Como organizar a vida hoje para um amanhã melhor

by Administrativo agosto 05, 2019
como organizar a vida

Os meses estão passando mais rápido do que nunca e deixando na gente aquela impressão de que ainda não fizemos o suficiente… A solução para ganhar mais produtividade no dia-a-dia e deixar de acumular tarefas e de listar anseios é organizar a vida. Trata-se de se propor a adotar um novo estilo de vida.

Dito assim desta forma, parece coisa simples. Sabemos que o estresse do trabalho e a correria cotidiana são, muitas vezes, obstáculos para que a gente consiga otimizar nosso tempo. Mas organizar a vida é fator fundamental para preparar um futuro mais assertivo e afastar frustrações. Elencamos, a seguir, 5 dicas de pequenas mudanças de comportamento que podem abrir portas definitivas para um amanhã mais produtivo.

 

Dica #1 – Organize armários, gavetas e computadores

O primeiro passo para organizar a vida é começar pela arrumação de toda aquela bagunça em que se transformaram suas gavetas, armários, guarda-roupas e estantes dentro de casa. Deixar cada coisa em seu devido lugar nos traz a sensação de que tudo está nos trilhos, gerando grande impacto sobre nosso humor. Uma casa organizada, além disso, faz com que não percamos tempo procurando roupas ou papéis em meio à bagunça. Não seria bom sair de casa e ir ao trabalho sem ter passado por minutos de nervosismo?

Utilize pastas para organizar contas e documentos importantes. Arrume os livros por critérios temáticos ou de autoria. Separe as roupas conforme o tipo de peça. Compre caixas organizadoras se for necessário melhorar a disposição do espaço nos armários. O resultado será uma enorme economia de tempo!

Computadores, celulares e demais aparelhos também entram na dança: crie pastas e diretórios para seus arquivos. Separe, renomeie, elimine o que não interessa. Você também pode armazenar arquivos importantes na nuvem, para ter fácil acesso sempre que precisar.

 

Dica #2 – Jogue a procrastinação pra escanteio

A procrastinação é a grande vilã quando o tema é organizar a vida. Por isso, vale insistir no velho clichê sobre não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje.

Comece por responder todas as mensagens acumuladas no whatsapp e nas redes sociais, até que você mantenha um ritmo de resposta diário. Reserve um dia para liquidar as antigas pendências dentro de casa, como o conserto de um móvel quebrado ou o reenvase de plantas que não estão bem.

Uma boa estratégia é estabelecer horários para certas tarefas frequentes. E se o dia estiver muito corrido, é melhor dedicar ao menos 15 minutos para cumprir parcialmente uma tarefa do que deixá-la para ser feita por completo no dia seguinte. Dar o passo inicial diminui o estresse!

 

Dica #3 – Agende compromissos

A chave da organização é o planejamento. Por isso, tenha uma agenda para sistematizar as atividades da semana, seja no clássico caderno pautado ou numa agenda digital. Recomendamos o Google Calendar, que permite sincronizar compromissos e alinhar a participação de outras pessoas, além de ser acessível em qualquer momento e lugar.

Mas atenção: uma agenda eficaz requer atualização contínua. Ou seja, você precisa reservar 5 minutinhos todos os dias para pôr em ordem as tarefas e planejar o dia seguinte.

 

Dica #4 – Controle a ansiedade

Não há como organizar a vida se não controlarmos a ansiedade. A fórmula para combater o estresse é conhecida há tempos: praticar exercícios regularmente, manter boa alimentação e sono adequado, dedicar tempo para si mesmo e repelir pensamentos negativos.

Cultivar plantas é uma ótima maneira de desacelerar o ritmo, mas Há diversas atividades que te ajudam a desacelerar o ritmo, como cuidar das plantas, estudar por prazer, costurar, cozinhar ou desencostar da parede o violão já empoeirado. A música, aliás, é o melhor dos remédios contra a ansiedade: dê o play nesta lista de sucessos e descubra novas músicas que podem te inspirar!

 

Dica #5 – Defina suas prioridades

Finalmente, aprenda a classificar as tarefas como urgentes, importantes e circunstanciais. Uma vez adquirido este hábito, você aprenderá a identificar as atividades prioritárias e não perderá tempo com o que é periférico. Distinguir as tarefas não é útil apenas para sua vida profissional, mas também para iniciar ou retomar estudos pendentes.

Precisa de uma ajudinha para aprender a filtrar as atividades? Nós preparamos um texto rápido explicando o método ensinado por Christian Barbosa, bem como a técnica dos famosos Quadrantes de Prioridade – leia aqui.

Tudo pronto para construir um amanhã mais promissor? Então, mãos à obra e boa organização! 😉

Social Shares

Related Articles

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *