Hoje vamos conhecer uma história sensacional, estamos falando da Cristiane, uma aluna do Curso de Francês Online (CFOL) que obteve uma excelente performance no DELF B2. O DELF B2 que Cristiane fez, aconteceu em novembro, por volta de 10 meses antes dessa prova, exatamente no dia 8 de janeiro ela decidiu que ia começar a estudar francês. Ou seja, em apenas 10 meses Cristiane saiu do nível zero de francês para o nível B2 do idioma (nível avançado)! Tudo isso graças ao seu maior objetivo: conseguir o nível B2 para poder tentar mestrado na França.
Sabemos que muitas das pessoas que nos acompanham e fazem curso de francês conosco, começam a se preparar agora no início do ano, para poderem se candidatar a uma universidade francesa no final do ano. Como uma forma de ajudá-los a se inspirar e a se preparar para as provas de proficiência em francês, conversamos com Cristiane e depois de nossa conversa, ressaltamos alguns pontos são extremamente importantes para conseguir melhor se preparar.
Defina uma rotina
Cristiane estudava 3 horas por dia, todos os dias da semana. Ela conseguiu manter esse ritmo durante 10 meses, o que possibilitou colher os frutos do seu trabalho.
Com isso, defina uma rotina aplicável para você. No caso de Cristiane, 3 horas de estudos era possível, caso você consiga fazer menos que isso, não tem problema, o mais importante é conseguir estabelecer uma rotina de estudos, assim você estará sempre praticando o francês.
Conheça mais sobre a cultura
Toda língua é ligada a uma cultura e quanto mais próximo você conseguir ficar dessa cultura, mais naturalmente você aprenderá o idioma. Enquanto você não vai para o seu intercâmbio em um país francófono, você pode sempre estar em contato com o que se passa no país. A Cristiane, por exemplo, que estava focada em ir estudar na frança, escutava todas as manhã a rádio RFI, que disponibiliza jornal em français facile o que ajuda os alunos no início do aprendizado. Outra forma de fazer essa imersão é escutando músicas, o IFESP, por exemplo, criou uma playlist no spotify que você pode acessar aqui: bit.ly/ifespmusique. Além disso, procure livros e filmes que você se identifique e crie a sua atmosfera francófona sem sair do Brasil.
Se concentre no seu objetivo
Com tantos compromissos que temos no dia a dia é sempre importante lembrar qual o seu objetivo, assim você evita sair da sua rotina de estudos. No caso da Cristiane, seu sonho de ir estudar na França sempre a motivava, o que tornava prazeroso todo o esforço que ela estava fazendo.
Procure ajuda
Cristiane começou a estudar francês sozinha em janeiro e continuou até junho, quando começou a fazer o preparatório para o DELF B2 no Curso de Francês Online (CFOL). Cristiane se valia de vídeos no youtube e materiais didáticos para estudar francês, contudo para se preparar melhor para a prova ela sabia que era importante ter algum professor que a corrigisse.
É nesse momento que Pierre e Marie entram em cena, dois dos tutores de francês do CFOL, de quem Cristiane fala com muito carinho. Segundo ela, graças às correções rígidas de Pierre, ela conseguiu se preparar da melhor forma para a prova escrita do DELF, dominando um ponto muito importante para a coerência e clareza de um texto: les connecteurs logiques (conectores lógicos).
Retome o conteúdo
Mesmo que você já tenha estudado um conteúdo, sempre adquira a boa prática de fazer uma revisão por semana. Cristiane diz que esse foi um grande diferencial que ela encontrou ao começar o curso, pois a ajudava a não esquecer o conteúdo já aprendido.
Saiba mais sobre as provas
Cristiane enfatiza que o Prepa DELF B2 do CFOL também ajudou com os modelos de provas. Ela disse que fez vários modelos de provas, o que a ajudou a se preparar melhor para o exame, uma vez que ela estudou bem a estrutura do teste, sabendo assim o que a esperava.
Conheça mais sobre as provas de proficiência em francês
Existem algumas opções de provas de proficiência em francês, entre elas o DELF/DALF e as modalidades do TCF! Para você saber um pouco mais como funciona essas provas, nós preparamos um miniguia dos exames de francês, nele você encontra mais informações sobre o que é cada uma dessas provas, assim como as datas de cada uma delas em 2019.
Comece a estudar já!
Assim como a Cristiane, você também pode conseguir o seu diploma de francês, para isso conheça um pouco mais sobre os nossos preparatórios: Prepa DELF, Prepa DALF e Prepa TCF. Comece a estudar e a se preparar agora!