Sites gratuitos com exercícios em francês

19 de julho de 2021
Por  Administrativo

Nós sabemos que ao longo do aprendizado do francês é comum que os alunos recorram a alguns sites gratuitos com exercícios em francês. Por isso, reunimos 8 sites com conteúdo em francês para vocês terem cada vez mais ferramentas ao longo do aprendizado da língua francesa.

Caso você queira treinar sua compreensão oral em língua francesa, nós também reunimos dicas de podcast em francês, tem podcast para todos os gostos e estilos!

Não perca também nossas dicas para organizar seus estudos de francês e assim aprender francês mais rápido.

 

  1. TV5 monde

Um dos maiores portais da França disponibiliza vários exercícios de francês gratuitamente no seu site. Os exercícios são divididos por nível de francês: A1, A2, B1 e B2*. Os exercícios trabalham várias competências, como compreensão escrita e oral. A maioria das lições são baseadas em acontecimentos noticiados pelo portal TV5. É uma ótima forma de estar a par das atualidades, adquirir novo vocabulário e treinar a gramática.

 

  1. RFI

A rádio francesa RFI traz um material excelente para os iniciantes na língua francesa: a rádio français facile, nela você tem acesso aos últimos acontecimentos do mundo por meio de um francês acessível. Outra possibilidade para treinar o seu francês é através dos Quizz disponíveis na plataforma, neles você ouve uma notícia em francês e depois responde questões referentes a ela. Um ótimo exercício para treinar a compreensão oral do francês, ouvindo falantes nativos falando sobre acontecimentos reais. Nas provas de proficiência, por exemplo, exercícios desse tipo são apresentados candidatos.

Outra possibilidade são as notícias acompanhadas de áudios em francês, o que faz você trabalhar as duas competências de compreensão de uma vez.

 

  1. Le figaro

O Le figaro foca mais na parte da gramática. Por isso, se você tiver algum ponto gramatical que precisa ser reforçado, o portal oferece exercícios de conjugação e de correspondência.

 

  1. Le français facile

Provavelmente você já se deparou com o site français facile nas suas buscas na internet. Ele não é o site mais bonito de todos, mas provavelmente é o mais completo, a maioria dos pontos gramáticas você vai encontrar explicado e com exercícios no site.

O site foca na parte gramatical, então não necessariamente treina para as provas de proficiência de francês, já que não tem exercícios de compreensão escrita, oral e produção escrita e oral. De qualquer forma, é ótimo para dominar bem a gramática do francês que muitas vezes pode parecer um pouco complicada.

Dica: o site tem muitos exercícios então busque o ponto gramatical que você procura na ferramenta de buscas do site.

 

  1. Le point du FLE

O site Le point du FLE também é bem conhecido, ele possui diversos exercícios em francês de gramática e ainda disponibiliza algumas fichas pedagógicas para os professores de francês. Alguns exercícios contam com áudio em francês para você ouvir a pronúncia da frase, o que contribui muito para o aprendizado também!

Dica: como o site tem muito conteúdo, a forma mais fácil de buscar o assunto que lhe interessa é buscando pela barra de buscas.

 

  1. Le bonpatron

Essa dica é de ouro! O Le Bonpatron é um site que corrige os seus textos em francês! Não é um site com exercícios, mas o seu texto é o próprio exercício não?

O site é gratuito e você pode ver onde se encontram os seus erros e consertá-los. Ele não conserta automaticamente pra você, ele abre um caixa de comentário na parte que ele sinalizou com errada, explicando o que está errado, cabe a você consertar depois. É um site muito bom para treinar a produção escrita, já que essa é a competência que geralmente as pessoas têm mais dificuldade. De rien !

Se você também aprende inglês, o site também existe na sua versão em inglês e faz as mesmas funções.

 

  1. La conjugaison

A conjugação é provavelmente a parte que mais gera dúvidas nos estudantes da língua francesa, contudo, seus problemas acabaram! Na plataforma La conjugaison você encontra a conjugação em francês do verbo procurado em todos os tempos verbais. Além disso, eles também têm exercícios de francês, os exercícios são divididos por nível de francês. No quesito exercícios, eles ainda não têm uma base de exercícios vasta, mas vale a pena se você estiver despretensiosamente querendo treinar seu francês.

 

  1. Textos em francês no CFOL

Se você quer treinar a compreensão escrita (leitura) com conteúdos diversos de cultura francesa, não deixe de acessar o Blog do CFOL, nele toda quarta feira sai um texto novo em francês.

Com todas essas ferramentas em mãos… por que optar por um curso de francês?

  • suporte de tutores
  • trilha de aprendizado
  • meça seu desempenho
  • equipe para te ajudar e orientar
  • comunidade de alunos para se comunicar
  • certificado
  • metodologia focada em brasileiros

 

 

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online