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IFESP utiliza novas descobertas das ciências cognitivas em seu método de ensino

by administrador Abril 20, 2018

 

Os exercícios dos cursos de francês online do IFESP levam em consideração técnicas de repetição programada e automação que vão de acordo com pesquisas científicas sobre as diferentes etapas do aprendizado

Os mais recentes estudos na área das ciências cognitivas revelam o poder que tais técnicas exercem no processo de ensino assegurando métodos mais eficazes de aprendizado. Atentando para as novas descobertas e buscando inspiração em especialistas como Barbara Oakley, autora do aclamado livro Learning HowTo Learn, o IFESP renovou sua metodologia de ensino tornando as ciências cognitivas a base do polo pedagógico do instituto para adaptar e aperfeiçoar os exercícios presentes em sua plataforma de ensino de francês 100% online.

O processo é bem simples: nosso cérebro reage a certos estímulos que devem ser frequentes e graduais, fazendo com que a repetição e o acúmulo levem à naturalização e absorção eficiente do conteúdo.

  “O cérebro é preguiçoso e, por isso, faz de tudo para que a cada vez se utilize menos energia para uma mesma atividade cotidiana, levando à mecanização ou à introjeção daquilo que fazemos sempre”, explica Maxime Legal, membro da equipe pedagógica do IFESP e estudioso de design instrucional. “Nossos neurônios sofrem pequenas fugas de eletricidade durante a condução e transmissão de informações, mas desenvolvemos uma película chamada mielina, que tem a função de diminuir esses escapes. A repetição programada nos estudos cria uma espécie de camada de isolamento que ajuda a melhorar a transmissão dos conteúdos e sedimenta melhor o que se estuda”, compara.

Estágios da aprendizagem

      A equipe do IFESP tomou como base publicações que analisam minuciosamente os resultados de exames de ressonância magnética realizados no cérebro humano. A partir desses estudos, o instituto reformulou os exercícios de sua plataforma de ensino, em consonância com os diferentes estágios da aprendizagem: a tomada de conhecimento, a compreensão, a prática e o domínio.

     “O contato com a problemática inicial se faz através de um contexto e de diversas técnicas que conduzem o aluno a praticar até atingir o automatismo. Ou seja, após fazer e refazer diversas vezes, a repetição leva à perfeição e ao entrosamento total com a língua estudada”, destaca Maxime.

      De forma simplificada, o automatismo é o resultado de um processo natural que segue a seguinte linha: ‘eu não sei que eu não sei’, ‘eu sei que eu não sei’, ‘eu sei que eu sei’ e ‘eu não sei que eu sei’.O aluno ter esse tipo de percepção no quarto e último estágio é a prova de que o modelo é eficaz.

Sugestões para estudar melhor

As pesquisas também demonstram que a repetição não deve ser exaustiva, mas condensada e frequente. “É melhor estudar 30 minutos por dia do que fazer uma longa sessão de estudos no final de semana, por exemplo, para supostamente compensar a falta de estudo dos dias anteriores”, assevera o especialista. “Queremos que o aluno coloque um tijolinho por dia nessa construção do aprendizado e, por isso, desenvolvemos um conteúdo enxuto, com uma explicação sintética e que favorece a prática”, completa.

    O método do IFESP é flexível, pois considera o fato de que cada aluno tem um estilo próprio de estudar. Mas o instituto insiste em algumas dicas para melhorar o processo, como por exemplo, tentar se desvencilhar de todas as fontes de distração.

É preciso buscar um lugar calmo, ficar longe da televisão e, se possível, do próprio celular, para atingir um alto grau de concentração durante meia-hora. O dicionário também deve ser evitado o máximo possível enquanto se responde aos exercícios. Tomando esses cuidados, os alunos derrubarão a quase-totalidade das eventuais barreiras que dificultam o aprendizado, atingindo mais rapidamente os resultados desejados!

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