Em primeiro lugar, hoje vamos te explicar um pouco mais sobre o que significa ter nível A2 na língua francesa. Além disso, iremos explicar quais são as competências esperadas de um aluno que termina o nível A2. Você conseguirá, então, entender um pouco mais do progresso de estudar francês. On y va!
O que é o CECR?
Antes de mais nada, o CECR (sigla para Cadre Européen Commun de Référence pour les langues) para as línguas nasceu em 2001 com o objetivo de desenvolver uma descrição das competências e subcompetências adquiridas em cada nível. Essas competências são descritas fora de qualquer referência a um determinado idioma, o que garante, então, sua relevância.
O CECR uniformiza os níveis de língua e, dessa mesma forma, promove a maior mobilidade dentro do espaço europeu. Assim, os graus de competência são:
A – Utilizador Elementar
A1 – Nível de introdução e descoberta da língua
A2 – Nível intermediário e de sobrevivência
B – Utilizador Independente
B1 – Nível de acesso
B2 – Nível avançado
C – Utilizador Experiente
C1 – Nível de autonomia
C2 – Nível de domínio da língua
O que, afinal, é esperado de um estudante ao final do nível A2?
O aluno A2 deve compreender frases isoladas e expressões frequentemente utilizadas. Consegue responder a questões que portam sobre assuntos familiares e habituais. Consegue descrever de forma simples seu meio ambiente.
Dentro do Curso de Francês Online (CFOL) essas competências serão trabalhadas conjuntamente e de forma contextualizada. O aluno conseguirá contar situações do presente e do passado, exprimir suas vontades, além de aprender elementos de coerência, como os pronomes COD, COI e o pronome “en”.
Qual é o próximo passo, após o nível A2?
Por fim, depois de conhecer um pouco mais dos progressos daqueles que se encontram no nível A2, teste o seu nível de francês e saiba exatamente por onde começar sua jornada rumo à fluência na língua francesa.