Grandes empresas procuram o IFESP para formação em francês

26 de fevereiro de 2018
Por  Alexandrine

Atualmente o Instituto vem se fortalecendo nos negócios B2B e atraindo grandes empresas multinacionais, assim como grupos com sede na França, ou que mantêm relações comerciais com o país. O objetivo é oferecer parcerias que prezam pela confiança mútua e pela constância.

Almejando a liderança do mercado nacional de ensino de francês, o IFESP engrenou várias mudanças para aprimorar a qualidade dos cursos. O Instituto também tem retorno das oferta de cursos para funcionários públicos, através de licitações e assinatura de convênios com órgãos do Poder Público, assim como à formação de profissionais de grandes grupos empresariais. Essa relação B2B (Business to Business) é uma das qualidades do instituto. Buscando sempre uma aproximação com nomes consagrados do mundo dos negócios, interessados em proporcionar formação em francês para seus colaboradores.

A procura do instituto por novas empresas que buscam um ensino inovador, interativo e dinâmico tem multiplicado. “As empresas entenderam que o ensino moderno e de alta qualidade de nossa escola virtual de francês. Somando aos descontos para planos empresariais, temos um sinônimo de fidelização, enquanto para os colaboradores, é considerado um benefício.”, avalia Pauline Charoki, diretora de estratégia e Business Development do IFESP.

A principio, um dos mecanismos de fortalecimento das parcerias é a aproximação com os departamentos de Recursos Humanos das empresas. Isso permite adaptar os convênios e torná-los exclusivos em função das necessidades de cada instituição. Logo, cada curso é uma experiência única e 100% satisfatória para todos os agentes envolvidos.

Outro ponto forte do IFESP é entrar em contato com as empresas parceiras, demonstrando quão importantes são e para valorizar os empresários e colaboradores, simultaneamente. “A fidelização é a chave de tudo, pois empresas são mais estáveis e menos mutáveis do que indivíduos. É por isso que os negócios B2B tendem a seguir duas características: a constância e a reciprocidade da confiança.”, enfatiza Pauline.

Integração cultural e visibilidade

 A diretora de estratégia do IFESP acredita que a necessidade de integração cultural faz com que muitas empresas queiram fazer convênios com o IFESP, formando seus funcionários em francês.

Grandes grupos franceses filiados no Brasil, como por exemplo, SYSTRA, DANONE e AXA, precisam capacitar seus colaboradores brasileiros no idioma estrangeiro. Os fatores são variados: desde a necessidade de se comunicar com experts francófonos, como nos casos da TIMAC AGRO e da ALBIOMA, até o sonho de subir na carreira por meio de missões profissionais na França, como ocorre entre colaboradores de grupos como GPA e CLUB MED.

Outro exemplo é estreitar a relação com clientes estrangeiros, como no caso da ACCOR HOTELS. “As razões para aprender francês no meio empresarial são inúmeras. Temos muitas empresas que também nos procuram porque almejam uma comunicação produtiva entre seus colaboradores brasileiros e expatriados franceses”, acrescenta.

Por outro lado, essa visibilidade do IFESP no ramo B2B tem muito a ver com o sucesso do instituto em suas redes sociais e páginas de internet. Destacando o canal no YouTube, com centenas de videoaulas de francês gratuitas. “Esse investimento nos levou ao conhecimento de muitas empresas e nos deu o ímpeto de desenvolver programas de capacitação voltados para multinacionais”, conta Pauline.

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online