Conhecendo a população da França

1 de setembro de 2020
Por  Alexandrine

Você sabe quais são os países mais populosos da Europa? Não? Aqui estão: a Rússia, a Alemanha, o Reino Unido e em seguida… a França! Sim, a população francesa, que é em mais de 81% urbana, já passa de 65.2 milhões de pessoas, fato que atribui à essa nação o quarto lugar dentre os países europeus com maior número de habitantes.

Este artigo é para todos que – aprendendo francês ou sonhando em estudar, morar e trabalhar em terras francesas – têm interesse em conhecer melhor as características da população da França, entendendo aspectos como qualidade de vida e maiores densidades demográficas. Confira só! 

 

1. Indícios da alta qualidade da vida

Em 2019, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da França foi de 0.891, um dos maiores do mundo! Isso quer dizer, uma vez que o indicador leva em conta tanto as características econômicas quanto as características sociais de cada país, que o povo francês tem acesso a uma excelente qualidade de vida. É a mescla entre boa educação, boa saúde e alta renda per capita.

O reflexo não poderia ser outro senão, dentre outras coisas, a elevada expectativa de vida e a baixíssima taxa de mortalidade infantil! 

Os franceses vivem, em média, 83 anos. Se as mulheres geralmente alcançam a idade aproximada de 85.8 anos, os homens, por sua vez, chegam até por volta dos 80.3. 

Ademais, a taxa de mortalidade infantil é de 2.7 para cada 1.000 nascimentos, sendo que há, ainda, a média pouco expressiva de 3.2 mortes para cada 1.000 crianças menores de cinco anos.

Vale citar também que, no que diz respeito à área da educação, o país se destaca bastante! É que a França possui um índice de alfabetização muito grande – cerca de 99%!

 

2. Regiões mais povoadas e cidades mais populosas

A maior concentração humana está na Île-de-France, que registra mais de mil residentes por quilômetro quadrado. A região, que integra cidades como Paris, Versalhes, Rambouillet, Mantes-la-Jolie, Montmorency e Évry, atraiu inúmeros franceses durante as ondas de êxodo rural e é, até hoje, polo de atração para muitos imigrantes.

Também são bem povoadas as regiões de Auvergne-Rhône-Alpes, no centro leste, e de Hauts-de-France, ao norte. 

Já no que diz respeito às cidades mais populosas, Paris ocupa a primeira posição, com mais de 2.1 milhões de pessoas! Em seguida, está Marseille, Lyon, Toulouse e Nice, com, respectivamente, 794, 472, 433 e 338 mil habitantes.

 

Lembre-se: ter uma dimensão dos aspectos demográficos é muito importante para todos os interessados em morar, estudar ou trabalhar na França. Esse é o seu sonho? Então, nossa principal recomendação para você é: matricule-se no CFOL e chegue em solos franceses dominando a língua!

 

Agora que já esclarecemos suas dúvidas sobre a população francesa. Você precisa conhecer nosso outro artigo com dicas para você preparar a sua viagem pela Cidade Luz. Confira!

 

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online