Conheça o programa Objectif Relations Internationales

7 de julho de 2020
Por  Daniel.Caliope

Neste artigo sobre Objectif Relations Internationales, você vai ler:

– Introdução ao Objectif Relations Internationales;

– Metodologia;

– Conteúdo programático do curso de língua;

– Conteúdo do curso temático Relações Internacionais;

Introdução

Primeiramente, para aqueles que se interessam tanto pela língua quanto pela política francesa e desejam, por exemplo, se preparar para a carreira diplomática, o Objectif Relations Internationales é uma opção muito completa.

Esse programa do Curso de Francês Online combina, em si, três cursos. Com ele, nossos alunos têm doze meses de acesso a quatro níveis de francês. Em suma, básico 1 (A1), Básico 2 (A2), Básico 3 (A2.2) Intermediário 1 (B1). Assim como acesso ao preparatório TEF (Test d’Évaluation de Français) e, por fim, ao curso temático Relações Internacionais.

Nesse sentido, isso quer dizer que você pode aprender francês, se preparar para o exame de proficiência e estudar, com foco na prova do CACD (Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata), a história das instituições políticas francesa. Além disso, irá estudar assim também o papel da França no cenário internacional.

Metodologia

O Objectif Relations Internationales é totalmente online e dispõe de tutores nativos. Assim, serão tiradas dúvidas, corrigidos exercícios diversos e dado auxilio aos alunos, da mesma forma. 

No curso de francês, contamos com recursos variados, como, por exemplo, aulas de conversação ao vivo, vídeo-aulas, atividades interativas e ferramentas de inteligência artificial para checagem de pronúncia. Os conteúdos aparecem sempre contextualizados e, a fim de que a imersão na cultura francesa seja garantida e completa, recomendamos frequentemente livros, filmes, séries e músicas.

Quanto ao preparatório para o TEF, teste de proficiência em língua francesa conferido pela CCIP (Chambre de Commerce et d’Industrie de Paris), a metodologia do curso se baseia na metodologia do próprio exame. Foca-se na estrutura da língua e na compreensão e produção oral e escrita. Os materiais – vídeos, artigos, fichas de revisão e fichas de atividades – favorecem o desenvolvimento das habilidades necessárias para a realização bem-sucedida da prova. 

Por fim, o programa ainda inclui o curso temático Relações Internacionais, o qual traz um currículo bastante detalhado sobre a história política da França desde a Revolução Francesa até os dias atuais. O curso se divide em seis etapas que abordam diferentes temas, sendo que, ao final de cada uma, os alunos têm acesso a um simulado da prova de francês do CACD. 

Conteúdo programático do curso de língua

Agora, confira alguns dos conteúdos previstos para os quatro níveis de francês do programa Objectif Relations Internationales:

Básico 1

Primeiramente, o nível que equivale ao A1 do Quadro Europeu Comum de Referência e que apresenta o alfabeto, o sistema de contagem e os principais verbos, pronomes e preposições da língua francesa. O vocabulário, por sua vez, gira em torno de temáticas como nacionalidade, profissão, culinária e lugares turísticos. 

Básico 2

Correspondendo ao A2, o nível abrange uma gama maior de tempos verbais e introduz novos pronomes, verbos e preposições. Contudo, ao acessar um amplo vocabulário voltado para a cultura francesa, o aluno será capaz de fazer hipóteses e expressar condições e possibilidades.

Básico 3

Ainda dentro do que o Quadro Europeu Comum de Referência estabelece como nível A2, o aluno expandirá seus conhecimentos e passará a dominar vários aspectos da língua francesa. Partindo de assuntos que vão desde cinema a férias e viagens, as aulas apresentam, entre outros tópicos, o imperativo, o imperfeito e o futuro simples.

Intermediário 1

Equivalente ao B1, o nível consolida as noções de língua francesa já adquirida pelos alunos. Ou seja,revisando os tempos verbais e diversos outros aspectos linguísticos. Novos conteúdos também são apresentados, valendo citar, por exemplo, o subjuntivo, o mais-que-perfeito e o discurso indireto. 

Conteúdo do curso temático Relações Internacionais

Definitivamente, o curso é ideal para quem está se preparando para o concurso do Itamaraty, o curso é composto por seis etapas que dão conta de uma grande variedade temática. O currículo abrange desde tópicos como a Revolução Francesa, o império de Napoleão, a construção da república e as Guerras Mundiais até assuntos como a descolonização, os movimentos de maio de 1968 e as lutas sociais mais recentes.

A origem e o funcionamento da União Europeia e da ONU, a Francofonia, a importância da França no cenário internacional e a história das relações franco-brasileiras também são questões discutidas. E, por último, o aluno ainda adquire conhecimentos sobre as instituições judiciárias e sobre os princípios do direito internacional.

Acima de tudo, com o curso Objectif Relations Internationales você será preparado para o processo seletivo do CACD e para se tornar um Diplomata. Comece agora mesmo!

Afinal, ainda não sabe qual é o seu nível? Faça agora mesmo o seu teste. É totalmente gratuito.

 

 

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online