Conheça o método exclusivo PRÉPA® para aprender francês em tempo recorde

10 de agosto de 2021
Por  Alexandrine

A qualidade e a seriedade do modelo de aprendizado francês estão agora à fácil disposição de qualquer internauta que queira aprender a língua. O processo de expansão do ecossistema IFESP tem proporcionado, através dos seus cursos de francês online, uma rica experiência de aprendizado do idioma. Em outras palavras, tudo isso em questão de poucos meses.Graças ao método exclusivo PREPA®.

Este, foi elaborado pelo instituto e aperfeiçoado ao longo de 15 anos de atuação. Além disso, mais de 19 mil alunos foram formados em francês durante o período. Na entrevista abaixo, Alexandrine Brami (CEO do IFESP) explica o que é o método PREPA® e fala sobre suas vantagens para alunos e profissionais.

No que consiste o método Prepa?

Alexandrine Brami — É um método inovador inspirado nos cursos preparatórios para o ingresso nas grandes écoles francesas. As classes préparatoires, de onde vem a abreviação “prépa”, são dois anos de formação de alta qualidade e com estudo intenso, sempre focados no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Nós do IFESP nos inspiramos na rigorosidade, eficácia e profundidade do modelo francês e desenvolvemos o método exclusivo PRÉPA®, utilizado há mais de uma década em nosso instituto. As premissas estão presentes em tudo o que fazemos material, atividades, mídias etc. e têm por objetivo uma formação rápida e de excelência.

Que competências você desenvolveu a partir da sua própria experiência de estudos através deste método?

AB — Dentre os diferentes tipos de classes préparatoires, eu estudei o percurso literário, cujos dois anos de duração são chamados respectivamente de kypokhâgne e khâgne. Tive diversas disciplinas, como história, geografia, sociologia, economia… Hoje em dia, em tudo o que eu faço, tanto na vida profissional quanto na social, eu consigo criar mecanismos para aprender coisas novas num mínimo de tempo possível. Essa é a principal competência que eu adquiri, mas o legado vai muito além, pois o curso prépa está entre os mais difíceis e ativou em mim diversas conexões mentais. Os estudos que eu realizei exigiam competências cognitivas que são, às vezes, antagônicas. É esse trunfo que o IFESP oferece aos seus alunos.

E de que maneira os alunos são impactados por esse método?

AB — Estimulamos este processo de conexões mentais, priorizando a iniciativa dos alunos, sua criatividade e seu dinamismo. O que nos interessa é oferecer caminhos para que pessoas talentosas desenvolvam todo o seu potencial, e isso de maneira prazerosa. Ou seja, o método funciona como uma alavanca! Essa maratona intelectual tem que valer a pena pro aluno, e é por isso que nós fazemos tudo o que está ao nosso alcance para que ele encontre resultados rápidos.

O método PREPA® tem surtido os resultados esperados?

AB — Sim, a prova disso é que já formamos mais de 19 mil pessoas em francês e auxiliamos 9 mil brasileiros a concretizar o sonho de estudar em universidades francesas! Nosso ensino é rápido, eficaz e valoriza a capacidade de execução das pessoas: elas arregaçam as mangas e fazem por onde chegar ao pódio. Nós do IFESP também aplicamos as premissas do PRÉPA® no cotidiano de trabalho de nossos colaboradores: o sucesso desse método na nossa equipe tem se demonstrado em fatores como melhor organização do tempo, uso de ferramentas mais complexas, realização de projetos transversais e aprendizagem mais sólida e veloz.

As especificidades da cultura brasileira se adequam ao método PREPA®?

AB — Nestes 18 anos em que eu moro no Brasil, eu tive de aprender a utilizar o outro lado do cérebro, mais criativo e mais aberto à experimentação. Isso porque quando eu estava na França eu aprendi a planejar e a executar sempre “dentro da caixa”, um pouco engessada. Então, foi da união do espírito metódico francês com a criatividade brasileira que surgiu o casamento perfeito para a criação de soluções educacionais transformadoras. Assim, o método exclusivo PREPA® é tributário também da tropicalização que o transformou e ressignificou. E é por isso que ele é um método de sucesso!

 

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.

Curso de Francês Online