Morar no Quebec: as oportunidades que você está perdendo!

26 de março de 2019
Por  Alexandrine

Primeiramente, uma curiosidade é que, diferentemente do que muitos pensam por conta da colonização francesa, o Quebec não é um departamento francês, bem como a Guiana Francesa e a ilha da Reunião. Nesse sentido, se você morar no Quebec, está morando em umas das províncias canadenses e abriga 24% da população do país. Apesar da presença de uma minoria anglófona, a região tem a língua francesa como idioma oficial.

Além de ser a província com a maior porcentagem de bilinguismo, o Quebec ocupa o 12º no ranking mundial de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Em virtude da sua população acolhedora, dos altos padrões de qualidade de vida, assim como com o respeito à diversidade, a região tem atraído cada vez mais estrangeiros do mundo todo.

Depois que apresentarmos todas as vantagens que morar no Quebec proporciona aos estrangeiros, tenho certeza que você não vai hesitar em começar o seu curso de francês online.

Antes de qualquer coisa não se esqueça os outros textos da semana do Quebec

Esse é o primeiro artigo da Semana do Quebec no CFOL. Confira a série:

#2 Quebec a província que contrata brasileiros

#3 Estudar no Quebec: conheça o sistema de educação

#4 Estudar no Quebec: conheça o sistema de educação

#5 Minha experiência em vivendo em Montreal, Quebec

Estudar e morar no Quebec

Sendo a província norte-americana com mais jovens universitários em relação à sua população, o Quebec dispõe de escolas públicas e privadas de qualidade. Para estudar na região é requisitada uma taxa de escolarização, mas os valores são acessíveis. No ensino superior, também é possível encontrar instituições de qualidade e de baixo custo, em geral subsidiadas pelo próprio governo da província, em contraposição ao resto do Canadá.  As universidades mais conhecidas da região são a Université du Québec à Montréal, a McGill University, também em Montréal e a Université Laval, na cidade do Quebec.

Prédio de Artes da McGill University, em Montréal.

Sistema de saúde gratuito 

Em primeiro lugar, o Quebec conta com um sistema de saúde integrado e gratuito para toda a população. Ele cobre todos os cuidados médicos essenciais, exceto cirurgias estéticas e procedimentos ligados a medicinas alternativas. Uma média de 3 meses é esperada para a obtenção do direito, após a chegada. Nesse meio tempo, é recomendado contratar um seguro de saúde provisório. Todos podem se beneficiar do serviço, exceto residentes a curto prazo.

Oportunidades de trabalho para morar no Quebec

A situação de pleno emprego e a alta demanda de profissionais de qualidade na região tornam as oportunidades para estrangeiros cada vez mais interessantes. Atualmente existem diversas plataformas online em atividade que recrutam interessados em desenvolver suas carreiras na província quebequense. A agência de desenvolvimento Québec International, por exemplo, que atua recrutando profissionais em diversos países, abriu em janeiro de 2019 candidaturas para brasileiros do setor de TI, de games, da saúde, da indústria e da administração, oferecendo salários de até 16 mil reais. Logo, o conhecimento do francês é um requisito primordial para a admissão aos cargos.

Sympa, non?!

Este é o primeiro texto da Semana do Quebec no blog do CFOL. Então continue nos acompanhando para não perder os próximos!

Portanto, comece a aprender francês agora mesmo para se preparar para morar no Quebec! O Curso de Francês Online – CFOL é prestigiado enquanto parte do grupo IFESP, a melhor escola de francês online no Brasil! Nossa meta é difundir a cultura e a língua francófona no Brasil com excelência e qualidade, democratizando o ensino e permitindo que todos possam ter acesso a um bom aprendizado de francês.

 

 

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online