Por que aprender francês é fundamental para a área do Turismo?

Por Administrativo maio 20, 2019

Já contamos aqui no blog do Curso de Francês Online a importância da língua francesa para as áreas de filosofia, gastronomia e diplomacia. Não poderíamos deixar de falar do porquê estudar francês é fundamental para o profissional de Turismo!

 

O que faz um profissional de Turismo?

Embora muitos não saibam, o Turismo não envolve só viagens e hotelaria. Na verdade, segundo o dicionário de significados, Turismo é o conjunto de atividades que envolvem o deslocamento de pessoas de um lugar para outro, seja ele doméstico ou internacional. Isso significa que o turismólogo pode trabalhar tanto em agências de viagens e hotéis como na organização de eventos, além de outras áreas como: ecoturismo, turismo de negócios, turismo de saúde, planejamento de políticas públicas para o turismo e até gestão de empresas de transporte.

Uma consequência do deslocamento que caracteriza a atividade do profissional de turismo é a necessidade de interação com estrangeiros, o que explica a importância do francês para a área. Evidentemente, para o profissional do turismo, o inglês já é praticamente a primeira língua, e por isso não é suficiente para ele ser bem sucedido.

 

Turismo no Brasil

Segundo dados do Ministério do Turismo, em 2017, 254.153 franceses desembarcaram no Brasil! É o segundo país europeu com maior presença no turismo brasileiro, e representam certamente um grande público de contato para os profissionais da área.

Além disso, outro setor expressivo no turismo é o que envolve a gastronomia e os restaurantes. Não é segredo para ninguém que a culinária francesa é uma das melhores do mundo, e saber falar francês pode abrir portas para trabalhar inclusive nesse tipo de estabelecimento.

 

Estudar Turismo na França!

País que mais recebe turistas do mundo, a França tem expertise histórica na área. São 543 formações nível licence em Turismo e 75 Masters em instituições francesas. As oportunidades são muitas, dentre os cursos específicos na área e aqueles que fazem parte de outra disciplina, mas que propõe uma orientação em Turismo.

A maioria das opções são em escolas ou institutos privados, como a Vatel International business school, que em 2016 foi eleita a melhor escola de hotelaria do mundo. Ela dispõe de 26 escolas, 7.000 estudantes e 27.000 formados no mundo.

Em geral, as anuidades das escolas de turismo variam entre 3.000 e 6.000 euros. Mas existem diversos cursos prestigiados em universidades públicas, como a Paris 1 – Sorbonne. Nela é possível encontrar um instituto de pesquisa dedicado especialmente ao setor do Turismo, o IREST (Institut de Recherche et d’Etudes Supérieures du Tourisme). O Master em Gestion des Activités Touristiques et Hôtelières, por exemplo, apresenta uma profunda visão sobre a cultura e o conjunto do domínio do turismo a partir das dimensões empresariais e territoriais.

No nível do Master em universidades públicas, a Université d’Angers também oferece uma das formações mais bem reputadas: Tourisme, aménagement touristique et développement des destinations, com uma perspectiva empresarial, fazendo parte da divisão de Direito, Economia e Administração.

 

Impulsione sua carreira com o CFOL!

Já passou da hora de expandir os seus conhecimentos na língua francesa, tão importante para os profissionais do Turismo! Conheça aqui nossa plataforma inovadora e com metodologia única.

 

 

Social Shares

Artigos relacionados

Escrever comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *