Você conhece a ONU?

20 de outubro de 2020
Por  Alexandrine

Certamente, você já escutou essa sigla por aí, sendo mencionada nos maiores e principais veículos de informação, sobretudo quando algum acontecimento relevante do ponto de vista internacional, seja ele ligada a questões políticas, sociais, econômicas, ambientais ou civis, está em voga. 

 

Mas, afinal, você sabe quando e para que foi criada a Organização das Nações Unidas? E mais: você sabia que a língua francesa é uma das seis línguas oficiais da Organização? Neste artigo, trataremos disso e muito mais! 

 

Origem da Organização

 

A Organização das Nações Unidas foi criada ao final da Segunda Guerra Mundial, em 24 outubro de 1945. 

 

Na ocasião, os representantes de 50 países, futuros Estados Membros da Organização, reunidos na Conferência de São Francisco, assinaram, no dia 26 daquele mês, a famosa Carta das Nações Unidas.

 

No que toca à participação brasileira na Conferência, merece especial atenção a contribuição da feminista, cientista e política, Bertha Lutz, uma das responsáveis por insistir fortemente, junto a outros diplomatas latino-americanos, pela inclusão da igualdade de gênero no texto fundador da ONU. Bertha fazia parte dos 3% de participantes mulheres da Conferência.

 

Tal carta, o mais importante documento da ONU, estabeleceu os principais órgãos das Nações Unidas, a saber: a Assembléia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social, o conselho de Tutela, a Corte Internacional de Justiça e o Secretariado.  

 

Principais Compromissos da ONU

 

Graças à sua carta fundadora, a Organização das Nações Unidas foi investida de poderes únicos em escala internacional, a fim de dar conta de inúmeros problemas que afligem a humanidade como um todo.

 

São do seu escopo as questões relacionadas à paz e à segurança, ao desarmamento, ao terrorismo, às mudanças climáticas, às crises humanitárias e sanitárias, ao desenvolvimento dos países, à produção de alimentos, aos direitos humanos, à igualdade de gênero, entre outros. 

 

Atualmente, as Nações Unidas tem por objetivo cumprir com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, onde foram listados 17 principais objetivos visando erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente, e promover a paz e a prosperidade para os povos.

 

O francês na ONU

 

A ONU tem seis idiomas oficiais, e dentre eles figura o francês!

 

Desde 2010, as Nações Unidas celebra todos os anos o multilinguismo através de jornadas dedicadas a cada um desses idiomas (inglês, espanhol, árabe, russo, chinês e francês), e no dia 20 de março é celebrada a Journée de la langue française!

 

Essa data é especial pois em 20 de março de 1970 foi criada a Agence de coopération culturelle et technique (ACCT), que mais tarde tornou-se a Organisation internationale de la Francophonie (OIF), um importante dispositivo institucional que promove não só a língua francesa, mas também uma cooperação política, econômica, educativa e cultural entre 88 Estados e governos francófonos, com quem as Nações Unidas trabalha regularmente.

 

Se você gostou desse texto e se interessa por assuntos que tangem à política internacional e à diplomacia, você vai gostar de ler também nosso artigo sobre francês para Relações Internacionais! Leia aqui.

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online