Domínio da língua francesa é fundamental para êxito de missões humanitárias

28 de setembro de 2019
Por  Alexandrine

A língua francesa não é apenas aquela que alavanca o percurso profissional, que abre portas e destaca, que permite o sonho da formação acadêmica no exterior. Ela também é essencial em missões humanitárias, conduzidas pelas Nações Unidas ou por organizações locais.

Em outras palavras, por permitir um contato mais profundo entre voluntários e civis locais, através da comunicação pela língua nativa. Nós, entendemos a importância do francês em ações de solidariedade internacional. Dessa forma, oferece cursos de francês online voltados para equipes especializadas em ajuda humanitária.

Um dos países em que o domínio do francês tem sido essencial para as missões humanitárias é o Haiti. As frágeis condições de saúde, alimentação e segurança decorrentes da crise política em que o país mergulhou desde 2004 pioraram após o terremoto de 2010 e o furacão de 2016. Portanto, a situação já contou com diversas campanhas de distribuição de roupas e alimentos.

Já na África, o Mali tem sofrido com a atuação de grupos armados e ataques a civis. O aumento expressivo das violações de Direitos Humanos posicionaram o país na linha de frente das ações de ajuda humanitária. Dessa forma, falar a língua nativa é um eficiente mecanismo para criar vínculos. Além disso também auxilia para inibir eventuais abusos por parte de equipes internacionais, de caráter militar ou não.

Uma ampla rede

A ONU organiza diferentes frentes de ações humanitárias, através de organismos como  a OCHA (Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, na tradução em português).

Além da ONU, diversas organizações francesas recrutam voluntários para missões em países francófonos da África, como Benin, Togo e Madagascar. Uma delas é a Mission Humanitaire, que organiza ações medicais, paramedicais e cidadãs de diferentes tipos. Um leque ainda maior de países é atendido pela organização France Volontaires, que há uma década cria pontes entre os diferentes atores do voluntariado na sociedade civil.

Merece destaque ainda o trabalho da organização Solidarités International. Com mais de 4 milhões de pessoas socorridas desde 1980, o grupo conduz missões atualmente em 17 países vários deles francófonos, como Camarões, República Democrática do Congo, República Centro-Africana e Burkina Fasso. Há outros países onde, embora não seja língua oficial, o francês está presente no cotidiano de grande parte da população, a exemplo do Líbano

De acordo com a organização, 71,35% das intervenções humanitárias lideradas por ela têm como causa conflitos e crises políticas. Epidemias respondem por 12% e catástrofes naturais por quase 9%. Já as respostas humanitárias estão focadas em água e higiene (55,1%), segurança alimentar e meios de existência (16%), resposta de urgência aos movimentos de população (14,6%) e outras questões ligadas à moradia e infraestrutura.

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online