Fluência em francês: como e quando alcançar?

5 de julho de 2021
Por  Curso de Francês Online

A fluência em francês é um dos objetivos mais almejados quando se começa o processo de aprendizagem deste idioma. Não somente deste, mas também de qualquer outra língua. Além dessa grande meta, várias outras estão presentes durante toda a jornada.

Do momento em que se decide começar um curso de idioma, até o início das aulas e a aparição dos resultados, estão envolvidas muitas horas de estudos e dedicação. Seja qual for o objetivo que você tenha definido, como por exemplo, trabalho, viagem, ou desenvolvimento pessoal, um bom roteiro de estudos e planejamento são fatores chave para seu sucesso.

Pensando na fluência em francês, surgem diversas dúvidas. Afinal, o que é ser fluente em um idioma? Ou ainda, como alcançar esse nível? E, a mais comum de todas, como acelerar o processo até a fluência?

Esse artigo tem por objetivo ajudar você, estudante de francês, a entender o que é a tão sonhada fluência. Em outras palavras, quais são os caminhos recomendados para que sua jornada de aprendizado seja a melhor e a mais rápida possível. Confira:

Afinal, o que é a fluência em francês?

Assim como em qualquer idioma, existem categorias que determinam seu conhecimento e avanço no dominio da linguagem. Nestas, é possível determinar qual seu grau de familiaridade com o idioma, vocabulário e situações nas quais seu nível será o suficiente. Portanto, a fluência seria, basicamente, a última dessas categorias.

Como forma de exemplificar, aqui estão as descrições dos níveis de proficiência, segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas:

A – Inicantes (falante elementar):

  • A1: compreende e é capaz de se comunicar utilizando expressões simples e cotidianas; sabe apresentar-se, falar sobre o local onde vive e outras características básicas; consegue manter uma conversa desde que o interlocutor mantenha um ritmo lento e fale de forma clara.
  • A2: compreende e é capaz de comunicar-se a respeito de assuntos simples, como questões familiares, pessoais ou do ambiente em que está; consegue trocar informações simples e objetivas.

B – Intermediário (falante independente):

  • B1: consegue compreender os pontos essenciais da linguagem padrão em contextos cotidianos; consegue se comunicar facilmente e tem boa desenvoltura ao comentar sobre acontecimentos, experiências e futuros projetos.
  • B2: compreende assuntos concretos e abstratos de forma clara; consegue se comunicar com nativos sem nervosismo e de forma espontânea; consegue se expressar a respeito de diversos assuntos.

C – Avançado (falante experiente):

  • C1: consegue compreender textos longos e complexos, além de identificar implicitos; comunica-se de forma fluente e é capaz de utilizar a lingua em todos os aspectos ; consegue se expor de forma clara e complexa.
  • C2: não se esforça para compreender o idioma e está familiarizado com a fala e escuta; capaz de argumentar de forma coerente; comunica-se de forma fluente e precisa a respeito de quaisquer assuntos, simples ou complexos.

Como apresentada na classificação acima, ser fluente engloba todas as competências descritas no nível avançado da língua. Portanto, a fluência em francês contempla as capacidades de fala, escrita, escuta e entendimento em seus níveis plenos.

Em quanto tempo posso ser fluente?

O tempo não é uma regra, e depende de vários fatores, como por exemplo, sua facilidade em aprender um idioma, a similaridade dele com sua lingua nativa, sua dedicação e outras variáveis.

O Foreign Language Training ( Treinamento de Linguas Estrangeiras), do Departamento de Estado Americano, realizou um levantamento da média de horas que são necessárias para alcançar a fluência. Vale ressaltar que, nessa pesquisa, foi levada em consideração a similaridade do francês com o inglês, e, portanto, pode haver variações quando estamos falando de nativos em português.

Segundo esta, são necessárias de 600 a 750 horas para alcançar a fluência em francês.  Portanto, se você se dedicar 1 hora por dia, levaria de um ano e meio a dois anos para alcançar a fluência.

No entanto, existem metodologias modernas que permitem que esse processo seja potencializado, e por consequência, mais rápido. No Curso de Francês Online, é possível que o nível fluente seja alcançado 5x mais rápido do que a média de outras escolas brasileiras.

Portanto, com sua dedicação, planejamento e nossa metodologia, a fluência em francês não precisa ser um sonho tão distante.

Então, o que fazer para alcançá-la mais rápido?

Assim como qualquer processo de aprendizagem, a resposta é muito particular, e depende totalmente do aluno em questão. Como dissemos anteriormente, é preciso combinar os fatores chave de planejamento e dedicação, para assim alcançar o seu resultado.

Mesmo sendo um processo totalmente individual, ainda existem algumas dicas e técnicas para que o avanço no idioma aconteça de forma mais rápida. Entre elas estão:

  • Crie uma rotina de estudos: 

Ao definir quanto tempo se dedicará por dia você terá uma constância no seu aprendizado que poderá ser percebida rapidamente. Em outras palavras, priorize tempos de estudo de qualidade do que passar horas tentando aprender um mesmo conteúdo.

  • Aplique o idioma:

Não fique preso apenas ao ambiente do curso de francês. Procure novas oportunidades para colocar seu aprendizado em prática. Seja este por meio de filmes, séries e podcasts, ou até mesmo em uma conversa com nativos.

  • Defina metas realistas:

Sabendo que o processo é longo, não espere resultados imediatos. Busque estabelecer metas mensais ou trimestrais para acompanhar seu aprendizado de forma real. Caso não as alcance, busque rever qual o motivo. Por outro lado, se o objetivo foi alcançado com facilidade, desafie-se.

  • Invista em um bom curso de francês: 

O investimento em um curso de idiomas é algo que terá resultados a longo prazo e tem impacto direto na sua vida pessoal e profissional. Pensando nisso, calcule qual curso te oferece a melhor infraestrutura e benefícios. O Curso de Francês Online, por exemplo, conta com uma plataforma 100% online que pode ser acessada de qualquer lugar a qualquer momento, além de um time de tutores nativos dispostos a auxiliar na sua jornada.

Como você deve ter percebido, não existe uma receita mágica para alcançar a fluência em francês. Portanto, basta respeitar seus limites, e continuar seu aprendizado com planejamento e disciplina, e assim, os resultados com certeza aparecerão.

 

Desenvolvido por: Heloísa Ançanello

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online