Patrimônios Culturais da França: destinos para conhecer!

17 de agosto de 2021
Por  Curso de Francês Online

Dia 17 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional do Patrimônio Cultural. Como forma de comemorar a data, e também, a adaptando a cultura francesa, esse artigo vai apresentar alguns dos principais Patrimônios Culturais da França. Dessa forma, você pode conhecer um pouco mais sobre a cultura francesa e lugares a serem conservados.

A data foi escolhida como homenagem ao historiador e jornalista mineiro, Rodrigo Melo Franco de Andrade, nascido neste dia em 1898. O jornalista foi o maior responsável pela consolidação do debate sobre o patrimônio cultural no pais, além de ser o fundados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em outras palavras, este é o principal responsável por proteger e preservar os bens nacionais. 

O que é um patrimônio cultural?

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, a UNESCO, patrimônios culturais podem ser definidos como “nosso legado do passado, que vivemos no presente e passaremos para as gerações futuras”. Em outras palavras, podem ser monumentos, conjuntos, ou locais de interesse que causaram ou causam impacto no ambiente que estão inseridos. Dessa forma, devem ser preservados tanto em âmbito nacional, quanto internacional.

Além disso, ainda é possível segmentar um patrimônio cultural em material e imaterial. Os patrimônios materiais são aqueles que, na definição mais breve possível, existem de forma física e tangível, ou seja, construções ou escuturas. Por sua vez, os imateriais são práticas sociais e culturais particulares de um grupo ou sociedade.

Patrimônios Culturais da França

Como forma de auxiliar na preservação e divulgar a existência e importância desses objetos, construções e culturas, a UNESCO elencou e desenvolveu uma lista, na qual você pode encontrar todos os patrimônios culturais espalhados pelo mundo. Dessa forma, também é possível encontrar os principais patrimônios culturais da França.

Dentre os 49 marcos listados, elecamos aqui alguns deles para que você possa conhecer mais sobre a cultura francesa e seus destaques arquitetônicos, sociais e culturais.

Catedral de Notre-Dame

Patrimônios Culturais da França: Catedral de Notre-Dame

A Catedral de Notre-Dame já é um ponto turístico de grande relevância devido a sua arquitetura marcante. Construída no século XIII, esta combina seu estilo gótico com as esculturas espalhadas por todos os lados. Além disso, o alto de suas torres concede uma vista privilegiada da cidade de Paris.

No dia 15 de abril de 2019, a catedral passou por um incêndio que comprometeu parte de sua estrutura, causando danos no telhado e em sua torre principal.  Dessa forma, atualmente o ponto turístico encontra-se fechado apra reformar e revitalizações.

Lagoas de Nova Caledonia

Patrimônios Culturais da França: Logoas de Nova Caledonia

As Lagoas de Nova Caledônia são responsáveis pela formação da segunda maior barreiras de corais do mundo, ficando atrás somente da Grande Barreira de Corais na Austrália. A ilha de Nova caledônia está localizada na maior lagoa do mundo, com 24 300 km² de extensão, e dessa forma, conta com paisagens naturais exuberantes.

Além da vista exclusiva, as lagoas possuem um ecossistema intacto, com uma grande população e diversidade de grandes peixes. Isso, promove a existência e conservação da vida marinha, como tartarugas e baleias.

Farol de Cordouan

Patrimônios Culturais da França: Farol de Cordouan

O Farol de Cordouan, ainda ativo, está localizado no meio do Oceano Atlântico, sobre o estuário de Girond. Este, foi contruido entre 1584 e 1611 e é considerado o décimo farol tradicional mais alto do mundo, com 67,5 metros.

Seu acesso, devido a sua localização, só é possível através de uma viagem a barco por cerca de 45 minutos. Ao chegar no local, é possível observar a vista do oceano e do maior estuário da Europa.

Palácio de Versalhes

Patrimônios Culturais da França: Palácio de Versalhes

Outro ponto turístico muito conhecido e marcante das paisagens francesas é o Palácio e Jardins de Versalhes. Localizado na cidade de Versalhes, ele foi a residência oficial de reis franceses da época de Luís XIV a Luís XVI.

Ao visitá-lo é possível conhecer três partes distintas: o palácio em si, os jardins e Grand Trianon, o Petit Trianon e sua casa campestre, propriedades ligadas a Maria Antonieta, rainha que foi guilhotinada.

Ponte do Gard

Patrimônio Cultural da França: Ponte do Gard

A Ponte do Gard faz parte de um aqueduto romano, localizado no sul da França, perto de Remoulins, Uzès e Nîmes. Em outras palavras, essa é uma ponte com 275 metros de extensão construída em três diferentes níveis, os quais somam 50 metros de altura, para dar continuidade ao aqueduto que atravessada o rio Gardon, também chamado de Gard.  Estima-se que a construção foi realziada no século I a.C.

O Dia Nacional do Patrimônio Histórico, além de celebrar os macos brasileiros, serve como forma de conscientização a respeito dos patrimônios espalhados por todo o mundo. Sua conservação e reconhecimento permite que a cultura, costumes, arquitetura e escultura de uma época continuem presentes na atualidade. Dessa forma, atuam como pontos turísticos e estão presntes nos livros de história.

 

Desenvolvido por: Heloísa Ançanello

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online