Páscoa na França x Páscoa no Brasil: conheça as diferenças

15 de abril de 2019
Por  Daniel.Caliope

Estamos na época da páscoa então não podíamos deixar de falar sobre como é comemorado esse feriado na França! Algumas tradições dos franceses são bem diferentes das brasileiras, vamos falar sobre algumas delas?

 

Sinos trazendo ovos?

Na França não são os coelhos que trazem os ovos, bem diferente da tradição do Brasil, são os sinos que os trazem.

Mas por quê? A lenda está relacionada ao “jeudi saint”, ou seja, à quinta-feira santa. Nesse dia, reza a lenda francesa que os sinos foram para a Roma e voltaram espalhando ovos pelo caminho. Nasce assim a tradição de fazer as crianças procurarem esses ovos escondidos.

 

Via Commune de Pusey

A lenda dos sinos

Por volta do século VII, a Igreja católica proibiu os sinos de tocarem entre a quinta-feira santa e o dia da Páscoa: eles permanecem, portanto, em silêncio com a morte de Cristo até o dia de sua ressurreição.

A lenda narra, em alguns países católicos e especialmente na França, que na noite da quinta-feira Santa, os sinos vão para Roma e eles tocam pela manhã para anunciar a ressurreição de Cristo.

 

Não são só ovos de páscoa

No Brasil, costumamos ver vários ovos de páscoa nos supermercados, sendo eles parte da tradição nacional. Já na França, além dos clássicos ovos de chocolate, também é possível encontrar peixes, ovos de galinhas, coelhos e sinos!

Os sinos a gente já viu o porquê, o significado dos outros símbolos está no fato de que eles representam a passagem da noite para a luz, por exemplo: o pintinho que sai da casca, os coelhos que saem das tocas.

via Les chocolats de Chloé

Cordeiro de páscoa

Na França, assim como em muitos países europeus, o cordeiro da Páscoa está no cardápio das refeições do Domingo de Páscoa. O cordeiro da páscoa lembra o cordeiro de Deus que deu sua vida a para salvar o mundo. O cordeiro da Páscoa, no sentido figurado, é Jesus sacrificado, ele é também o símbolo do Cristo ressuscitado.

Via Marie Claire

Saiba mais sobre a cultura francesa!

Conheça o Curso de Francês Online – CFOL, plataforma virtual do Grupo IFESP. Que tal começar o seu curso de francês agora?

 

 

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online