Tudo o que você precisa saber sobre padarias francesas

3 de julho de 2019
Por  Alexandrine

Dia 6 de julho é o dia do panificado! E a gente não poderia deixar de falar sobre isso, já que o pão é um dos símbolos mais importantes da França. Embora o queijo também seja parte inerente da vida dos franceses, uma boa baguette nunca vai faltar na mesa de um francês. Todos os dias a baguette vai servir de acompanhamento a todas as refeições de um francês e de manhã eles compram o croissant ou o pain au chocolat de cada dia. Ou seja, a boulangerie, as famosas padarias francesas, são muito importantes dentro da cultura francesa!

 

Boulangerie e pâtisserie em um mesmo lugar

Antes de falar de pão, você precisa entender que muitas vezes na França as boulangeries (as padarias francesas) são também pâtisseries, ou seja, além de vender pães e viennoiseries, elas também produzem: miles feuilles (mil folhas), éclair (bomba) e tarte tatin (torta de maçã) e outras delícias .

Separamos algumas dicas de doces de pâtisserie para provar na França ou em boulangeries espalhadas pelo Brasil:

Tarte tatin

tarte tatin

Com apenas 5 ingredientes é possível fazer a maravilhosa Tarte Tatin: maçã, açúcar, manteiga, farinha e uma pitada de sal.

 

Éclair

éclair

O responsável por criar a éclair é o grande chef  Antonin Carême. Em 1830, a receita era feita com pâte à choux e envolta em amêndoas. Contudo, ela foi modificada posteriormente. Carême começou suprimindo as amêndoas e as substituindo por açúcar derretido. Para torná-la ainda mais apetitosa, o chef teve mais tarde a ideia de a rechear com geleia de damasco ou com crème pâtissière de café ou chocolate.

 

Pão verdadeiramente francês

Nas padarias francesas, os pães verdadeiramente franceses variam de acordo com a boulangerie e de acordo com a região. A baguette francesa é a mais famosas dentre as variedades de pães franceses, ela é famosa por ser a melhor do mundo e os franceses se orgulham muito disso! Se engana quem pensa que existe somente um tipo de baguette, algumas delas são:

Baguette épi

Baguette épi
via Baking for friends

Baguette tradition

Baguette flûte
via Cook’n With Class Uzes

Baguette flûte

Baguette flûte
vai Den Store Danske

Você sabe o que são as viennoiseries?

Clássicos das padarias francesas como croissantpain au chocolatchaussonpain aux raisins não são considerados “pães”, eles têm um nome específico: viennoiserie ! Normalmente você só encontra essas delícias no período da manhã nas boulangeries mais tradicionais, isso porque os padeiros acordam muito cedo para fazê-las, depois que o estoque do dia acaba, ele só vai ser reposto no outro dia, porque as viennoiseries devem ser consumidas durante a manhã, como café da manhã. É claro que isso não te impede de comer croissant na hora que você quiser! De qualquer modo, é interessante saber o porquê às vezes é difícil achar croissant às 17h em boulangeries tradicionais (risos).

Croissant

croissant

O querido e mais conhecido no mundo inteiro, é um dos ícones da França. Para os franceses o croissant é doce, então nada de rechear ele com queijo como a gente vê aqui no Brasil, o croissant se come puro!

Pain aux raisins

pain aux raisins

O pain aux raisins (pão com passas) tem um formato em espiral e é preenchido com passas, por isso o nome pain aux raisins (pão com passas).

Pain au chocolat

pain au chocolat

O pain au chocolat é feito com uma massa bem amanteigada e quase folhada, recheada de chocolate meio amargo.

Não é só de queijo que a França vive, o pão é parte fundamental do cardápio.

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online