Nível A1 de francês: o que significa?

11 de março de 2019
Por  Daniel.Caliope

Você sabe o que significa ter nível A1 de francês? Resumidamente esse é o nível básico de língua francesa. A divisão é feita em níveis de A até C, sendo essa ordem: A1, A2, B1, B2, C1 e C2. Não só o francês, mas outras línguas europeias utilizam o quadro CECR (Cadre Européen Commun de Référence) para uniformizar os níveis de língua e, com isso, promover a maior mobilidade dentro do espaço europeu.

O CECR nasce, portanto, em 2001 e tem o objetivo de desenvolver uma descrição das competências e subcompetências adquiridas em cada nível. Essas competências são descritas fora de qualquer referência a um determinado idioma, o que garante sua relevância.

 

O que é esperado de um estudante ao final do nível A1?

Segundo o quadro CECR o aluno é capaz de utilizar expressões familiares e cotidianas, expressando necessidades simples. Por exemplo: ele pode se apresentar e apresentar outras pessoas, pode compreender se o interlocutor nativo fala calmamente e consegue responder a questões simples.

Dentro do CFOL, pode-se notar o desenvolvimento dessas habilidades através dos objetivos, vocabulário e curiosidades presentes em cada etapa do curso. Todas se completam para um aprendizado em contexto do idioma.

 

Experiência nível A1 no Curso de Francês Online (CFOL)

Como o nível A1 é o início de tudo, o aluno será exposto aos principais verbos em francês, além de entrar em contato com o vocabulário de situações essenciais do dia a dia. Ele ainda não é capaz de sustentar uma conversa com o interlocutor nativo, mas já consegue se localizar e fazer perguntas básicas caso precise.

O aluno saberá cumprimentar alguém, se apresentar, apresentar alguém, aprenderá o presente do indicativo, preposições como à e dans e verbos do segundo grupo. O programa do CFOL foi pensado visando que o aluno possa ter suas primeiras interações na língua francesa, tanto por ter bagagem gramatical como por ter bagagem cultural.

 

Estude francês pensando em seus objetivos

Nós temos programa de estudos focados em três grandes objetivos: francês para estudos, negócios e porquê gosta.

1º:  francês para estudos os alunos aprendem também sobre como fazer uma redação acadêmica, apresentação oral, normas científicas e acadêmicas e um pouco do dia a dia em uma faculdade na França, ou seja, ele fica preparado para tentar estudos superiores no país.

2º: francês para negócios os alunos também aprender sobre o universo do trabalho em língua francesa, pontos culturais e vocabulário sobre o dia a dia no trabalho, como se comunicar por telefone e e-mail, sobre reuniões e palavras específicas de marketing, banco, vendas etc.

3º: francês porquê gosto o curso vai ajudar aqueles pretendem viajar à França, por isso, o aluno também entra em contato com situações do dia a dia que eles encontrarão em suas estadas na França, visando devolver sua maior independência em assuntos essenciais. Além disso, ele aprenderá mais sobre a cultura francesa por meio das diferentes regiões francesas, por exemplo.

 

Saber mais sobre a cultura francesa é essencial

Aprender uma outra língua é também estar em contato com uma outra cultura! Assim sendo, o CFOL também pensou na parte cultural do curso. No nível A1 separamos alguns pontos importantes da cultura francesa e que complementam o que está sendo aprendido, como: o filme La Famille Bélier, la bise, estereótipos franceses,  les bizzareries culinaires, lugares turísticos, sobremesa, les galeries Lafayettes, poesia, le Grand Palais e le Tour de France.

E aí? ficou animado em ser nosso aluno?

Faça aqui seu teste de nível e saiba por onde começar sua caminhada rumo à fluência da língua francesa!

 

 

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online