Conheça o programa Objectif Relations Internationales

by Administrativo julho 07, 2020

Neste artigo, você vai ler:

– Introdução

– Metodologia

– Conteúdo programático do curso de língua

– Conteúdo do curso temático Relações Internacionais

 

Introdução

Para aqueles que se interessam tanto pela língua quanto pela política francesa e desejam, por exemplo, se preparar para a carreira diplomática, o Objectif Relations Internationales é uma opção muito completa. 

Esse programa do Curso de Francês Online combina, em si, três cursos. Com ele, nossos alunos têm doze meses de acesso a quatro níveis de francês (a saber, Básico 1, 2, 3 e Intermediário 1), ao preparatório TEF (Test d’Évaluation de Français) e, finalmente, ao curso temático Relações Internacionais.

Isso quer dizer que você pode aprender francês, se preparar para o exame de proficiência e estudar, com foco na prova do CACD (Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata), a história das instituições políticas francesas e o papel da França no cenário internacional.

 

Metodologia

O Objectif Relations Internationales é totalmente online e dispõe de tutores nativos, os quais tiram dúvidas, corrigem exercícios diversos e auxiliam os alunos. 

No curso de francês, contamos com recursos variados, como, por exemplo, aulas de conversação ao vivo, vídeo-aulas, atividades interativas e ferramentas de inteligência artificial para checagem de pronúncia. Os conteúdos aparecem sempre contextualizados e, a fim de que a imersão na cultura francesa seja garantida e completa, recomendamos livros, filmes, séries e músicas.

Quanto ao preparatório para o TEF, teste de proficiência em língua francesa conferido pela CCIP (Chambre de Commerce et d’Industrie de Paris), a metodologia do curso se baseia na metodologia do próprio exame. Foca-se na estrutura da língua e na compreensão e produção oral e escrita. Os materiais – vídeos, artigos, fichas de revisão e fichas de atividades – favorecem o desenvolvimento das habilidades necessárias para a realização bem-sucedida da prova. 

Por fim, o programa ainda inclui o curso temático Relações Internacionais, o qual traz um currículo bastante detalhado sobre a história política da França desde a Revolução Francesa até os dias atuais. O curso se divide em seis etapas que abordam diferentes temas, sendo que, ao final de cada uma, os alunos têm acesso a um simulado da prova de francês do CACD. 

 

Conteúdo programático do curso de língua

A seguir, confira alguns dos conteúdos previstos para os quatro níveis de francês do programa Objectif Relations Internationales:

Básico 1

Nível que equivale ao A1 do Quadro Europeu Comum de Referência e que apresenta o alfabeto, o sistema de contagem e os principais verbos, pronomes e preposições da língua francesa. O vocabulário, por sua vez, gira em torno de temáticas como nacionalidade, profissão, culinária e lugares turísticos. 

Básico 2

Correspondendo ao A2, o nível abrange uma gama maior de tempos verbais e introduz novos pronomes, verbos e preposições. Acessando um amplo vocabulário voltado para a cultura francesa, o aluno será capaz de fazer hipóteses e expressar condições e possibilidades.

Básico 3

Ainda dentro do que o Quadro Europeu Comum de Referência estabelece como nível A2, o aluno expandirá seus conhecimentos e passará a dominar vários aspectos da língua francesa. Partindo de assuntos que vão desde cinema a férias e viagens, as aulas apresentam, entre outros tópicos, o imperativo, o imperfeito e o futuro simples.

Intermediário 1

Equivalente ao B1, o nível consolida as noções de língua francesa já adquirida pelos alunos, revisando os tempos verbais e diversos outros aspectos linguísticos. Novos conteúdos também são apresentados, valendo citar, por exemplo, o subjuntivo, o mais-que-perfeito e o discurso indireto. 

 

Conteúdo do curso temático Relações Internacionais

Ideal para quem está se preparando para o concurso do Itamaraty, o curso é composto por seis etapas que dão conta de uma grande variedade temática. O currículo abrange desde tópicos como a Revolução Francesa, o império de Napoleão, a construção da república e as Guerras Mundiais até assuntos como a descolonização, os movimentos de maio de 1968 e as lutas sociais mais recentes.

A origem e o funcionamento da União Europeia e da ONU, a Francofonia, a importância da França no cenário internacional e a história das relações franco-brasileiras também são questões discutidas. E, por último, o aluno ainda adquire conhecimentos sobre as instituições judiciárias e sobre os princípios do direito internacional.

Com o curso Objectif Relations Internationales você será preparado para o processo seletivo do CACD e para se tornar um Diplomata. Comece agora mesmo!

Não sabe qual é o seu nível? Faça agora mesmo o seu teste. É totalmente gratuito.

 

Social Shares

Related Articles

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *