No artigo de hoje vamos falar sobre uma curiosidade fantástica que faz a ponte entre Santa Catarina e a França. Assim como as vantagens de falar francês no estado e como você começará hoje um curso de francês grátis em Santa Catarina.
O Pequeno Príncipe de Florianópolis
Antes de mais nada, você sabia que o autor do Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry, já deu uma passadinha em Florianópolis, em Santa Catarina? Muitas pessoas não sabem! O bairro do Campeche hospedou Saint-Exupéry durante algumas de suas paradas entre 1920 e 1940, quando era piloto da Compagnie Générale Aéropostale, uma companhia de serviço aéreo postal.
Saint-Exupéry não era muito conhecido na região. Porém, suas breves passagens foram suficientes para lhe conceder o apelido de Zé Perri. Esse apelido veio por conta da dificuldade dos moradores em pronunciar o sobrenome de Antoine.
As maiores fontes de informação sobre suas passagens vêm da tradição oral e do trabalho da professora Mônica Cristina Correa. Ela leciona na Fundação Saint-Exupéry e Ong Zeperri e é Doutora em Língua e Literatura Francesa (Universidade de São Paulo – USP).
A Influência francesa continua
Atualmente, das 200 maiores empresas do Brasil, 15 são francesas e 9 delas estão localizadas em Santa Catarina: GPA/Casino (13º), Carrefour (19º), ArcelorMittal (30º), Caixa Seguros/CNP (62º), Renault (70º), Terreos (77º), Saint Gobain (88º), Engie (96º) e BNP Paribas (135º) . Logo, mais um motivo para aprender francês: seu crescimento profissional. O francês te abre portas para trabalhar em grandes empresas nacionais, assim como emrepsas internacionais.
Vale lembrar que o Brasil é, sobretudo, o maior parceiro comercial da França na América latino. Além disso, o fato de que mais de 500 empresas francesas têm sede no Brasil e empregam mais de 250 mil pessoas.
Possibilidades acadêmicas
Além das grandes possibilidades de trabalhar em uma empresa francesa, os estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina têm a oportunidade de obter duplo diploma na França ou na Bélgica. Os intercâmbios são voltados para os cursos de: Engenharia de Alimentos, Engenharia de controle e Automação, Engenharia Elétrica e Enfermagem.
Para conseguir um duplo diploma é preciso ter, simultaneamente, um bom desempenho acadêmico, bem como apresentar nível suficiente de proficiência em francês. Para maiores informações sobre o programa de duplo-diploma da UFSC, acesse o site da instituição.
Alors, vamos começar a estudar francês?
Por fim, depois de conhecer uma ligação histórica inédita e as oportunidades acadêmicas e profissionais com o francês em Santa Catarina, chego, portando, a hora de começar um curso de francês!
O Curso de Francês Online – CFOL, do grupo IFESP, é reconhecido por ser a melhor escola de francês online no Brasil! Nossa meta é difundir a cultura e a língua francesa no Brasil com excelência e qualidade, e como resultado, permitir que todos possam ter acesso a um bom ensino de francês.