IFESP se consolida como parceiro estratégico de funcionários públicos

26 de fevereiro de 2018
Por  Alexandrine

O curso de francês online é o carro-chefe do Grupo IFESP, e eventualmente, vem buscando se tornar líder nacional em digital learning. Essa nova etapa está crescendo por meio da participação em licitações e da assinatura de convênios, junto às instituições do Poder Público. O objetivo: formar grandes contingentes de servidores públicos na língua francesa. O instituto vai capacitar juízes da área trabalhista e profissionais ligados à ANAC, repetindo o sucesso de outras parcerias assim como a formação de soldados do exército brasileiro em língua francesa.

Atualmente, as mais recentes conquistas do IFESP são os acordos firmados com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e com o Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP). “Nós gostaríamos de oferecer formação em francês para servidores das esferas federal, estadual e municipal, tanto na administração direta quanto na indireta”, destaca Alexandrine Brami, sócia-diretora do IFESP. Contudo, é importante observar que os alunos pretendidos incluem membros de autarquias e agências que gravitam em torno do Poder.

O IFESP aposta na amplitude do funcionalismo público em suas três esferas. “Concursados ou comissionados, todos ali estão pelo mérito de sua competência no trabalho ou por terem passado em concursos muito difíceis.”, pondera Alexandrine. Portanto, esse nicho é feito majoritariamente por pessoas interessadas e aptas a um aprendizado sólido e profícuo do francês.

Crescer profissionalmente

A possibilidade de ascensão profissional pela língua francesa é o grande trunfo que o IFESP oferece aos funcionários públicos. “O francês é um meio para quem deseja se destacar e ganhar pontos na carreira ao apresentar os certificados e diplomas obtidos, abrindo portas, inclusive, para intercâmbios e estudos no exterior.”, sublinha a diretora.

Quanto ao TRT-SP, os juízes do trabalho receberão uma capacitação em francês que seguirá o já conhecido padrão de qualidade do IFESP. Bem como podem testemunhar centenas de militares que estudam a língua devido à licitação pública ganha pelo IFESP. Já os profissionais da ANAC terão descontos especiais nos cursos oferecidos.

O IFESP aposta no aumento de representatividade que a língua pode trazer para a diplomacia brasileira. “Todos esses funcionários poderão utilizar o francês em encontros internacionais, já que o francês é a segunda língua da ONU e possui ampla disseminação em todos os órgãos diplomáticos”, lembra.

E-capacitação: ensino sem barreiras

Um bom exemplo é o de Larissa Coloratti. Ex-aluna de Alexandrine, ingressou na prestigiosa École Sciences Po e atualmente trabalha na embaixada da França em Brasília. “A Larissa é alguém que representa a cultura brasileira em meio francês, uma espécie de ‘embaixadora cultural’. Tornou-se cidadã do mundo e participa na construção de laços diplomáticos importantes para o Brasil.” conta a diretora, orgulhosa.

Como resultado, a capacitação 100% online é outra vantagem dos cursos desenvolvidos pelo IFESP. “Em um país imenso como o Brasil, nós estamos quebrando barreiras. Vamos até a casa do funcionário público, que pode estudar no horário que quiser.”, finaliza Alexandrine, que aposta no ensino digital como forma de valorizar o tempo livre dos profissionais.

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online