Palavras francesas no cotidiano brasileiro

26 de fevereiro de 2018
Por  Administrativo

Palavras francesas estão mais presentes em nosso cotidiano do que imaginamos, principalmente nas cidades grandes! Antes de mais nada, precisamos lembrar que as palavras francesas ou mesmo palavras que ao serem incorporadas ao português, sofreram o processo que conhecemos por “aportuguesamento”, sendo adaptadas da língua francesa. Essa tal adaptação é também chamada de galicismo ou francesismo. Pois é, les amis, tem um nome para isso!

Vamos a elas:

1ª – Metrô

Primeiramente temos metrô, do francês métro. A origem da palavra vem de “metropolitaine”, semelhantemente com a palavra em português “metropolitano”, manifestada no século XV com o surgimento da noção de cidade grande e do seu crescimento na arquitetura;

2ª – Menu

Traduzida por cardápio, a palavra menu no Brasil é muito utilizada em ambientes para além do restaurante, bem como em listas e conjunto de diferentes temas fora famosa comida. A propósito, a popular frase “á la carte” também é uma expressão francesa, que do mesmo modo remete à noção de cardápio;

3ª – Toalete

Do original toilette, a palavra é usada como sinônimo de banheiro, sanitário, assim como do antigo WC;

4ª – Chefe

Como o brasileiro é um povo trabalhador, é praticamente impossível que você não conheça a palavra chefe! Ela vem do original chef, que tem o mesmo significado: patrão, dirigente, líder, por vezes diretor, ou por outro lado, encarregado.

5ª – Garçom

Por último temos “garçon, que significa menino, garoto ou rapaz. A palavra francesa foi incorporada no nosso idioma com um sentido muito específico, que remete à ideia de funcionário, que trabalha servindo pessoas em restaurantes, cafés… O que algumas pessoas também fazem no português mesmo, como o “Ei, moço”, ou o afetuoso “Ei, amigo!”, entre outros…

E você, já ouviu alguém trocando “garçom” por outro nome? Ou se lembra de outra palavra francesa que usamos no dia a dia? Comente!

E que tal aprender essas e outras palavras com o melhor curso online do Brasil? Conheça a metodologia única e inovadora do CFOL e alcance a fluência no idioma francês em tempo recorde!

 

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online
Skip to content