Fête de la Victoire: o que os franceses celebram no dia oito de maio?

8 de maio de 2020
Por  Daniel.Caliope

Dia oito de maio é feriado na França, é o dia da chamada Fête de la Victoire. Mas que vitória é essa que os franceses celebram, você sabe? Não? Bom, neste artigo, a gente conta tudo o que você precisa saber sobre esta data tão importante da História da Europa e do Mundo!

 

Depois de quase seis anos de guerra, em 30 de abril de 1945, Hitler suicidou-se em seu bunker. Os Aliados que ocupavam a Alemanha desde fevereiro desse mesmo ano viram, dias após a morte do líder nazista, as tropas que defendiam a cidade de Berlim se renderem, em 3 de maio de 1945.

O general Alfred Jodl, chefe do Estado-Maior da Wehrmacht, assina, então, em 7 de maio, na cidade de Reims, na França, a rendição incondicional dos alemães. No dia seguinte, no dia 8 de maio de 1945 portanto, às 23:01, os combates são finalmente cessados na Europa. 

Um novo ato de rendição é firmado, em Berlim, no dia 8 de maio, entre os comandantes militares alemães e os aliados, retificando, assim o primeiro ato. 

A rendição dos alemães no dia oito marca, portanto, o fim da Segunda Guerra Mundial no continente europeu.

Contudo, é apenas em setembro de 1945, com a rendição do Japão, que a guerra termina oficialmente e de uma vez por todas.

Oito de maio, uma data controversa

Não são todos os países da Europa, no entanto, que fizeram do 8 de maio um feriado em comemoração ao fim dos combates contra a Alemanha Nazista. 

Na verdade, além da França, apenas a República Tcheca e a Eslováquia comemoram a rendição nesta data. Os russos, por exemplo, celebram o fato no dia 9 de maio (até porque, quando do momento do fim dos combates na Europa, às 23:01, graças ao fuso horário russo, já era dia 9 em Moscou).

E mesmo na França, as homenagens à data de rendição alemã nem sempre coincidiram com um feriado no dia 8.

Então, como foi escolhida a data para a Fête de la Victoire?

A princípio, no ano seguinte ao fim da guerra, tinha ficado estabelecido que comemoraria-se a rendição se o dia 8 de maio caísse em um domingo. Se não fosse o caso, deslocar-se-ia a celebração para o próximo domingo do mês. Infelizmente não deu certo, porque a data podia coincidir com a festa dedicada à Joana D’Arc.

Em 1953, dia 8 de maio é fixado como sendo feriado, mas não por muito tempo. Em 1959, a data volta a ser comemorada no segundo domingo do mês. Mas, pasmem, em 1968, tudo muda mais uma vez, e a celebração volta a ser comemorada dia 8, mas deixando de ser feriado.

E como reviravolta pouca nesta história é bobagem, em 1975, o presidente Valéry Giscard d’Estaing decidiu suprimir a comemoração da vitória sobre a Alemanha Nazista, em nome da reconciliação franco-alemã, e por isso criou o “Dia da Europa”.

Porém, no ano de 1981, temos novas mudanças! Pois François Mitterrand declara, dessa vez pela última vez até os dias atuais, o dia 8 de maio como sendo feriado em memória do fim da Segunda Guerra e dos seus combatentes.

Assim, desde então, a data virou uma espécie de ritual. O Presidente eleito passa em revista as tropas posicionadas na Place de L’Étoile, deposita uma grinalda de flores. Então, reacende a chama do sepulcro do soldado desconhecido (le tombeau du soldat inconnu), em homenagem aos soldados que morreram pela França.

Ufa! Quanto plot twist para uma data só, não é mesmo? Se você gostou de saber da história do oito de maio na França, conta para a gente aqui nos comentários!

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online