulário e já se preparar para viajar para a França. Assim você pode aprender inglês e aprender francês ao mesmo tempo!

Learn French

O podcast Learn French é quase inteiramente em francês, mas algumas partes são em inglês. Seus episódios vão falar das atualidades francesas, o que é interessante para ficar ciente dos últimos acontecimentos.

 

8. Sobre estudar francês

 Descompliquê – o podcast do IFESP

Nós do IFESP também temos um podcast, o Descompliquê, descomplicando sua seu aprendizado de francês, para você conhecer cada vez mais a língua e cultura francesa! A maioria dos nossos podcast é em português, porém alguns são completamente em francês. Nosso foco é mostrar um pouco das curiosidades da vida francófona e dar dicas de estudos.

 

 

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online