Questions? Feedback? powered by Olark live chat software
(11) 99111-9425
(11) 3031-3599

A rotina de estudos que se encaixa na sua vida corrida

Por Administrativo julho 04, 2019

Nossa rotina focada no trabalho parece, muitas vezes, um obstáculo intransponível para levar a cabo nossos planos de estudos. Ambição e garra não são suficientes quando essas qualidades esbarram em tempo curto ou em má organização do cotidiano. Você já reconheceu o problema, o que é o primeiro passo, mas agora é preciso sacudir a poeira e adotar de vez um ritmo de vida que se traduza em resultados — tanto de satisfação pessoal quanto de melhoria da sua carreira profissional.

Neste texto, apresentamos algumas dicas simples para afugentar as distrações, contornar as dificuldades de concentração e otimizar sua rotina de estudos. Como não se trata de uma receita mágica de bolo, é preciso conjugar as dicas abaixo com outras iniciativas para ser mais produtivo mesmo com pouco tempo. Além disso, antes de brilhar na rotina de estudos, você talvez precise adotar algumas ferramentas para organizar sua rotina profissional.

 

Cronograma flexível

Comece por observar com atenção sua rotina. De quanto tempo livre você dispõe? Quais são os pequenos intervalos ou as brechas que existem no seu dia? Isso é fundamental, pois, para driblar o trabalho intenso, é necessário saber estudar “a conta gotas”.

Após entender tudo isso, você deve começar a delinear uma rotinade estudos que seja realista. Ou seja, não adianta planejar estudar horas a fio se as atribulações da vida não permitem tal façanha.

Aliás, o estudo prolongado é contraprodutivo. Por isso, prefira uma quantidade diária enxuta e honesta, como 30 minutos por dia. O importante é que o momento dedicado ao estudo seja sagrado: você deve evitar interrupções e manter foco total. É melhor estudar com afinco e qualidade, para não ter de retornar ao tópico sobre o qual você já se debruçou.

As redes sociais e as séries da Netflix podem atrapalhar. Sugerimos, portanto, moderação. Mas, apesar de eliminar ou reduzir as atividades dispensáveis, você pode encontrar imprevistos no caminho. Logo, o segredo do bom cronograma de estudos é a flexibilidade. Você deve prever, desde o início, um número x de horas que terão de ser, fatalmente, destinadas a tais imprevistos.

 

Tecnologia e método eficazes

Dica rápida: não basta ter um bom cronograma de estudos e desconsiderar, no planejamento, os métodos e ferramentas que podem otimizar a aprendizagem. Valorize diferentes suportes para amparar sua trilha, como filmes, canções, HQs e livros. A escolha passa por parâmetros sensitivos: você é mais visual ou mais auditivo?

O preparo do espaço dedicado aos estudos é importante, quando isso for possível. O local deve ser agradável, iluminado, confortável, silencioso. Entretanto, muitas vezes nós dispomos apenas de intervalos fora de casa, como, por exemplo, no trajeto do ônibus ou do metrô. Nesse caso, você pode utilizar protetores auriculares para diminuir o barulho no entorno.

A tecnologia é o grande trunfo das metodologias modernas de aprendizagem. O ramo de estudo de idiomas, por exemplo, oferece aplicativos com excelente conteúdo, fácil navegação e percurso lúdico. Essa é uma solução perfeita para você estudar de forma esparsa ao longo do dia e em ambientes adversos!

 

Diversos experts em educação ressaltam a importância do planejamento de estudos personalizado e elaborado em conjunto com quem entende do assunto. Trata-se do acompanhamento do aluno em sua trilha de aprendizagem, num paralelo com o conceito de customer success, que poderíamos chamar, em nosso caso, de student success. Boa organização da rotina e bons estudos!

Social Shares

Artigos relacionados

Escrever comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *