Olimpíadas de Paris 2024: aprenda francês e prepare-se para os jogos!

23 de agosto de 2021
Por  Curso de Francês Online

No ano de 1924 a França foi sede dos jogos olímpicos, e agora, com exatos 100 anos, será a grande responsável por organizar e sediar as Olimpíadas de Paris em 2024. Com o fim dos Jogos Olimpícos de Tóquio 2020, a atenção dos amantes de esporte e torcedores voltaram-se a capital francesa para conferir os principais anúncios e novidades da próxima edição.

Com pouco menos de três anos, a cidade luz já iniciou os preparativos para receber a competição. Em outras palavras, tanto os atletas, quanto o planejamento dos jogos e das cerimônias já estão em andamento. A abertura do evento tem sua data marcada para o dia 26 de julho de 2024, às margens do rio Sena.

Em declaração aos grandes veículos de comunicação, o governo francês anunciou quais serão as medidas de infraestrutura, bem como o compromisso com o meio ambiente durante o evento. Além disso, também foram anunciadas mudanças a respeito das modalidades de competição, vagas para atletas e cotas de gênero.

Assim como o país e os atletas, o CFOL tem o compromisso de preparar nossos alunos e torcedores para as Olimpíadas de Paris em 2024. Dessa forma, este artigo apresenta as principais mudanças e novidades dos próximos jogos olímpicos franceses, e começa sua preparação para atingir a fluência em 2024.

Olimpíadas de Paris 2024

Paris 2024: infraestrutura

O grande compromisso da infrestrutra de Paris 2024 é com o meio ambiente. O país sede tem o comprometimento já firmado em buscar o menor impacto ambiental possível durante os jogos, a começar pelas arenas e espaços de competição.

Dessa forma, a alternativa encontrada pelos franceses foi a reutilziação e revitalização de espaços já existentes, construções de arenas temporárias e até mesmo a utilização de diversos pontos turísticos como palcos da competição.

A informação divulgada pela CNN Brasil, é de que o comitê organizador das Olimpíadas de Paris 2024 está se preparando para uma redução de 55% em sua pegada de carbono em comparação com outras edições. A informação complementa ainda que, o objetivo é que 75% das instalações sejam anteriores ao jogos, e 20% sejam apenas temporárias. Portanto, apenas 5% da infraestrutura da competição será nova e permanente.

Não somente preocupados com o impacto de construções, a sede dos próximos jogos olímpicos também está comprometida com a questão do transporte. Dessa forma, a proposta apresentada é que as modalidades, em sua maioria, estejam localizadas nos perímetros de Paris. No entanto, caso não seja possível comportar os esportes em sua totalidade, estes serão alocados em locais próximos da cidade.

Em outras palavras, será possível acompanhar o vôlei de praia na Torre Eiffel, o basquete na Place de la Concorde e a maratona aquática nas aguas do Rio Sena. Isso permite que os torcedores possam se locomover utilizando meios de transporte ecológicos e com o menor impacto no meio ambiente.

Modalidades e atletas

As Olimpíadas de Paris 2024 contarão com a disputa de 38 modalidades. Entre estas, algumas estarão fazendo sua estreia, enquanto outras, já muito tradicionais, não estarão presentes. Este é o caso do breakdance e do karatê.

Enquanto o primeiro terá em París sua primeira participação em uma competição olímpica, o segundo teve sua despedida na edição de 2020, em Tóquio. Alguns esportes muito comentados durante a última edição também estão confirmados em 2024, como por exemplo surf, skate e escalada.

Uma mudança considerável na olimpíada francesa será o número de atletas. Este, foi reduzido para 10.500, cerca de 600 a menos em comparação a japonesa. Além disso, pela primeira vez na história a participação de homens e mulheres será igualitária, sendo 50% das vagas destinadas a cada um.

Olimpíadas de Paris 2024: como me preparar?

O pouco menos de três anos para a edição dos jogos é tempo suficiente para que você se prepare.  Assim como os atletas treinam diariamente para aprimorar suas técnicas, você pode criar um ritmo de estudos para aprender francês, e até quem sabe, alcançar a fluência antes de 2024.

Os benefícios de visitar um país tendo conhecimento da lingua falada no local são inúmeros. Em outras palavras, é possível se locomover com maior facilidade, encontrar restaurantes que se adequem ao seu gosto e ainda visitar os pontos turísticos. Dessa forma, além de aproveitar os jogos olímpicos, é possível ter uma imersão na França.

Com o Curso de Francês Online, você pode se preparar acompanhado por uma plataforma 100% online, com atividades interativas e aulas de conversação ao vivo com tutores nativos. A combinação de todos esses fatores, além de trazer o título de melhor e maior escola de francês EAD do Brasil, ainda permite que você alcance sua fluência 5 vezes mais rápido do que a média de outras escolas.

Dessa forma, com um plano de estudos e metas bem definidas, é possível alcançar a fluência em 12 meses. Portanto, você ainda teria mais de um ano para se aprimorar e arrumar as malas para a Olimpíada de Paris em 2024.

 

Desenvolvido por: Heloísa Ançanello

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online