Quais são os principais verbos da língua francesa?

12 de novembro de 2020
Por  Administrativo

Se você está começando a estudar francês agora, provavelmente já deve ter sido não só introduzido a alguns verbos do francês, principalmente aqueles em suas formas infinitivas ou já conjugadas no tempo presente, como também deve ter começado a aprender sobre as diferentes conjugações do francês, segundo as quais nós classificamos os verbos desse idioma.

 

Para aqueles que não sabem, os verbos da língua francesa podem pertencer a três diferentes grupos de verbos, e o critério para sabermos a qual dos grupos cada verbo pertence é baseado na sua terminação quando na forma infinitiva. Assim, basicamente, temos o seguinte: 

 

  • Os verbos do 1er groupe, isto é, aqueles que terminam em -ER, como manger;

 

  • Os verbos do 2e groupe, isto é, aqueles que terminam em -IR e cuja forma do particípio presente termina em –issant, como é o caso do verbo finir (particípio presente finissant); 

 

  • E, por fim, os verbos do 3e groupe, que compreende todos os demais verbos, inclusive os terminados em -IR, e cuja forma do particípio presente não termina em –issant, como é o caso de dormir (particípio presente dormant).

 

A princípio, isso tudo pode parecer muita coisa para quem está dando os primeiros passos no idioma, mas é certo que o contato constante com a língua faz com com que lidemos com os verbos, seus grupos e respectivas conjugações verbais com mais naturalidade, de forma praticamente automática, com o passar do tempo. 

 

E uma estratégia que pode nos ajudar a criar essa intimidade com as mais diferentes formas verbais da língua francesa é justamente começando por estudar aquelas que são mais frequentes no idioma, com muita dedicação e carinho, para levá-las, realmente, junto ao nosso coração (afinal, é esse o significado original de aprendermos algo de cor, não é mesmo?). 

 

A vantagem de termos esses verbos mais frequentes e suas conjugações na ponta da língua é que, a partir deles, começamos a inferir as formações verbais de outros verbos que se assemelham a eles. Assim sendo, o CFOL preparou uma listinha com os 15 verbos mais frequentes da língua francesa, para você dar aquele gás em aprendê-los. Veja só!

  1. ÊTRE : ser; verbo auxiliar
  2. AVOIR : ter; verbo auxiliar
  3. FAIRE : fazer; verbo do terceiro grupo
  4. DIRE : dizer; verbo do terceiro grupo
  5. VOIR : ver; verbo do terceiro grupo
  6. PRENDRE : pegar; verbo do terceiro grupo
  7. POUVOIR : poder; verbo do terceiro grupo
  8. PARLER : falar; verbo do primeiro grupo
  9. ALLER : ir; verbo do terceiro grupo
  10. SAVOIR : saber; verbo do terceiro grupo
  11. DONNER : dar; verbo do primeiro grupo
  12. PASSER : passar; verbo do primeiro grupo
  13. METTRE : colocar; verbo do terceiro grupo
  14. PARTIR : partir; verbo do terceiro grupo
  15. TROUVER : achar; verbo do primeiro grupo

 

E aí, quais desses verbos você tinha certeza de que apareceriam na listinha? Conta para nós nos comentários!

E se você gostou deste texto, provavelmente você vai querer ler mais sobre as vantagens que os brasileiros têm na hora de estudar francês. Confira  aqui!

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.