Questions? Feedback? powered by Olark live chat software

Livros para aprender francês

Por Administrativo abril 23, 2019

Ler é uma prática muito importante, não só porque estimula nossa imaginação, mas também porque possibilita o enriquecimento linguístico e cultural. Pensando naqueles que estão na trilha de aprendizagem da língua francesa, nós separamos alguns livros franceses que vão te ajudar a ficar ainda mais fluente na língua francesa. Alguns deles você já deve conhecer, outros talvez você não conheça, mas de qualquer forma vale a pena tentar lê-los. Se quiser ver mais dicas de livros franceses, veja também o nosso artigo sobre os livros franceses mais lidos.

 

Alguns alunos tentam ler livros para um nível de língua francesa que eles ainda não têm o que pode ser bem frustrante e desestimular mais do que estimular. Por isso, fique atento ao nível de francês para os quais recomendamos os livros, assim você consegue escolher um livro que condiz com o seu nível de língua.

 

Nível: A2 – Básico 2

Antoine de Saint-Exupéry – Le Petit Prince

Compre aqui

Lido por adultos e crianças, O Pequeno Príncipe foi escrito por Saint-Exupéry, no livro é possível perceber sua própria história de vida que se mistura com a narrativa ficcional.

O livro conta a história de um aviador que sonhava em ser pintor quando criança, com a desmotivação que recebeu dos adultos, seguiu carreira de piloto. Em um dado dia, quando pilotava, se viu em uma situação de emergência e precisou parar o avião no deserto do Saara, onde estranhamente conheceu um menino vindo de um asteroide. O pequeno príncipe lhe conta as suas aventuras e o faz notar que, mesmo na sua ingenuidade de menino, ele conhece muito sobre a vida. A obra é uma verdadeira crítica aos costumes dos adultos e provoca reflexões sobre questões profundas como a solidão, o sentido da vida, o amor e a perda.

Esse livro é recomendado também para os níveis de francês, por ser um livro de fácil leitura. Além disso, muitas pessoas mesmo que não o tenham lido conhecem um pouco sua história, o que facilita na hora de ler pela primeira veze em outra língua. Por isso, a partir do nível A2 (básico 2) é possível ler o livro.

 

B1 – Intermediário 1

Albert Camus – L’étranger

l'étranger

Compre aqui 

Em meio a um contexto de guerra, o romance L’Étranger ressalta pontos trágicos da condição humana: o absurdo, o limite entre aspirações e a realidade. A obra faz parte de uma trilogia conhecida como “ciclo do absurdo”, que inclui o ensaio O mito de Sísifo e a peça de teatro chamada Calígula.

O livro teve uma adaptação para ao cinema: Lo Straniero de Luchino Visconti, que rendeu muitas outras influências no cinema e na música popular, como a canção Killing an Arab do The Cure.

A obra é muito conhecida e narra a vida de Mersault, condenado à morte por matar um árabe a troco de nada, sendo por isso uma narrativa que fala muito sobre o homem do século XX. Mersault leva uma vida banal, comete o crime, é preso, julgado; tudo gratuito, sem sentido, apenas mais um homem arrastado pela correnteza da vida e da História.

O livro não é muito difícil de ler, o vocabulário é acessível o que faz com que um aluno de nível B1 consiga lê-lo tranquilamente.

 

B2 – Intermediário 2

Philippe Delerm – La Première Gorgée de bière et autres plaisirs minuscules

La Première Gorgée de bière et autres plaisirs minuscules

Compre aqui

 

No princípio o livro La Première Gorgée de bière et autres plaisirs minuscules pode parecer confuso já que o autor Philippe Delerm usa de uma língua poética, seu discurso subjetivo e cheio de minúsculas descrições faz com que o leitor leve algum tempo para se adaptar ao seu ritmo, mas assim que ele se adapta é possível vivenciar todos os pequenos prazeres da vida que Delerm propõe discursar neste livro. O vocabulário não é muito difícil, o que possibilita a alguém de nível B1 ler o livro tranquilamente e ainda aprender novos vocabulários, dentre eles, muitos adjetivos.

No livro, Philippe Delerm se dedica em cada capítulo a fala de um prazer diferente, a forma como ele escreve faz com que por meio apenas de palavras, seja possível sentir a sensação que ele tenta passar de um almoço no terraço e do primeiro gole de uma cerveja. Esse livro é recomendado para o nível B1 de francês.

 

Patrick Modiano – Ronde de nuit

la-ronde-de-nuit

Compre aqui

O livro Ronde de Nuit de Patrick Modiano conta a história de um homem que trabalha para a Resistência ao mesmo tempo em que para a Gestapo francesa.

 

A história é bem intensa, mas no quesito língua não apresenta grandes dificuldades. A parte mais difícil pode ser a contextualização dos acontecimentos e entender o que eles representam na história. Para um aluno do nível B1 não será difícil acompanhar a história.

 

Julio Verne – Vingt mille lieues sous les mers

vignt mille lieues sous les mers

Compre aqui

Esse livro é um clássico e é o favorito de muitos franceses. O livro se passa em 1866 e conta a história do capitão Nemo que construiu um submarino, apelidado de Náutilus que é uma máquina autônoma do meio terrestre, sendo movido somente por meio da eletricidade. Nemo junto com sua tripulação corta relação com a civilização, eles se alimentam, geram energia e matéria prima do que encontram no mar.

Contudo, essa máquina criada pelo capitão Nemo provoca desastres em navios e embarcações e por isso o mundo começa a temê-los, achando que eles são um monstro marinho, uma quimera gigante que deve ser exterminada. Por isso, em outro navio partem o professor Aronnax, Ned Land e Conseil a fim de tentar exterminar esse grande monstro. O que acontece depois é preciso ler o livro pra ver.

A aventura é muito divertida e intrigante de ler, o vocabulário pode parecer específico em algumas passagens, mas para alguém no B1 ou B2, é possível aproveitar tudo o que o livro tem a oferecer.

 

C1 – Avançado 1

Marcel Proust – Un amour de Swann

Compre aqui

 Un Amour de Swann é parte do primeiro livro francês Recherche du Temps Perdu de Proust, Le côté de Chez Swann, obra que conta com um total de 7 livros. Essa parte do primeiro livro é tão importante e irreverente que ela foi publicada separadamente como se fosse outro livro. Claro que o ideal seria ler os 7 volumes da Recherche du Temps Perdu, já que Proust elabora toda uma teoria ao longo dos livros. Ainda assim, para um primeiro contato com Proust ler somente Un amour de Swann pode ser um bom início, pois o livro foca na história de amor entre Swann e Odette, um amor conturbado e cheio de ciúmes, como a maioria das relações amorosas presentes nos livros de Proust.

Ler Proust não é fácil, porque o autor é conhecido por ter uma escrita confusa, o que dificulta sua leitura, além do uso de um vocabulário muito específico. Assim sendo, recomendamos para nível a partir de C1.

Conheça nossa plataforma e toda sua metodologia inovadora. Vem aprender francês com a gente!

 

Social Shares

Artigos relacionados

Escrever comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *