10 motivos para aprender francês

23 de agosto de 2021
Por  Alexandrine

O aprendizado de idiomas é sempre um pré-requisito no momento de ser contratado para uma vaga, ou até mesmo conseguir uma bolsa de estudos no exterior. Não só os idiomas mais conhecidos, mas também outros, podem ser um grande diferencial em sua aprendizagem e destaque no mercado. O francês é uma lingua falada por mais de 500 milhões de pessoas, e assim é a 2º lingua estrangeira mais ensinada do mundo! Por isso, preparamos aqui uma lista com 10 motivos para aprender francês!

Motivos para aprender francês

1. Uma língua falada no mundo inteiro

Mais de 500 milhões de pessoas falam francês nos 5 continentes. A Francofonia engloba 68 Estados e Governos.

O francês é a segunda língua estrangeira mais ensinada no mundo inteiro, após o inglês. É o novo idioma mais falado no mundo. É também, junto com o inglês, a única língua que se pode aprender onde quer que você esteja, pois a França dispõe da maior rede de estabelecimentos culturais no exterior. Dessa forma, esse é um dos principais motivos para aprender francês.

2. Encontrar emprego

Falar francês e inglês representa uma vantagem para encontrar um emprego no mercado internacional de trabalho. Portanto, o conhecimento do francês abre as portas das empresas francesas na França, no exterior e em todos os países francófonos, como o Canadá, a Suíça, a Bélgica e alguns do continente africano.

A França, quinta potência comercial no mundo e terceira terra de acolhimento para os investimentos estrangeiros, é um parceiro econômico de primeira categoria.

3. A língua da cultura

O francês é a língua internacional para a gastronomia, a moda, o teatro, as artes visuais, a dança e a arquitetura.

Dessa forma, conhecer o idioma significa ter acesso, em versão original, aos grandes textos da literatura francesa e francófona, bem como ao cinema e à musica. O francês é a língua de Victor Hugo, de Molière, de Léopold Senghor, de Edith Piaf, de Jean-Paul Sartre, de Alain Delon e de Zinedine Zidane , entre tantos outros.

Descubra também uma forma original de aprender o francês e conhecer o rico universo do vocabulário de diversas áreas graças aos cursos especializados dos CFOL.

4. Vamos viajar?

A França é o país mais visitado do mundo inteiro, com mais de 70 milhões de visitantes por ano. Para quem possui noções de francês é muito mais agradável visitar Paris e todas as regiões da França (desde a belíssima Cote d’Azur até os cumes nevados dos Alpes, passando pelo litoral selvagem da Bretanha), além de também poder compreender a cultura, o espírito da população e a arte de viver “à La française”.

O francês também é útil quando se viaja à África, à Suíça, ao Canadá, a Mônaco, às Ilhas Seychelles, etc. Planejou fazer um viagem pela França? Conheça já os cursos de francês para Viagens e Turismo para um passeio mais agradável.

5. Estudar em Universidades francesas

Falar francês permite, sobretudo, estudar na França. Em outras palavras, em Universidades de reputação ou em grandes Escolas de Comércio e de Engenharia, que se situam entre os melhores estabelecimentos superiores da Europa e do mundo.

Os alunos que conhecem a língua francesa podem receber bolsas de estudos do governo francês, para fazerem cursos de pós-graduação na França em quaisquer disciplinas. Dessa forma, podem obter um diploma reconhecido internacionalmente.

6. A outra língua das relações internacionais

O francês é ao mesmo tempo língua do trabalho e língua oficial na ONU, na União Europeia, na UNESCO, na OTAN, no Comitê Internacional Olímpico, na Cruz Vermelha Internacional. Bem como em várias instâncias jurídicas internacionais.

É a língua das três cidades em que se encontram sediadas as instituições europeias: Estrasburgo, Bruxelas e Luxemburgo. Portanto, falar francês seria para você a oportunidade perfeita de estudar as relações internacionais e/ou trabalhar em organizações internacionais.

7. Abertura para o mundo

Após o inglês e o alemão, o francês é a terceira língua na internet, vindo antes do espanhol.

Compreender a língua francesa permite ter outra visão do mundo, através da comunicação com os falantes da língua francesa em todos os continentes e ter acesso à informação através de grandes meios de comunicação internacionais em língua francesa, como os canais TV5 e France 24, e emissoras de rádio como a Radio France Internationale.

8. Agradável de aprender

O francês é uma língua de fácil aprendizagem. Existem numerosos métodos de aprendizagem de francês no estilo “Aprenda brincando”, tanto para crianças como para adultos. Os alunos também podem atingir rapidamente o nível da comunicação em francês.

9. Para aprender outras línguas

O aprendizado da língua francesa facilita a aprendizagem de outras línguas, notadamente as línguas latinas (o espanhol, o italiano, o português e o romeno), mas também o inglês, dado que o francês originou mais da metade do vocabulário atual da língua inglesa.

10. A língua do amor e da mente

Aprender a língua francesa é, em primeiro lugar, ter o prazer de aprender uma bela língua, rica e melodiosa, que é muitas vezes chamada a língua do amor. O francês também é uma língua analítica, que estrutura o pensamento e desenvolve o espírito crítico, o que é extremamente útil em discussões e negociações.

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online