Houve um tempo em que bastava falar inglês para se ter um diferencial no mercado, mas, hoje, isso já não é mais realidade. Com o mundo totalmente globalizado e digital, o domínio do inglês já é patente, e mesmo o espanhol já começa a ser esperado daqueles que desejam atuar na América Latina. Dessa forma, o profissional que busca algo a mais no currículo deve ter conhecimentos não tão comuns, mas que tenham ampla aplicabilidade. Portanto, quando falamos de línguas, uma forte opção é o francês, ainda mais pensando em vagas multinacionais.
Esta língua, que já foi por mais de um século a língua universal, é ainda uma necessidade básica para a carreira diplomática. Além disso, o que nem todo mundo imagina, é o idioma de mais de 800 empresas que empregam mais de 500.000 de pessoas no país! Em outras palavras, estamos falando de grupos enormes como Carrefour, Renault, PSA, Sanofi, Total, e centenas de outras. Portanto, para cargos de destaque e liderança, sobretudo os que lidam com as matrizes na Suíça, Bélgica, França e Canadá, o francês é indispensável. Dessa forma, seu domínio desde cedo pode ser um passaporte para uma carreira mais interessante no Brasil e até no exterior. Conheça agora de que forma o francês pode contribuir para carreiras em multinacionais:
Um raio X do mercado francófono no Brasil
Como mencionamos antes, são centenas de empresas que empregam mais de meio milhão de trabalhadores no país. Segundo dados da Câmara de Comércio França-Brasil, o total injetado no Brasil por empresas só da França (sem contar outros países francófonos) chega a quase US$30 bilhões. Coniderando apenas a na primeira metade de 2019, os investimentos foram próximos de US$9 bilhões.
E os números não param por aí! Segundo a mesma entidade, os valores aplicados aqui mostram que a França é o maior empregador estrangeiro no Brasil, colocando os EUA em segundo lugar neste quesito. O que isso significa? Mais empregos, mais opções de trabalho e mais espaço para quem quer alavancar a carreira. Se você precisa de mais argumentos em favor do francês em sua vida profissional, confira aqui estes outros pontos:
-
Muitas empresas, muitos mercados
Não é só quantidade que conta na hora de escolher uma boa empresa onde trabalhar: a qualidade do negócio é fundamental. Por isso, você vai gostar de saber que as empresas francófonas são referência em diversos segmentos, como cosméticos, financeiro, tecnologia, engenharia, comércio e muito mais. Os nomes vão desde marcas queridas pelo público como Carrefour e L’Oréal até gigantes em seus nichos, como Dassault Systèmes e Alstom. Por isso, opções não faltam para todas as especialidades de profissionais, basta preparar o CV e caprichar no francês para disputar uma vaga interessante.
-
O perfil do profissional
Com tanta variedade de empresas e ramos, não é possível definir um perfil único de profissionais que as empresas buscam, pois isso depende muito da descrição da vaga. Por outro lado, podemos trazer alguns parâmetros sobre o nível de francês almejado, para que você saiba o que esperar.
Para cargos públicos, como diplomatas, a prova pede um nível intermediário, mas a experiência prática mostra que é importante ter um nível já avançado, sendo a fluência o ideal. O mesmo vale para quem lida com marketing e comunicação e precisa fazer reuniões em francês sobre diferentes temas, já que o vocabulário e as construções serão complexos. Para quem está de olho em vagas técnicas ou administrativas, o intermediário já servirá bem, permitindo que você leia, escreva e converse confortavelmente em um ambiente profissional.
-
O que muda para quem fala francês para multinacionais
Na prática, falar francês não é só uma questão de se expressar e fazer reuniões. Quem domina o idioma tem mais opções de argumentação e mais credibilidade, e consegue abordar temas complexos na língua do ouvinte, o que fortalece sua posição. Além disso, o domínio do francês abre portas para carreiras no exterior, permitindo que o profissional atue nos países-sede da organização, o que tende a ser um enorme avanço para o profissional.
Mesmo para quem é empreendedor, esta facilidade cria a possibilidade de conquistar clientes e parceiros em territórios francófonos, já que o francês é o quinto idioma mais falado no mundo. Ou seja: tudo muda para melhor quando você é um profissional que domina esta língua. Por isso, invista em você: aprenda agora mesmo o francês e amplie suas fronteiras profissionais! Bonne chance!