Quais são os principais verbos da língua francesa?

24 de maio de 2021
Por  Alexandrine

Se você é um iniciante no francês, provavelmente já deve ser sido introduzido a alguns verbos. Não somente a eles, mas também a suas formas infinitivas ou já conjugadas no tempo presente. Provavelmente, também deve ter começado a aprender sobre as diferentes formas de conjugações do idioma, segundo as quais os verbos são classificados.

Para aqueles que não sabem, os verbos da língua francesa podem pertencer a três diferentes grupos de verbos. Sendo assim,  o critério utilizado para essa separação é baseado na sua terminação quando na forma infinitiva. Portanto, basicamente, temos o seguinte: 

  • Os verbos do 1er groupe, isto é, aqueles que terminam em -ER, como manger;
  • Os verbos do 2e groupe, isto é, aqueles que terminam em -IR e cuja forma do particípio presente termina em –issant, como é o caso do verbo finir (particípio presente finissant); 
  • E, por fim, os verbos do 3e groupe, que compreende todos os demais verbos, inclusive os terminados em -IR, e cuja forma do particípio presente não termina em –issant, como é o caso de dormir (particípio presente dormant).

A princípio, isso tudo pode parecer muita coisa para aqueles que estão dando os primeiros passos no idioma. Mas é certo que o contato constante com a língua faz com com que lidemos com os verbos, seus grupos e respectivas conjugações verbais com mais naturalidade, de forma praticamente automática, com o passar do tempo. 

Uma estratégia que pode que pode auxiliar no processo com as mais diferentes formas verbais da língua francesa é justamente começando por estudar aquelas que são mais frequentes no idioma. Como resultado, acabamos nos familiarizando mais com o idioma e entendendo melhor sua estrutura.

Falar francês não precisa ser difícil!

 

Conheça: verbos mais frequentes da língua francesa

A vantagem de termos esses verbos mais frequentes e suas conjugações na ponta da língua é que, a partir deles, começamos a inferir as formações verbais de outros verbos que se assemelham a eles.

Sendo assim, o CFOL preparou uma lista com os 15 verbos mais frequentes da língua francesa, para você começar a aprendê-los. Veja só!

  1. ÊTRE : ser; verbo auxiliar
  2. AVOIR : ter; verbo auxiliar
  3. FAIRE : fazer; verbo do terceiro grupo
  4. DIRE : dizer; verbo do terceiro grupo
  5. VOIR : ver; verbo do terceiro grupo
  6. PRENDRE : pegar; verbo do terceiro grupo
  7. POUVOIR : poder; verbo do terceiro grupo
  8. PARLER : falar; verbo do primeiro grupo
  9. ALLER : ir; verbo do terceiro grupo
  10. SAVOIR : saber; verbo do terceiro grupo
  11. DONNER : dar; verbo do primeiro grupo
  12. PASSER : passar; verbo do primeiro grupo
  13. METTRE : colocar; verbo do terceiro grupo
  14. PARTIR : partir; verbo do terceiro grupo
  15. TROUVER : achar; verbo do primeiro grupo

Conhecer os verbos mais utilizados é apenas uma forma de intensificar seu aprendizado. Existem diversas outras maneiras que podem se adequar ao seu estilo e necessidade.

O CFOL conta com uma metodologia exclusiva de ensino, além de uma plataforma totalmente on-line. Como resultado, você mesmo é o responsável pelas etapas de conhecimento, sempre acompanhado de um tutor nativo, caso necessite! Que tal começar a aprender francês?

E aí, quais desses verbos você tinha certeza de que apareceriam na listinha? Conta para nós nos comentários!

 

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online