Visto de estudantes: consulado francês retoma agendamentos

28 de julho de 2021
Por  Curso de Francês Online

No dia 21 de julho o portal oficial do consulado francês em São Paulo publicou uma nota a respeito da retomada dos agendamentos para a apresentação de pedidos de visto de longa duração para estudantes. A publicação ainda afirma que “os primeiros atendimentos são agendados e comunicados pelo Consulado aos estudantes, priorizando a data de início dos cursos”.

Estudar na França é comumente um objetivo de diversos acadêmicos e estudantes brasileiros. Isso se dá pela alta qualididade de ensino, diversidade cultural e a oportunidade de construir uma carreira internacional. Sendo assim, as áreas buscadas são as mais diversas possíveis, assim como as instituições de ensino, passando por grandes cidades e universidades renomadas. Dessa forma, para que os estudos na França sejam possíveis, um entre alguns requisitos, é a obtenção do visto de estudantes.

É preciso, portanto, identificar em qual categoria de visto você se enquadra, para que assim não tenha problema algum com burocracias. As categorias dependem dos tipos de projetos ou estudos dos quais você irá participar, bem como do tempo de permancência no país. Dessa forma, aqui estão as categorias de visto para que você já se prepare:

Modalidades de visto de estudantes

  • Visto de longa permanência VLS-TS ETUDIANT AUTORISE TRAVAIL LIMITE 60% DUREE LEGALE:

Emitido para estudos universitários superiores a 1 ano. É importante ressaltar que, este deve ser validado pelo ‘Office Français de l’Immigration et de l’Intégration’ nos 3 primeiros meses após a chegada na França. Além dos estudos, o visto autoriza que o estudante trabalhe no país, respeitando a carga horária máxima de 964 horas por ano. Após o vencimento do período de um ano é preciso fazer a renovação, a qual pode ser realizada na prefeitura da cidade francesa na qual você mora.

  • Concurso ou CONCOURS:

Emitido para aqueles na qual a inscrição deifnitiva em uma universidade ou instituição está ligada a aprovação em um concurso ou entrevista de admissão. Caso seja aprovado, é possível requerer a ‘carte de séjour étudiant’ diretamente na França. Porém, essa será avaliada mediante a apresentação de documentos, como comprovantes de convocação, resultados do concurso entre outros.

  • Estudante-estagiário ou STAGIAIRE:

Emitido para o estudante que efetuará um estágio de formação, com uma convenção de estágio tripartite (estudante, IES brasileira e empresa/laboratório francês) validado pela Préfecture (DIRECCTE) na França.

  • Menor escolarizado e desacompanhado, MINEUR SCOLARISÉ:

Este visto de estudantes é emitido para os menores de 18 anos até a data de entrada na França que irão cursar ensino médio ou ensino superior.

  • Visitante:

    • Visto de longa permanência VISITEUR VLS-TS:

Este tipo de visto não permite que o visitante exerça qualquer tipo de trabalho e normalmente é emitido para cônjuges de estudantes das mais diversas modalidades. Também deve ser validado após três meses da chegada na França.

    • Visto de permanência temporária menção LONG SEJOUR TEMPORAIRE:

Este, destina-se para cursos livres ou cursos de francês sem fins acadêmicos e/ou profissionais. No entento, a categoria não requer a solicitação da ‘carte de séjour’ ou comparecer ao ‘OFII – Office Français de l’Immigration et de l’Intégration’ no momento da chegada na França. A duração da permanência na França é limitada à validade do visto. Além disso, esta categoria de visto não permite trabalhar na França.

  • Científico:

Esta modalidade é emitida para doutores, pós-doutores, professores ou pesquisadores que tenham uma ‘Convention d’Accueil’ emitida por um organismo de pesquisa francês e validada pela Préfecture. Os doutorandos inscritos em uma universidade sem o documento podem solicitar o visto de estudante.

  • Au pair:

A modalidade de Au pair, muito procurada por estudantes recém formados é um visto de longa permanência concedido aqueles que irão passar um período de tempo pré-determinado na casa de uma família francesa. Todo o processo é regulamentado pelo ‘Accord de Placement Au Pair’ e assinado pelas partes envolvidas. Além disso, é validado pela Préfecture (DIRECCTE) na França, e é necessária a carta de pré-inscrição no curso de francês (com carga horária mínima de 10 horas por semana).

Procedimentos para a solicitação do visto

Antes de entrar com um pedido de emissão de visto junto ao Consulado, é necessário cumprir as etapas pré-consulares (Essa etapa é necessária apenas as modalidades Visto de longa permanência, CONCOURS e STAGIAIRE). Para as modalidades que não necessitem desses procedimento, basta entrar em contato direto com o Consulado.

O procedimento pré-consular Campus France é composto das seguintes etapas:

  1. Cadastro On-line no Campus France Brasil;
  2. Preencha o formulário on-line no Campus France;
  3. Submeta o dossiê pré-consular;
  4. Pague a taxa admnistrativa;
  5. Aguarde a entrevista;
  6. Agende um horário no Consulado da sua circunscrição.

Vale lembrar, também, que a decisão final de emissão ou não de seu visto de estudante será determinada apenas pelo Consulado.

Esses e outros detalhes podem ser encontrados no próprio site do Campus France. Dessa forma, você estará sempre informado e pode se preparar para estudar na França. Além disso, o CFOL oferece um curso especial de Assessoria para Estudos na França no qual há orientação completa aos estudantes sobre as universidades francesas e o processo de candidatura via Campus France Brasil.

 

Desenvolvido por: Heloísa Ançanello

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online