A Importância da fluência em francês para uma carreira internacional

12 de agosto de 2021
Por  Daniel.Caliope

Mais de duzentos milhões de alunos em todo o mundo, falantes nativos nos cinco continentes, requisito para a carreira diplomática. Que língua é essa? C’est le français ! Sim, este idioma é a segunda língua estrangeira mais estudada no mundo. Dessa forma, é um passaporte para um universo da carreira internacional, em áreas bastante diversas. Quer descobrir em quais áreas é possível contruir uma carreira internacional baseada no francês? Então confira o que trouxemos para você neste novo artigo.  

 

Experiências Voluntárias

O primeiro passo para construir uma carreira internacional é através de experiências. Portanto, não existe melhor ambiente para adquirí-las do que experiências voluntárias. 

Uma forma de desenvolver habilidades práticas é através da vivência em ambientes que sejam fora da sua zona de conforto. Dessa forma, os intercâmbios voluntários podem contribuir tanto para o domínio de um idioma, quanto para adicionar competências em seu currículo.

Pensando no francês, não é preciso se restringir apenas à França. Existem outros diversos países francófonos que podem oferecer inúmeras oportunidades de crescimento pessoal e profissional, como por exemplo o Canadá, Haiti, Suíça e Bélgica!

 

Organizações internacionais

O sonho de muita gente é ter uma carreira interncional em organizações de grande prestígio. Em outras palavras, ONU e suas agências especializadas (UNESCO, FMI, UNICEF, Banco Mundial etc.), Cruz Vermelha, COI, FIFA, entre tantas outras. De fato, estas organizações têm alcance global e são, sem dúvida, um grande canal para projeção internacional do profissional. Porém, para quem busca um espaço nelas, falar francês é indispensável.

Além de escritórios e sedes em países francófonos como Suíça, Canadá e França, estas organizações lidam com povos e países de todo o mundo. Dessa forma o domínio da língua francesa permite um acesso direto a todo este público. Com isso, o interessado nesta carreira tem, na língua francesa, um diferencial forte diante de seus concorrentes. Isso especialmente no Brasil, onde o francês ainda não é tão popular quanto o inglês ou o espanhol.  

 

Diplomacia

Não é segredo: para ingressar no curso de formação de diplomatas do Instituto Rio Branco, é necessário conhecer bem o francês. As provas de idiomas desta instituição são famosas por serem exigentes, e o candidato precisa estar preparado para ler e escrever com fluência, se quiser ingressar nesta disputada carreira. E as necessidades não param por aí.

Uma vez aceito no curso, o francês será exigido regularmente. Isso porque a formação do especialista para atuar no Ministério das Relações Exteriores do Brasil requer estudos de cultura, política e legislação de outros países – e os francófonos se destacam aqui.

Além disso, esta carreira inclui encontros frequentes com autoridades e representantes de outros países. Dessa forma, falar francês ajuda muito no desempenho do diplomata nestes eventos, já que o diálogo no idioma nativo dos interlocutores tende a ser muito mais efetivo. É justamente esta eficiência que potencializa o sucesso da carreira do profissional na diplomacia, que tende a receber mais oportunidades de deslocamento para países de maior prestígio.  

Relações internacionais

Não são só governos que precisam se relacionar. Empresas, também contam com especialistas em cultura, legislação e práticas de mercado internacional para fortalecer suas vendas e expandir seus raios de ação. Neste sentido, há uma preferência pelos profissionais de relações internacionais (RI), para quem o francês é uma ferramenta indispensável.

Como mencionamos antes, esta língua é falada nos cinco continentes e, por isso, é uma ferramenta importante para quem precisa se relacionar com entidades de outros países ou mesmo com escritórios da mesma empresa no exterior. A França é um dos maiores empregadores estrangeiros no Brasil, em volume total de trabalhadores empregados em organizações desse país. Assim, quem quer atuar dentro de grandes empresas junto às suas matrizes e equipes do exterior precisa conhecer bem o francês para alavancar suas chances de sucesso.  

Comércio exterior

Especificamente nas questões comerciais, a língua francesa é de grande valia. Como a 5ª maior economia do mundo, a França, é um grande parceiro estratégico do Brasil e um dos maiores investidores estrangeiros por aqui, por isso é um mercado excelente para empresas brasileiras que buscam uma atuação internacional. Assim, ter especialistas que se comunicam bem em francês abre portas em grandes economias como Canadá, Bélgica, Suíça e a própria França.

Percebendo as oportunidades que a fluência em francês abre no mercado de trabalho , o IFESP preparou os cursos focados em quem quer se destacar no mundo dos negócios. Sabemos que uma carreira internacional pede muitos conhecimentos específicos para cada área, além de domínio do inglês e de ferramentas específicas. Contudo, uma coisa é certa: falar francês traz grandes vantagens práticas para os profissionais que querem atuar nesse cenário, e certamente é um diferencial para seu sucesso no Brasil e no exterior.

 

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online