Primeiramente, a influência francesa em Curitiba é inegável e ela remonta a uma influência geral que os franceses desempenharam em todo o estado do Paraná. No artigo de hoje nós separamos alguns eventos que ilustram essa influência francesa no Paraná, como isso modificou o mercado de trabalho local e como você fará hoje um curso grátis para aprender francês em Curitiba.
Franceses na história de Curitiba
Piratas franceses
Segundo o historiador Antonio Vieira dos Santos, alguns piratas franceses chegaram no Paranaguá, em 1726. Como resultado, foi feito um edital da Câmara Municipal de Paranaguá, proibindo que os moradores fizessem contatos comerciais com esses franceses.
Intelectuais franceses em Curitiba
Alguns intelectuais franceses vieram para o Brasil com o intuito de anotar impressões descobertas na região. Um dele foi Auguste Saint-Hilaire, que ficou 6 anos no Brasil para estudar a botânica do país, expedição que eventualmente tornou possível a publicação do Viagem à comarca de Curitiba em 1820.
Outro artista que marcou presença em Curitiba foi o pintor francês Jean-Baptiste Debret, um dos artistas mais famosos que vieram com a missão artística francesa ao Brasil em 1816, missão essa que também levou alguns intelectuais ao Rio de janeiro como falamos no artigo sobre influências francesas no Rio de Janeiro. Dessa forma, Jean-Baptiste Debret é o responsável por uma das imagens mais antigas da cidade de Curitiba.
Curitiba e suas colônias francesas
Curitiba, de todas as cidades do sul do Brasil, é a que mais teve colônias francesas, entre elas estão: Argelina, Santa Cândida, Orleáns, Rivière, Dom Pedro, bem como Santo Inácio. Essas colônias em sua maioria datam de 1870, sendo Argelina a mais antiga, datada de 1869.
Chegada solitária
Embora os franceses tenham instalado algumas colônias francesas no Brasil, a maioria dos estrangeiros vinha sozinha e se integrava à comunidade local. Isso porque a imigração francesa ao Brasil foi feita de forma esparsa por alguns momentos da história.
Como isso influenciou Curitiba?
1. Muitas empresas francesas no estado do Paraná
Essas influências elevam cada vez mais o número de empresas francesas no estado do Paraná, fazendo inclusive com que o embaixador na França, Laurent Bili, anunciasse que pretende aumentar o número de empresas francesas no estados, que hoje em dia correspondem a 4o empresas francesas no total. Algumas dessas empresas são: Saint Gobain, GPA e Carrefour.
2. Possibilidade de duplo diploma universitário com a França
Afinal, a Universidade Federal do Paraná possui convênios de duplo diploma com a Université Grenoble 3, Université Lumière Lyon 2, assim como com a Université Rennes. Portanto, você estuda parte no Brasil, parte na França e obtém 2 diplomas!
Opções de metrado sanduíche:
Letras, Université Lumière Lyon 2
Jornalismo, Université Lumière Lyon 2
Opção mestrado tripartite:
Filosofia, Université de Sherbrooke e Universite Rennes
Donc, vamos começar a estudar Francês?
Sabendo de toda essa influência francesa e todas as oportunidades que podem, como resultado, se abrir para você, que tal começar seu curso de francês em Curitiba?
Por fim, o Curso de Francês Online – CFOL, do grupo IFESP, é reconhecido por ser a melhor escola de francês online no Brasil! Nossa meta é conseguir difundir a cultura e a língua francesa no Brasil com excelência e qualidade, permitindo que todos possam ter acesso a um bom ensino de francês.
Bon cours et à bientôt !